, ,

FINA muda sistema de Universalidade para natação olímpica de Tóquio

FINA divulgou hoje uma atualização no Sistema de Qualificação da natação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. No documento publicado além das datas que já haviam sido modificadas em maio, houve uma alteração importante no critério…
, ,

Você sabia que pegar o time da Austrália é mais difícil que o Americano para a natação olímpica?

No próximo ano, a segunda semana de junho vai ser uma das mais emocionantes e empolgantes para a história da natação mundial. Dois países, os dois maiores, estarão disputando pela primeira vez suas Seletivas Olímpicas ao mesmo tempo,…
, ,

FINA anuncia datas e regulamentos de classificação da natação para Tóquio 2021

Demorou, mas saiu. A FINA distribuiu a todas as 208 federações nacionais o regulamento e critérios de classificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 que acontecerão de 23 de julho a 8 de agosto de 2021. O documento publicado traz…
, , ,

Atletas e associação de atletas querem derrubar a Regra 50

Os primeiros a se manifestar foram os atletas da Alemanha (link), onde existe uma das mais organizadas e ativas associações de atletas olímpicos do mundo. Foram os alemães os primeiros a se manifestar e conseguir derrubar a Regra 40 que…
, , , ,

O que é a Regra 50 da Carta Olímpica? E o motivo para tanta controvérsia

Para entender o motivo dos movimentos dos grupos de atletas na revogação da Regra 50 da Carta Olímpica precisamos identificá-la e descreve-la. A pedido do Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional, a Comissão de Atletas do COI…
, , ,

Katie Ledecky anuncia missão de 5 ouros em Tóquio

Saiu no jornal japonês Yomiuri Shimbun uma entrevista com a nadadora americana Katie Ledecky e seu objetivo de conquistar cinco medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos do próximo ano em Tóquio. Esta será sua terceira Olimpíada e Ledecky nas…
, , ,

Quantas provas Caeleb Dressel vai nadar em Tóquio 2021?

Pode ter gente que vai citar que estamos mais de um ano distante, que Caeleb Dressel nem classificado está ainda, mas todos sabemos que o americano é o mais dominante e versátil nadador da atualidade. Só um desastre seria capaz de tirar…
, , ,

Qual foi o balanço de Jacco Verhaeren a frente da Seleção da Austrália

Contratado em meio a uma grande controvérsia, o holandês Jacco Verhaeren chegou a Austrália em 2013 para ser o primeiro head coach estrangeiro da Seleção Australiana de natação. Seu contrato vai até novembro deste ano e desde o ano passado…
, , , ,

A Exterminadora Ariarne Titmus

A australiana Ariarne Titmus está na revista da FINA deste mês. A matéria traz entre outras coisas o seu apelido de casa, "Arnie" que não tem nada a ver com o seu nome Ariarne, e sim com Arnold Schwarzenegger. O apelido foi dado pelo pai,…
, ,

Participação feminina em evolução no Movimento Olímpico

Mais um avanço das mulheres no Movimento Olímpico. Esta semana, o Comitê Olímpico Internacional anunciou a composição das 30 comissões da entidade num incremento da participação feminina que agora representa 47,7% do total de integrantes.…
, ,

Best Olímpica: A história da primeira transgêneros olímpica

Os 100 metros rasos para a mulheres dos Jogos de 1936 em Berlim tiveram a primeira participação de uma atleta transgênero na história da Olimpíada. Pelo menos, a que se pode confirmar. Interessante que na época, a atleta que acusava a…
, ,

Quem é o nadador com mais provas em uma única edição olímpica?

Surpresa e pode ter certeza que quase ninguém deve saber. O nome dele é Mohamed bi Abid, nadador dos Emirados Árabes Unidos que esteve nos Jogos Olímpicos de 1988 em Seul e Barcelona em 1992. Em duas participações olímpicas, Bin Abid…
, , ,

Arno Kamminga 59.24 na tomada de tempo pós-quarentena

Principais nadadores da Holanda já foram autorizados a treinar nos centros de treinamento. Um retorno que teve controvérsia por ter sido feito inicialmente sem autorização do Comitê Olímpico Holandês e autoridades governamentais, mas…
, , ,

FINA anuncia datas da Seletiva Olímpica das Águas Abertas

Fukuoka, no Japão, dias 29 e 30 de maio de 2021, serão as datas para definição dos últimos 15 classificados por sexo para a prova dos 10 quilômetros das águas abertas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A FINA oficializou a data do mesmo…
, ,

Com Gregorio Paltrinieri, são 16 medalhistas que mudaram de treinador desde o Rio 2016

O Blog do Coach (link) revelou esta manhã a notícia da troca de treinador de Gregorio Paltrinieri que deixa Stefano Morini para trabalhar com Fabrizio Antonelli. É o rompimento de uma relação de nove anos de trabalho e muito sucesso. A…