Editoriais escritos por Alex Pussieldi

, ,

Editorial: As mulheres reclamam e com razão

Tudo começou na semana passada, Poliana Okimoto, nossa única medalhista dos esportes aquáticos nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, publicou um longo e duro texto nas suas redes sociais (link). É uma reflexão que ganhou grande repercussão…
, , ,

Editorial: Dopado bom é dopado dos outros

“Tem um monte de doping em todo lugar na natação. Você sabe que está acontecendo e eu posso dizer que não confio na metade dos caras que competem contra mim”. A declaração é do atual campeão olímpico dos 100 metros nado livre…
, ,

Editorial: O que uma quarentena não faz…

Tem atletas que ficaram oito, nove, dez semanas sem treinar, tem outros que já estão no terceiro mês sem ver a cor da água. Piscinas fechadas, outras meio abertas, algumas abriram e já fecharam, outras nem sinal de voltar a funcionar. A…
, ,

Editorial: A oportunidade que a crise nos traz

John Kennedy, ex-Presidente dos Estados Unidos disse lá pela década de 60: “The Chinese use two brush strokes to write the word 'crisis. ' One brush stroke stands for danger; the other for opportunity. In a crisis, be aware of the danger--but…
, ,

Editorial: Ninguém viaja em 2020

Se existe uma coisa que todo nadador gosta de fazer é viajar. É das melhores coisas que este esporte nos traz. Conhecer o mundo então, fica ainda mais especial. O treinador australiano Scott Volkers, quando trabalhou no Minas Tênis Clube…
, ,

Editorial: Mãe é energética, alegre, ilimitada, incansável, pronta para se entregar e cumprir sua missão

Elas são muito especiais, sempre estão próximas de você na hora que você mais precisa, na hora que você mais quer. Mãe é um ser tão especial, que vai além do ser físico, é espiritual. Neste domingo de Dia das Mães, comecei…
, ,

Editorial: Esperando por tudo isso passar

Eu não sei, só consigo imaginar. Aliás, planejamento é o que mais tem por agora. Entidades em quarentena, lidando diariamente com a Pandemia, estão com tempo para organizar aquele que será o grande retorno a nossa vida normal, mas será…
, ,

Editorial: Obrigado, Bruno!

Poderia ter sido Caeleb Dressel, sem dúvida, o melhor nadador do mundo na atualidade. Ou Katie Ledecky, a atleta que detém a maior invencibilidade esporitva do planeta. Poderia ser o dominante Adam Peaty, ou a Dama de Ferro Katinka Hosszu,…
, , ,

Editorial: O adiamento irresponsável do COI

A pressão tem sido enorme, tão grande que o Comitê Olímpico Internacional decidiu convocar uma reunião de emergência com o Comitê Executivo nesta manhã de domingo. Realizado em teleconferência, a reunião teve a participação dos 17…
, ,

Editorial: Os Jogos precisam mudar de data

O Ministro Shinzo Abe do Japão recusou o pedido do Presidente Donald Trump. Sem adiamento por um ano, como queria o mandatário americano. Abe garantiu que está tudo sob controle. Neste sábado, Abe declarou a imprensa “nós vamos sair desta…
, ,

Direto do Blog do Coach: Oportunidade!

Em fevereiro de 2008, curtindo férias em São Luís do Maranhão, recebo uma ligação e um convite. Do outro lado da linha, o repórter Guilherme Roseguini do SporTV: “Queres trabalhar conosco na Olimpíada?” Começava ali um sonho.…
, ,

Editorial: Quando a soma não acrescenta, divide ou diminui…

Não estamos falando de matemática, mas infelizmente no contexto acaba sendo uma conta que não fecha. É adicionar para dividir, ou diminuir, ao invés do somar ou o desejado multiplicar. Estamos a poucos dias do início da ISL, International…
, ,

Editorial: É hora de arregaçar as mangas! (atualizado)

Tudo é uma questão de escolha. Você pode entrar na turma que adora criticar, colocar para baixo, diminuir, ou tentar fazer alguma coisa e agir. A natação deste país vive uma crise sem precedências na história da modalidade. Uma dívida…
, ,

Editorial: Doping, apontar o dedo não resolve nada!

Madisyn Cox deu uma entusiasmada e alegre entrevista num programa de internet produzido pela USA Swimming chamado "Deck Pass". A ex-medalhista olímpica Amy Van Dyken e o ex-medalhista panamericano Jeff Commings fazem um belo trabalho no "esquenta"…
,

Editorial: O problema não são as provas de 50 metros, mas sim o que está por trás delas

Nunca foi, nunca será. Não se pode colocar a culpa em provas por algo que está por trás delas. Provas de 50 metros tem o mesmo valor e valem a mesma medalha nos Campeonatos Mundiais. Qualquer aferição de valor distinta disso, será injusta.…