Faltando 282 dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio, e 314 para os Jogos Paralímpicos, trazendo o resumo da semana aquática. A Best Swimming já destacou durante a semana a volta de Matt Target, a aposentadoria de Mie Nielsen e o doping do italiano Alex di Giorgio.

ISL

Enquanto se aguarda definição de televisionamento ou streaming da competição para o Brasil, o New York Breakers é o primeiro time da ISL a anunciar um patrocínio para o material de competição. A equipe assinou com a australiana Funky Trunks e Funkita para servir como patrocinadora do time que tem o brasileiro Brandonn Almeida no seu grupo.

Além do Brasil, ainda estão sem definição de televisionamento a América Latina, Caribe e América Central.

PAÍSES BAIXOS 

3D rendering of the flag of Netherlands on satin texture.

Belo resultado de Arno Kamminga nos 100 metros peito em piscina curta em torneio disputado na Dinamarca com 56.91. Seu melhor é o recorde nacional de seu país com 56.06 quando venceu o Europeu no ano passado em Glasgow.

JAPÃO

Daiya Seto foi suspenso nesta terça-feira pela Federação de Natação do Japão. Depois de ser escutado pelo Comitê de Ética no dia de ontem, Seto foi afastado de todas as atividades de natação até o final do ano. Esta é a mais grave consequência do caso de Seto que foi flagrado por uma revista local saindo de um hotel em Tóquio na companhia de outra mulher. Seto já havia pedido desculpas publicamente, entregou o cargo de capitão da Seleção do Japão, foi afastado da condição de Embaixador do Comitê Olímpico Japonês além de perder o patrocínio da ANA, empresa aérea. Bem provável que não participe da temporada 2 da ISL onde estava registrado para representar o Tokyo King Frogs.

Ainda no Japão, o Campeonato Nacional de Águas Abertas foi cancelado por conta de um tufão. A competição seria na praia de Hojo Beach, na cidade de Tateyama, mesmo local do Pan Pacífico no ano passado. Nova data deve ser marcada em breve pois a competição serve como pré-seletiva para a definição dos dois nadadores, um de cada sexo que irá representar o país na prova dos 10 quilômetros nos Jogos do próximo ano.

ALEMANHA

Campeonato Nacional da Alemanha que estava marcado para 30 de outubro a 1o de novembro em Berlim foi transferido ainda para data não definida. A decisão atende as novas determinações baixadas pelo Governo já que a cidade entrou em novos níveis de contágio do Coronavírus.

PORTUGAL

José Antonio Dias foi re-eleito para mais quatro anos como Presidente da Federação Portuguesa de Natação, candidato único.

ÁFRICA DO SUL

Campeonato Nacional de Piscina Curta da África do Sul de 24 a 27 de outubro em Pietermaritzburg. Entre os principais nadadores do país, ausência de Chad Le Clos que vai estar  na disputa da ISL em Budapeste.

CHINA

Li Jianming, Chefe do Ministério do Esporte na China, deu uma declaração diferente do que falou o Presidente da Federação Chinesa de Natação, e garantiu que os controversos testes físicos implantados no Campeonato Nacional deste ano não serão empecilho para garantir a classificação dos melhores atletas para os Jogos Olímpicos de Tóquio no próximo ano.

https://www.scmp.com/sport/china/article/3104980/tokyo-2020-physical-tests-will-not-decide-chinas-olympic-athletes

Jiang Haiti estava no time da China medalha de bronze no revezamento 4×200 livre ao lado de Sun Yang em Londres 2012, agora é um policial que atua patrulhando a costa chinesa.

https://sports.yahoo.com/chinese-swimmer-goes-olympic-podium-015119593.html?fbclid=IwAR0ITRP1ZW0iKOdV8WmaBEQnAv4mhLSxy_NkKKgL6LXTVOFZdv9Y8vDPkRc

HUNGRIA


Saíram as datas e regulamentos dos Campeonatos Nacionais da Hungria para este ano e válidos como seletivas para os Europeus da próxima temporada.

23 a 25 de outubro, Campeonato Nacional de Categorias, em Debrecen
12 a 15 de novembro, Campeonato Nacional Júnior, em Budapeste
8 a 12 de dezembro, Campeonato Nacional Absoluto, em Kapsvár

CANADÁ


Penny Oleksiak, campeã olímpica dos 100 livre empatada com Simone Manuel, é a nova contratada da empresa Michael Phelps, a antiga Aqua Sphere. Ela se soma ao americano Chase Kalisz, e aos franceses Damien Joly e Boris Bouchat, além da Federação Portuguesa de Natação.

Oleksiak, que na temporada passada nadou pelo Energy Standard, não vai participar da temporada 2 da ISL>

NOVA ZELÂNDIA

Novos recordes nacionais batidos no Campeonato Nacional de Piscina Curta da Nova Zelândia:
* Andrew Jeffcoat 23.46 nos 50 costas, 51.02 nos 100costas e 1:51.91 nos 200 costas
* Bradlee Ashby 52.73 nos 100 medley
* Breama Crawford 1:06.60 nos 100 metros peito
* Melissa Cowen, de apenas 15 anos, 2:23.47 nos 200 peito

E ainda tivemos a quebra de um dos mais antigos recordes de categoria do país, Erika Fairweather, 16 anos, quebrou a marca dos 800 livre fazendo 8:25.61. O recorde de 8:37.20 estava há 27 anos sem ser batido.

 

ESPANHA


RFEN, a Real Federação Espanhola, anunciou que para Tóquio vai considerar apenas os atletas que atingirem os índices A de classificação. Em Olimpíadas anteriores, atletas com marcas B, e que eram convidados pela FINA, a Espanha adicionava na sua delegação.

RÚSSIA


Campeonato Nacional, seletiva olímpica da Rússia, marcas apara 3 a 9 de abril de 2021.

Reportagem especial para o campeão e recordista nacional dos 100 livre, Vladislav Grinev (47.43) no site do Comitê Olímpico da Rússia. Para quem quase se aposentou aos 16 anos de idade, Grinev só tomou a natação a sério a partir dos 17 anos de idade. Abaixo uma galeria de imagens de Grinev que ama tocar guitarra fora da piscina. Na sua conta de Instagram, vários vídeos dele tocando.

ROMÊNIA

Nova revelação da natação da Romênia. David Popovici, 16 anos de idade,  brilhou no Campeonato Nacional com 22.91 nos 50 livre,  49.26 nos 100 livre, 1:49.03 nos 200 livre e 2:03.19 nos 200 medley. Das quatro provas, ele só foi batido no absoluto nos 50 livre. O vídeo da prova dos 100 livre está abaixo na seção da videos da semana.

Vídeos da semana 

Bom resultado para Shoma Sato, 18 anos de idade, 2:07.02 nos 200 metros peito no Campeonato Escolar do Japão.

 

 

Duelo Kiril Prigoda contra Anton Chupkov na Copa da Rússia, recordista mundial de curta (Prigoda) contra o de longa (Chupkov), melhor para Prigoda que nadou pela primeira vez abaixo dos 2:08.

 

Prova de David Popovici, nova revelação da natação da Romênia, 49.26 nos 100 livre aos 16 anos de idade.

 

Video promo do

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *