Tivemos um hiato na semana passada, mas voltando hoje com o Giro Olímpico trazendo as novidades da natação e águas abertas ao redor do planeta a caminho de Tóquio. Faltam 303 dias para os Jogos Olímpicos e 335 dias para os Jogos Paralímpicos.

ÁFRICA DO SUL


Tatjana Schoenmaker, vice campeã mundial dos 200 metros peito, pediu desligamento e não vai disputar a ISL. A nadadora de maior destaque da África do Sul nas últimas temporadas havia sido anunciada na equipe do Team Iron.

 

ESTADOS UNIDOS

USA Swimming está para anunciar o fechamento do US Open, competição nacional que está marcada para dezembro em Atlanta, na Universidade Georgia Tech. Pelas informações coletadas pela Best Swimming, o evento deve ser exclusivo para os atletas integrantes da Seleção Americana Permanente. Fazem parte da Seleção 115 nadadores que obtiveram resultados do Top 6 do ranking mundial em 2019 nas prova olímpicas.

 

AUSTRÁLIA


Aposentadoria anunciada pelo nadador de meio fundo Daniel Smith, 29 anos de idade. Smith pretendia se aposentar na tentativa de ir para a sua segunda Olimpíada, com a mudança de data e a Pandemia, o nadador anunciou o fim da carreira.

 

CANADÁ


Presidente da Swimming Canadá Cheryl Gibson é candidata a vaga do Bureau da FINA. A decisão foi uma surpresa, já que o Canadá tem uma das mais atuantes integrantes do Bureau, a Dra. Margot Mountjoy. Eleições da FINA serão em junho de 2021, em Doha, no Catar.

 

ALEMANHA


A nadadora paralímpica Elena Krawzow, classe S12, é a primeira atleta paralímpica do país a aparecer na capa da revista Playboy versão alemã. Nascida no Cazaquistão, Elena foi campeã mundial dos 100 metros peito no ano passado na Grã-Bretanha, prova em que a brasileira Maria Carolina Santiago ficou na quarta colocação.

 

Na Alemanha teremos a volta do World Para Swimming Series em outubro. A competição que seria em junho será retomada em outubro, nos dias 15 a 18 em Berlim.

HUNGRIA

Katinka Hosszu vai virar filme. O filme “Katinka” já está em produção e será o acompanhamento de toda a preparação da Dama de Ferro até os Jogos Olímpicos de Tóquio, a sua quinta Olimpíada da carreira.

Veja o clip publicado por ela em seu Instagram:

GRÃ-BRETANHA


Mudança no calendário da natação paralímpica da Grã-Bretanha. O Campeonato Nacional que estava programado para 5 e 6 de dezembro foi transferido para 16 e 17 de janeiro.

 

JORDÂNIA


Khader Baqlah, principal nadador da Jordânia, será o primeiro do país a fazer parte da ISL. Com a saída dos nadadores australianos, o Cali Condors contratou o atleta que é formado pela Universidade da Flórida e treina no Gators Swim Club. Baqlah esteve na Olimpíada do Rio terminando em 31o lugar nos 200 metros nado livre. Na Jordânia, é recordista nacional de 10 recordes nacionais: 50, 100, 200, 400, 800 e 1500 livre, 50, 100 e 200 borboleta, 200 medley.

FRANÇA

Amaury Leveaux, ex-recordista mundial dos 100 metros nado livre em piscina curta, e medalhista olímpico em Beijing e Londres, assinou com a equipe do London Roars. Leveaux havia se aposentado em 2012 e está de volta as piscinas desde 2018.

POLÔNIA

As competições e protocolos sendo atualizados pelo mundo afora. Na Polônia, agora competições podem ter até 250 participantes, sem contar com a arbitragem e organização.

http://polswim.pl/informacja-dotyczaca-organizacji-zawodow-plywackich?fbclid=IwAR2M8yk6OZQci008GF3amVknfPDOiwsIV5vg131Nu9LCuRC-m8rp10NBxGs

 

DINAMARCA

Ao mesmo tempo, na Dinamarca, um controle bem mais rígido. Pela segunda onda do Coronavírus, todas as piscinas do país só podem ter um máximo de 50 pessoas ao mesmo tempo na piscina, e mesmo assim, respeitando o distanciamento social. Até a publicação deste post, a Dinamarca possui um total de 23.799 casos com 641 mortes de Coronavírus no país.

https://www.svoem.org/Aktuelt/Nyheder/Nyhed/?id=6998&fbclid=IwAR0Cv_W4sukxSSNWd98PnLIviYaxYr0rfAOwBckr9PmcGBGfa_mSowTcCkU

 

RÚSSIA


O campeão e recordista nacional dos 100 metros nado livre, Vladislav Grinev volta a competir na Copa da Rússia marcada para Obninsk, de 2 a 4 de outubro. Grinev, bronze nos 100 livre no Mundial de Gwangju, no ano passado, está fora da disputa da ISL.

https://rsport.ria.ru/20200920/plavanie-1577503747.html?fbclid=IwAR1p4xpiB_yJV8RA2afCO2S9DeFho8XM-jjZAjpJfCplbbMXgoh2QZ0DUwg

Ao mesmo tempo, Yulia Efimova deu entrevista dizendo que dificilmente viajará para a Rússia disputar os campeonatos nacionais. A nadadora multi medalhista olímpica e em campeonatos mundiais segue treinando nos Estados Unidos.

Mais uma defecção para a ISL. A russa Anastasia Fesikova, especialista das provas de costas, anunciou que por conta de uma lesão não poderá participar da temporada 2 que começa em outubro. Ela iria defender a equipe do Energy Standard.

Semana passada tivemos o Campeonato Russo de Águas Abertas. Resultados completos:
ResultadosRussoAguasAbertas

 

ESPANHA

Aos 26 anos de idade, se aposenta Judit Ignácio Sorribes, duas vezes olímpica (2012, 2016), finalista do Mundial de Barcelona 2013, segunda melhor nadadora da Espanha nos 200 borboleta. Foi revelada nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, em Singapura, foi prata nos 100 e 200 borboleta. No ano seguinte, no Mundial Júnior, em Lima, no Perú, venceu os 200 borboleta com 2:08.25. Em 2014, junto com Mireia Belmonte fez dobradinha no pódio do Europeu de Berlim, foi prata nos 200 borboleta. No Europeu de 2016, foi bronze na mesma prova.

 

ARGENTINA

Matéria publicada no jornal Clarin com o já classificado para Tóquio Santiago Grassi que este ano vai ser o primeiro nadador argentino na ISL.

https://www.clarin.com/deportes/santiago-grassi-olimpico-universitario-unidos-coronavirus-volvio-agua-va-camino-nba-natacion_0_ZJwtOIUuh.html?fbclid=IwAR2ZO4scOSHIBBLKXvYhYfboaJsIHpw-hmKrqLjC3q1G1ssrEJ5lLwVI8bc

 

JAPÃO

Dois bons resultados de um jovem nadador japonês, Kosuke Yanagimoto de 17 anos de idade, num torneio escolar em Tóquio, marcando 49.41 nos 100 metros nado livre e 1:47.85 nos 200 metros nado livre. Vídeo da prova na seção de vídeos.

 

Vídeos da semana

No Japão, assista a revelação Kosuke Yanagimoto de 17 anos e seu 49.41 nos 100 livre em competição escolar.

https://www.youtube.com/watch?v=7vcwjoU14rM&feature=emb_title

Podcast de Brett Hawke com a treinadora britânica Mel Marshall responsável pelo treinamento de Adam Peaty

 

Boas práticas no retorno as piscinas pós-Pandemia, vídeo da USA Swimming

Da série “Atletas para acompanhar” do Olympic Channel com a australiana Ariarne Titums.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *