Aos 30 anos de idade, atleta olímpico João de Lucca anunciou hoje a sua aposentadoria em postagem na sua conta de Instagram.

View this post on Instagram

Venho aqui comunicar que hoje estou oficialmente me retirando do cenário competitivo da natação. Há alguns dias já vinha querendo postar isso e comunicar os que me seguem e, principalmente aos que tiveram grande influência na minha carreira. Agradeço por tudo que o esporte me proporcionou e além disso a pessoa em que me tornei ao longo dessa jornada. Num total de 24 anos de natação competitiva, aprendi muitas lições que irei levar-las pro resto da minha vida. Aprendi a ganhar, e mais importante, aprendi a perder, ter a humildade de reconhecer meus erros e ter a resiliência de tentar novamente. Através do esporte conheci pessoas incríveis ao redor do mundo, tive contato com culturas diferentes e consegui uma formação acadêmica que me preparou para o próximo passo da minha vida. Obrigado especial @carol.delucca por estar comigo nesta jornada e sempre me dando apoio mesmo nas horas difíceis. Obrigado também por me dar uma família linda e maravilhosa. Agradeço infinitamente meus pais por terem me incentivado ao esporte e por saberem que esse era o melhor caminho que poderia percorrer. @lenabevilaqua e pai obrigado por me guiar as escolhas certas e me levar aos treinos de madrugada mesmo quando não queria treinar. @danwolokita , você é um mestre e me fez abrir os olhos e enxergar que o sonho é SIM alcançável. @arthuralbiero e @_chris_lindauer_ obrigado de mais por tudo que vocês fizeram por mim nesses últimos 10 anos, vocês me fizeram enxergar a natação de uma forma diferente. Foi uma jornada incrível e se pudesse, faria tudo de novo. Vocês me receberam muito bem no @uoflswim_dive e fiz do time uma família e aprendi com vocês a trabalhar em equipe e fazer mais pelos outros. @kelsiwhirl melhor teammate que pude ter. Obrigado @timeflamengo e Duda por acreditarem em mim mesmo quando muitos duvidaram. Hoje me retiro da natação competitiva como atleta e entro numa nova jornada como Head coach de um time de natação aqui em Louisville. O brigado @cardinalaquaticsofficial pela oportunidade e estou muito animado em passar a diante tudo que o esporte me ensinou e ajudar as próximas gerações de nadadores a se tornarem mais rápidos e melhores cidadãos do mundo. Obrigado

A post shared by Joao de Lucca (@de_lucca_joao) on

 

João Bevilaqua de Lucca, nasceu em 6 de janeiro de 1990, no Rio de Janeiro. Foi revelado na equipe do Marina Barra Clube e teve passagem por Unisanta, Pinheiros, Minas Tênis Clube e Flamengo. Nos Estados Unidos, de Lucca nadou no Davie Nadadores, na Universidade de Louisville e no Cardinal Aquatics.

 

 

Diversas vezes campeão brasileiro nas categorias inferiores e no absoluto, seus primeiros grandes resultados internacionais vieram no Campeonato Mundial Júnior no Rio de Janeiro em 2006, foi prata no 4×200 metros nado livre. Ainda nadou mais um Mundial Júnior, em Monterrey, em 2008, onde ficou em terceiro lugar no 4×100 metros nado livre.

Na Seleção Brasileira Absoluta esteve no Pan Pacífico de 2014, foi bronze no 4×100 livre, no Mundial de Curta de Doha, no Catar, em 2014, foi ouro no 4×50 metros medley e bronze no 4×50 metros nado livre misto. Fez parte da Seleção Brasileira Olímpica no Rio 2016, foi quinto colocado no 4×100 livre, além dos 200 livre e 4×200, estes dois parando nas eliminatórias.

Sua grande competição, entretanto, foi os Jogos Pan Americanos de 2015, em Toronto. Foi três vezes medalhista de ouro, 4×100 livre, 4×200 livre, e nos 200 livre, nesta estabelecendo novo recorde de campeonato e recorde sul-americano na prova. No ano passado, foi mais duas vezes medalhista panamericano, ouro no 4×200 livre e prata no 4×100 livre misto.

 

 

A passagem de João de Lucca pela Universidade de Louisville também merece destaque. Foi três vezes campeão do NCAA, duas vezes nos 200 livre e uma nas 100 jardas livre.

No início deste ano, João de Lucca decidiu se mudar para o Rio de Janeiro e acompanhar a gravidez de sua esposa Carol e o nascimento da filha Kira Ganon de Lucca. Estava treinando com Eduardo Pereira no Flamengo, mas agora decide por fim a uma brilhante carreira para iniciar outro desafio. De Lucca volta a morar nos Estados Unidos onde vai ser o head coach da equipe do Cardinal Aquatics, o clube da Universidade de Louisville.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *