O Comitê Brasileiro de Clubes anunciou hoje através de seu website oficial a suspensão de todos os Campeonatos Brasileiros Interclubes de 2020. A decisão afeta a todas as confederações que tinham seus eventos no calendário do CBC.

Através da assessoria de imprensa da CBC, fizemos a mudança na postagem da Best Swimming, anteriormente indicando”eventos cancelados”. De acordo com a entidade, em caso de melhora do quadro da Pandemia, e em acordo com as Confederações esportivas, campeonatos nacionais poderão ser marcados para novembro e dezembro deste ano.

Veja o comunicado do CBC publicado hoje:

COMUNICADO AOS CLUBES INTEGRADOS – APOIO ÀS CATEGORIAS DE BASE

Comunicamos que o nosso compromisso é com vocês, os Clubes Formadores de Atletas integrados ao CBC! Entre nossos valores e propósitos, se destacam Universalizar a Formação de Atletas nos Esportes e Inspirar para o Esporte e Formar Campeões, o que traduz claramente a nossa missão de formar atletas.

Em função da pandemia mundial do COVID-19, tivemos que suspender os Campeonatos Brasileiros Interclubes® – CBI e passamos a trabalhar incessantemente para apoiar os clubes nesse difícil momento.

Com o fechamento dos clubes por prefeitos e governadores de todos o país impedindo seu funcionamento, suas fontes de receitas, constituídas basicamente das contribuições de seus associados, foram corroídas. Os treinamentos e competições foram suspensos, e como estamos acompanhando, diversos clubes descontinuaram suas equipes motivados ainda pela perda de patrocínios, trazendo prejuízos incomensuráveis ao esporte nacional.

Nesse turbilhão, o CBC tem focado seus esforços no planejamento pós COVID, como forma de garantir a continuidade de seus projetos esportivos. Nessa perspectiva, como os clubes têm acompanhado e participado, já está em curso o Planejamento do Próximo Ciclo Olímpico 2021-2024 nos 3 Eixos do Programa de Formação:

Eixo de Recursos Humanos: Viabilização de Equipes Técnicas e Multidisciplinares (Edital 8)
Eixo de Infraestrutura: Aquisição de Equipamentos (Edital 07) e Materiais Esportivos (Edital 09)
Eixo de Competições: Calendário dos Campeonatos Brasileiros Interclubes® – CBI
Considerando os limites orçamentários e a abrangência da nossa missão, tem-se de início enormes desafios, fruto do próprio trabalho desenvolvido pelo CBC na formação esportiva no Ciclo Olímpico 2017-2020:

a crescente evolução do número de esportes fomentados;
o significativo aumento do número de clubes integrados; e
o aumento do número de atletas beneficiados.
Não há dúvidas que a ampliação da base esportiva no país significa muito mais do que números, e a médio e longo prazo, resultará na qualificação do sistema esportivo. É com esse foco que está sendo realizado o planejamento do Calendário de Campeonatos Brasileiros Interclubes® – CBI 2021-2024, realizado conjuntamente com as Entidades Nacionais de Administração do Desporto ENADs (Confederações e Ligas), que apresentam seus calendários de competições nacionais ao CBC, a quem cabe apoiar a participação dos clubes integrados com passagens e hospedagens, dentro de seus limites orçamentários.

O planejamento em curso, alcançando a maioria dos esportes olímpicos, teve como ponto de partida os critérios e parâmetros orçamentários executados em 2019 em cada um dos esportes contemplados.

Como o foco do trabalho do CBC está voltado para as categorias de base, para estas, no mínimo, serão destinados anualmente o valor investido nos CBI em 2019, que totalizou R$ 30.313.397,00. Serão ainda beneficiadas as categorias principais, após uma ampla discussão com as ENADs dos esportes coletivos, desde que todos os clubes integrantes dessas competições, sem exceção, tenham equipes atuando nas categorias de base. Essa é a condição básica para que o apoio se viabilize, fazendo com que grandes clubes, que hoje investem apenas na categoria principal, fortaleçam seus programas esportivos e garantam os investimentos na base.

Sem nenhuma redução na previsão orçamentária para a base, esse é mais um incentivo para manter os projetos esportivos dos clubes ativos em tempos de pandemia. Isso tudo planejado em conjunto de forma a qualificar a formação de atletas e o desenvolvimento de cada esporte, considerando suas especificidades, e acima de tudo, considerando as necessidades dos clubes formadores.

Como tem sido divulgado pelo CBC, o nosso planejamento é realizado de forma transparente e participativo, envolvendo todos os stakeholders do CBC, de acordo com o previsto no Estatuto Social e nos regulamentos internos, além de atender aos princípios da boa governança. A interface com as entidades parceiras e demais atores do Sistema Nacional do Desporto – SND, e a proposição das ações estratégicas do CBC, são atribuições estatutárias do Presidente do Conselho Consultivo (Art. 43 do Estatuto Social), cujo mandato atual encerra-se em 31 de dezembro de 2020.

O trabalho junto às ENADs está sendo coordenado pela Gerência Geral de Planejamento e Governança do CBC, e será submetido à apreciação da Diretoria, após a aprovação do Colegiado de Direção, composto por membros externos ao CBC, também conforme previsto no Estatuto Social (Art. 36). Por fim, como é sabido, após essa construção coletiva, o Planejamento para cada Ciclo Olímpico é ampla e democraticamente debatido no tradicional Seminário Nacional de Formação Esportiva do CBC, que se encontra em sua 6ª Edição, prevista para dezembro de 2020.

Representamos os clubes e é por vocês que seguiremos trabalhando arduamente para apoiá-los em todas as frentes de atuação, em especial para salvar o esporte em tempos de crise. Portanto, como já dissemos, ampliar o apoio aos Clubes em sua plenitude nesse momento, se torna essencial para zelar pelo nosso bem mais precioso: a Formação de Atletas.

Campinas, 19 de agosto de 2020

Jair Alfredo Pereira

Presidente do Comitê Brasileiro de Clubes

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *