Na próxima terça-feira, completa-se 44 anos do quarto lugar dos 400 metros nado livre de Djan Madruga nos Jogos Olímpicos de Montreal. Dois dias depois, são 40 anos do bronze nos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980. Para celebrar estes feitos, a Best Cam Swim Streaming recebe Djan Madruga nesta segunda-feira para contar um pouco da conquista da medalha olímpica.

Aqui, vamos descrever um pouco do feito de ser quarto colocado nos Jogos de 1976, então com apenas 17 anos de idade.

Era 22 de julho de 1976, Djan Madruga, então com 17 anos, e as vésperas de ingressar na Universidade de Indiana, onde treinaria com James Doc Counsilman, nadou a segunda das sete séries dos 400 metros nado livre. Venceu a série e pela primeira vez quebrou a barreira dos 4 minutos marcando 3:59.62.

O tempo de Madruga apagou o recorde anterior que era do australiano Brad Cooper, campeão olímpico nos Jogos de Munique em 1972 com 4:00.27. Porém, durou pouco. Na série seguinte, o russo Volodymyr Raskatov baixou para 3:57.56. A marca ainda seria batida mais duas vezes, antes da final. Madruga classificou com o quinto tempo.

No mesmo dia, a final deu ao americano Brian Goddell o novo recorde mundial com 3:51.93. A marca já era dele com 3:53.08 feita na Seletiva Olímpica dos Estados Unidos. Djan Madruga ficou em quarto lugar com 3:57.18 ficando a um segundo e 42 centésimos do bronze.

 

Veja abaixo a disputa da prova:

2 respostas
  1. Leonardo Gandolpho
    Leonardo Gandolpho says:

    Lembro perfeitamente dessa marca histórica do meu amigo Djan na época treinado pelo nosso técnico Denir de Freitas
    Parabéns eternos!!!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *