Saiu a decisão da Comissão Europa na restrição de países que estão autorizados a viajar para a Europa a partir de amanhã. Em comunicado oficial, que já havia vazado desde sexta-feira, foram divulgados os nomes dos países que estão na lista dos permitidos a viajar para a União Europeia.

A lista tem:
Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Montenegro, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia e Uruguai.

A China também está autorizada, mas para entrar na lista precisa autorizar a reciprocidade, pois atualmente os europeus estão impedidos de viajar para lá.

A lista foi elaborada de acordo com o levantamento da situação de controle da Pandemia em cada um dos países e será atualizada a cada duas semanas. Outro aspecto importante a destacar, é que brasileiros não estão impedidos a viajar para a Europa, e sim se estiverem no Brasil. Ou seja, um brasileiro que esteja pelo menos 14 dias no Uruguai, pode viajar sem problema para a Europa.

Veja em detalhes o documento da Comissão Europa clicando aqui.

Com o anúncio, o Comitê Olímpico do Brasil já publicou a nota oficial abaixo indicando que, como previsto, a reabertura do Centro de Treinamento Brasil (Complexo Maria Lenk) a partir de julho, pode ser como uma das opções em programa a ser organizado em breve.

Nota oficial do COB na íntegra
O COB acompanha diariamente as regras para entrada de brasileiros na Europa para o melhor planejamento da operação de envio de uma delegação para treinamento em Portugal visando, principalmente, aos Jogos Olímpicos de Tóquio. A entidade trabalha para realizar a Missão Europa com a janela de execução de julho a dezembro e acredita que, dentro desse intervalo, será possível o envio de atletas brasileiros para treinamento no continente europeu.

Nenhuma compra de passagens aéreas foi concluída até o momento, o que só será feito com a garantia da permissão de entrada de cidadãos brasileiros em Portugal. Se não for possível, o COB vai observar os protocolos de cada esporte, o que permitirá a retomada da prática esportiva no Brasil, adequada às normas de saúde pública, definidas por cada estado e município.

Atletas de diversas modalidades já estão em atividade no Brasil ou no exterior, seguindo protocolos locais, e optaram por não aderir à Missão Europa. O COB trabalha para reabrir o CT Time Brasil aos atletas até o final do mês de julho, seguindo rigorosamente o Protocolo de Retorno do Centro de Treinamento Time Brasil e o Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da COVID-19. (https://www.cob.org.br/pt/cob/home/guia-esporte-covid).

Ainda que a pandemia venha a ser controlada, o retorno às atividades será progressivo, exigindo procedimentos rígidos de controle e segurança. O COB reitera que estará plenamente adequado às novas normas de convívio social e profissional, administrando quaisquer riscos.

O COB segue trabalhando para que os atletas classificados ou com potencial de classificação para os Jogos de Tóquio tenham a oportunidade de retomar os treinamentos com tranquilidade e segurança, cumprindo todos os protocolos necessários e validados pelos serviços médicos, seja no Brasil ou no exterior.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *