Não tem exceção, mesmo que você seja um herói nacional, o único medalhista de ouro olímpico da história do país, não tem exceção. Em Singapura, desde 1967, quando a lei foi instituída, todos os jovens, a partir dos 18 anos são obrigados a cumprirem dois anos de serviço militar integral em uma das três forças do país: exército, polícia militar ou força civil.

Joseph Schooling já está com 24 anos e está pedindo o segundo adiamento de cumprir os dois anos obrigatórios. Antes, em 2014, ele pediu o adiamento para se dedicar aos Jogos Olímpicos do Rio 2016 onde acabou com a medalha de ouro nos 100 metros borboleta. A autorização terminava este ano e Schooling deveria ingressar nas forças a partir de janeiro de 2021.

Agora, ele, e outro nadador da Seleção de Singapura de natação, Quah Zheng Wen, estão aplicando para mais um adiamento, pelo menos até 2022, após a campanha para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Dispensas do serviço militar são analisadas diretamente pelo Governo Federal e precisam de relevantes justificativas para serem aprovadas. Entre as formas de escapar também está na incapacidade física em completar o exame obrigatório. Este teste físico em seis estações e um mínimo de 61 pontos é requerido na execução de tarefas como flexões de braço, agachamentos e um teste de corrida de 2,4 quilômetros.

O serviço militar é obrigatório para todo cidadão de Singapura e os filhos dos residentes no país. Não se alistar representa a possibilidade de prisão por três anos e multa de 10 mil dólares de Singapura, algo em torno de 42 mil reais.

Joseph Schooling completa 25 anos em junho deste ano. Durante a quarentena está de volta a Singapura, mas desde janeiro voltou a treinar com Sérgio Lopez na Universidade de Virginia Tech, nos Estados Unidos.

Veja a matéria que saiu na TV destacando o pedido dos dois nadadores sobre a dispensa temporária do serviço.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *