Hoje é Jackie Robinson Day, um dia muito importante para o fim da segregação racial no esporte.

 

 

Foi neste dia, em 15 de abril de 1947, que Jackie Robinson se tornou no primeiro jogador negro da Major Baseball League, a liga profissional de beisebol americana. O feito foi enorme e marca um passo gigante que abriu as portas para milhares de jogadores afro-americanos até então impedidos da prática do esporte nos Estados Unidos.

Jackie Robinson vestiu a camisa 42 e estreou pelo Brooklyn Dodgers quebrando 80 anos da política segregacionista da liga. Sua história inspirou e determinou uma mudança nos paradigmas do esporte mundial. Três anos depois do feito, ele mesmo estrelava um filme que contava a sua carreira, mas o sucesso das bilheterias veio com o filme 42 lançado em 2013 e que teve 95 milhões de dólares de arrecadação nas bilheterias.

Aqui uma das cenas do filme onde Robinson lidava com os ataques raciais dos adversários.

 

 

Robinson foi escolhido como o “Rookie of the Year” naquele ano de 1947 e por seis vezes entrou no time do All Star. Sua camisa 42 foi aposentada pelo Los Angeles Dodgers, onde a franchise acabou se mudando em 1958. Seu nome está imortalizado em monumentos, estátuas e no Hall of Fame do beisebol desde 1962. Ele faleceu aos 53 anos em 1972.

 

 

O Jackie Robinson Day é celebrado todos os anos desde 2004 nos jogos da MLB. Em todas as partidas, todos jogadores, atuam com a camisa 42. Este ano, com a Pandemia, e a liga paralisada, o website oficial irá exibir partidas da década de 50 com a participação de Robinson.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *