O mundo comemora o 12 de abril como o Dia do Astronauta, uma homenagem ao russo Yuri Gagarin que foi o primeiro homem enviado a lua na expedição em 1961. Na época, a sua expressão ficou famosa e entrou para a história: “A terra é azul”.

 

 

No esporte, o 12 de abril tem uma memória um tanto não positiva. Estamos completando 40 anos do anúncio do
boicote americano para os Jogos Olímpicos de 1980. O mundo político já estava tenso desde o ano anterior quando as tropas soviéticas invadiram o Afeganistão. Puxados pelo Presidente Americano Jimmy Carter, apoiados pelo Congresso Americano, o Comitê Olímpico dos Estados Unidos acatou a decisão de não enviar delegação para os Jogos de moscou.

Na data de hoje, a Presidente atual do Comitê Olímpico e Paralímpico Americano, Sarah Hirshland, enviou uma mensagem a todos os atletas que perderam a oportunidade de serem olímpicos em 1980. Em 2007, o Congresso Americano homenageou todos os “possíveis olímpicos” com uma medalha de ouro.

Outras datas aquáticas do dia de hoje:

 

REUTERS/David Gray 

* Dia de aniversário de dois dos maiores nadadores da África do Sul. Chad Le Clos, medalhista de ouro dos 200 borboleta em Londres 2012 e dono de outras três pratas olímpicas, está completando 28 anos. Terence Parkin, foi prata nos 200 metros peito nos Jogos de Sydney em 2000, o primeiro nadador surdo e mudo da história da natação olímpica ao chegar ao pódio. Tanto Le Clos como Parkin foram treinados pelo mesmo técnico da África do Sul nas suas conquistas, Graham Hill.

 

Pódio dos 200 peito Olimpíada 2000 Crédito: Nick Wilson /Allsport

 

* 1914, Nasceu no Rio de Janeiro, o atleta olímpico da natação do Brasil Paulo Tarrto, integrante do time da natação nos Jogos de 1936, em Berlim. Tarrto era atleta do Fluminense e aos 22 anos de idade esteve na Olimpíada para disputar os 100 metros nado livre. Com 1:02.6 não passou das eliminatórias.

* 1985, Nascimento do alemão Marco Di Cali completando 35 anos de idade. Este em duas Olimpíadas seno treinado pelo seu pai.

* 1990, Fran Halsall, atleta britânica, três vezes olímpica, completando 30 anos de idade. Seu melhor resultado foi o quarto lugar nos 50 metros nado livre no Rio 2016 marcando 24.13. Em três Jogos, ela chegou a nove finais olímpicas, quatro em provas individuais e cinco em revezamentos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *