O COI acaba de soltar um comunicado oficial que, até o momento, garante a realização dos Jogos Olímpicos em Tóquio começando no dia 24 de julho. Em meio a Pandemia do Coronavírus declarada pela Organização Mundial da Saúde desde a semana passada, são 189.233 casos ao redor do mundo e 7.562 mortes até a publicação deste post, o COI entende que ainda “faltam quatro meses” e não identifica a necessidade do cancelamento ou adiamento da competição.

Ontem, o Primeiro Ministro do Japão Shinzo Abe mencionou que havia conversado com os integrantes do G7 e que recebeu apoio na sua intenção de realização dos Jogos. Isso foi decisivo e até mencionado na nota oficial do COI.

O G7 é uma organização intergovernamental internacional que reúne as sete economias mais avançadas do mundo: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Grã-Bretanha e Estados Unidos. A União Europeia também tem lugar ao lado destes líderes. Pelos cálculos oficiais, os sete países reunidos representam 58% da riqueza mundial.

O suporte do G7 já havia sido mencionado pelo apoio público do Presidente Donald Trump há alguns dias. Antes, ele sugeriu que os Jogos fossem adiados para 2021, mas depois, em conversa telefônica com Abe, deu o suporte para a realização do evento na data prevista.

Este movimento é grande, é gigante. Como postado aqui anteriormente, existem fatores políticos, técnicos e financeiros nas decisões de adiamento ou realização da Olimpíada. Na decisão de hoje, os fatores políticos foram determinantes.

Vale destacar que, mesmo com o anúncio, a decisão não é final. A nota é bem clara nisso, pois oferece uma alerta de monitoramento da situação. Seria imprudente qualquer previsão, seja otimista ou pessimista neste momento.

Pessoalmente, até acho que a situação esteja controlada globalmente no dia 24 de julho, data da inauguração dos Jogos, o problema é o que está acontecendo e o que vai acontecer até lá.

Confira a nota oficial do COI publicada e traduzida aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *