O mundo está todo em pânico. Competições de todos esportes canceladas na Europa e já temos as primeiras nos Estados Unidos, inclusive de categorias inferiores. Outra medida foi tomada pelo Governo da Grécia e o COI, onde a cerimônia de acendimento da tocha olímpica marcada para o dia 12 de março será feito sem a presença de público.

Na Itália, onde se apresenta o maior índice percentual de propagação da doença desde a semana passada, toda as competições esportivas de todos os esportes estão canceladas até o dia 3 de abril. Nestes cancelamentos, está a Seletiva Olímpica Italiana que estava marcada de 17 a 21 de março. Ainda não há definição sobre a nova data.

Em reportagem do jornal The Wall Street Journal, um dos membros do Comitê Tokyo 2020 estaria em estudo uma possível mudança de data da competição, e os adiamentos poderiam ser de até 1 ou 2 anos.

Alheio a tudo isso, em Tóquio, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos informa que todas as arenas permanentes para a Olimpíada estão concluídas. A última delas foi o Tokyo Aquatic Centre.

 

 

 

Entre tantos cancelamentos ao redor do mundo, o Aberto da Dinamarca, que começa dia 28 de março está confirmado.

https://www.svoem.org/Aktuelt/Nyheder/Nyhed/?id=6868&fbclid=IwAR3Bt9eZKfSFua5M3j6ynq6z98pZB3NZI1y8vVxfcQ8VUjWVqARPFn5glEQ

 

Fortíssimos resultados do TYR Pro Swim Series em Des Moines, Iowa. Competição teve inúmeros tempos líderes do ranking mundial de 2020. Notas do TYR Pro Swim Series. Vale a pena ver os resultados e entre eles,  novo recorde polonês dos 50 metros nado livre feminino para Katarzyna Wasick com 24.58. Wasick também conquistou o índice olímpico para a prova. Ela também é recordista nacional dos 100 livre com 54.22 feitos no ano passado. Em piscina curta, Wasick é recordista das duas provas com 23.88 e 52.54, marcas feitas respectivamente na ISL e no Campeonato Europeu, ambos em 2019.

http://www.swmeets.com/Realtime/Pro%20Series/2020/DesMoines/

 

 

Na Diamond Speed Cup, na Antuérpia, Bélgica, dois novos recordes nacionais da Holanda para Arno Kamminga. Fez 58.43 e 2:07.18, ambos tempos líderes do ranking mundial de 2020.

 

 

Dennis Cotterell retornou para a Austrália encerrando a relação com o nadador chinês Sun Yang. Após o anúncio da suspensão de Yang por oito anos  pelo CAS/TAS, Cotterell decidiu deixar a China e retornar para a Austrália. Ele estava com Sun Yang desde 2017 quando se aposentou do cargo de Head Coach do Swim Miami.

 

 

Na Noruega, tradicional Bergen Swim Festival que seria realizado nos dias 28 a 30 deste mês foram cancelados hoje. É mais um dos cancelamentos de competições internacionais de natação cancelados pelo mundo.

 

 

Florent Manaudou deu uma rápida entrevista a Swimming World, em forma de ping pong.

https://www.swimmingworldmagazine.com/news/speed-interview-for-a-sprinter-florent-manaudou-goes-18-questions-off-10-seconds/?fbclid=IwAR1uMJu6tJnP_oVPCr3SbomUuNHvbFxi2wHWkF4_v8g-LFncw-nG3BAi7qw

 

Equipe britânica para a Seletiva Olímpica das águas abertas anunciada com quatro nomes. Os atletas irão disputar a Seletiva que acontecerá em maio na cidade de Fukuoka, no Japão.

Masculino – Jack Burnell e Hector Pardoe
Feminino – Alice Dearing e Danielle Huskisson

Se conseguir a vaga, Alice Dearing será a primeira nadadora negra a fazer parte de uma equipe olímpica da natação da Grã-Bretanha.

Gabriel Morelli, nadador da Seleção Argentina, em seu training camp que fez na Colômbia teve tempo de passar uma tarde com a garotada local.

Abaixo a equipe da Argentina que se reúne no CENARD, em Buenos Aires, todos em preparação para o Campeonato Sul-Americano no final deste mês.

 

Aos 34 anos de idade, o nadador espanhol Aschwin Wildeboer anunciou sua aposentadoria. Wildeboer esteve nos Jogos de 2004, 2008 e 2012 tendo ganho medalha de bronze nos 100 metros costas do Mundial de Roma em 2009.

 

O Presidente do Paraguai Mario Abdo Benitez recebeu atletas da Seleção Olímpica e Paralímpica no Palácio de Los López, entre eles vários nadadores.

 

Nas águas abertas, tivemos a primeira etapa da Copa do Mundo da Europa da modalidade em Eilat, Israel. Domínio absoluto dos russos, veja os vencedores:
10 quilômetros masculino – Kiril Abrosimov
10 quilômetros feminino – Valery Ermakova
5 quilômetros masculino – Ilya Druzhinin
5 quilômetros feminino – Sophia Vakhrusheva
Revezamento por equipe – Rússia

 

Rikako Ikee, estrela feminina da natação japonesa, e que está fora da Olimpíada em tratamento contra um câncer, fez um apelo público a população de seu país incentivando a doação de sangue. O apelo foi exatamente em resposta a grave crise de saúde mundial com o Coronavírus.

Kosuke Hagino, campeão olímpico dos 400 metros medley no Rio 2016, definiu seu programa de provas para a Seletiva Olímpica do Japão. Vai nadar os 200 e 400 medley e os 200 metros nado livre. Hagino, 26 anos de idade, tirou um longo período fora do esporte e seu retorno chegou a ser dúvida.

A Seletiva Olímpica Japonesa está confirmada para o Centro Aquático de Tóquio, piscina construida para a Olimpíada, e será realizada sem público de 1o a 8 de abril. O único nadador japonês já classificado para a Olimpíada é Daiya Seto, campeão mundial em Gwangju, no ano passado, nos 200 e 400 metros medley.

O nadador japonês Hiromasa Fujimori teve a sua pena de suspensão por dois anos confirmada pelo Tribunal da Corte Suprema CAS/TAS. Fujimori, medalha de bronze nos 100 e 200 medley no Mundial de Piscina Curta em Hangzhou e quarto colocado nos 200 medley dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, testou positivo para um estimulante. O Painel de Doping da FINA já havia lhe dado dois anos de suspensão em pena que foi confirmada pelo CAS/TAS.

 

 

Nesta semana vamos ter o NSW Open, campeonato estadual de New South Wales, de 13 a 15 de março, em Sydney. Expectativa de uma competição bem forte. Entre os atletas inscritos, está o campeão olímpico dos 100 livre Kyle Chalmers, mais Minha Atherton, Matt Wilson, Cate e Bronte Campbell, Cameron McEvoy entre outros. Start list abaixo:

https://nsw.swimming.org.au/sites/default/files/assets/documents/2020%20State%20Open%20Final%20Start%20List-%20merged.pdf

Entre os nadadores estrangeiros, vão estar no NSW Open:
Federico Grabich da Argentina, Masahiro Kawane e Shinri Shioura do Japão, Jessica Eriksson da Suécia e Luan Grobblelaar da Nova Zelândia.

 

 

Começou hoje em Aquarena, Kharkiv, na Ucrânia, o Campeonato Nacional de Inverno, Seletiva Olímpica, No primeiro dia de disputas, tivemos índice olímpico nos 200 metros costas com Daryna Zevina marcando 2:09.85. A marca é 2:10.39, mas Zevina tem o recorde nacional da Ucrânia com 2:07.48. Em janeiro, na Copa dos Campeões ela nadou para 2:08.22.

Entre os homens, no primeiro dia tivemos 50 metros nado livre com vitória para o jovem Vladislav Bukhov de 17 anos com 22.30.

Vídeos olímpicos da semana

Dave Salo, treinador da University of Southern California, foi homenageado no seu último PAC12 feminino. Esta é a última temporada de Salo como treinador universitário. A partir do próximo ano, ele vai trabalhar apenas com nadadores profissionais.

Melanie Marshall, técnica de Adam Peaty, uma das poucas treinadoras de alta performance do mundo, fala em nome das mulheres no dia internacional da mulher em homenagem da  British Swimming.

Vídeos da final da seletiva da Ucrânia que começaram hoje

Show da Nike apresentando em detalhes os uniformes olímpicos de diversos países e modalidades

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *