Entramos na fase de menos 175 dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Chegou o seu Giro Olímpico com as novidades da natação e águas abertas rumo a Tóquio 2020.

 

Tokyo, JAPAN – 21 NOVEMBER, 2019 : To View the New Tokyo Aquatics Centre and Ariake Arena in Tokyo. Tokyo Metropolitan Government (TMG) is pleased to invite members of the media to view the inside of the Tokyo Aquatics Centre and Ariake Arena , currently under construction, on Thursday 21 November 2019.

 

Marcada a data de 21 de março para inauguração oficial do Centro Aquático de Tóquio, sede da natação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Presença confirmada de Daiya Seto no evento. Depois disso, o local recebe a Seletiva Japonesa de 1o a 8 de abril e na sequência o Teste Evento de 14 a 15 de abril.

 

Terminou esta semana o Training Camp de três semanas da nova geração da natação da Rússia. Em Volvogrado, atletas masculinos nascidos entre 1999 a 2001 e mulheres entre 2000 a 2002 foram submetidos a treinamentos e avaliações. A Rússia domina a natação júnior da Europa.

 

 

Comitê Paralímpico da Austrália renova patrocínio com a Speedo. Tóquio será a quarta Paralimpíada consecutiva da parceria da marca com os australianos.

 

Equipe de águas abertas da Itália faz Training Camp de Altitude em Livino em preparação para a etapa do FINA Marathon Swimming Series em Doha, no Catar, dia 15 de fevereiro. Estão no training camp as nadadoras Rachele Bruni, Arianna Bridi, Dario Varani sob o comando do treinador Fabrizio Antonelli.

 

 

A Itália em Flagstaff, e a Grã-Bretanha saindo de lá. Este grupo abaixo ficou três semanas treinando por lá e agora retorna para o seu país:

Siobhan Marie O’Connor
Duncan Scott
Ross Murdoch
James Wilby
Aimee Willmott
Max Litchfield
Joe Litchfield
Craig Benson
Jack Burnell
Tom Dean
Kathleen Dawson
Nick Pyle
Molly Renshaw
Toby Robinson
Mark Szarnek
Abbie Wood

 

 

“Brutal” (Bruut) é o nome da biografia de Sharon van Rouwendaal, campeã olímpica dos 10 quilômetros no Rio 2016. Ainda somente em holandês, o livro descreve a carreira da nadadora e está a venda online por 21,95 euros. Em breve deve ser lançado em inglês. Interessados buscar aqui:

https://bruut.shop

 

 

Bolívia já anunciou quem são os nadadores que irão aos Jogos Olímpicos pelas vagas de Universalidade. A campeã e recordista nacional Karen Torrez está confirmada no feminino e no masculino uma disputa entre Jose Quintanilla e Gabriel Castillo. Esta briga no masculino será dada ao nadador que tiver a melhor pontuação FINA em torneios internacionais até o final do período determinado pelo Comitê Olímpico da Bolívia.

 

 

Avaliação positiva do head coach da Seleção Japonesa Norimasa Hirai sobre os resultados da Copa Kosuke Kitajima. Na foto, ele aparece ao lado de Kosuke Hagino, seu maior desafio no caminho para a seletiva olímpica. Tentando recuperar o campeão do Rio 2016 nos 400 metros medley.

 

 

Duas grandes entrevistas com Mireia Belmonte na imprensa espanhola. Em ambas, muita confiança na sua preparação para Tóquio 2020. Belmonte não esconde que quer ser a porta-bandeira do desfile de abertura dos Jogos pela Espanha. Na história das participações da Espanha em Jogos Olímpicos, apenas duas vezes, em 1988 e 2004 tivemos uma mulher com esta honra.

https://www.abc.es/deportes/abci-mireia-belmonte-momento-abanderada-202001282059_noticia.html?fbclid=IwAR3ADpbfCTKXdmHd-IJBEPy2ww-VhojSSd96qakwSuOjXi93M1kWSe-56nI&ref=https%3A%2F%2Fwww.abc.es%2Fdeportes%2Fabci-mireia-belmonte-momento-abanderada-202001282059_noticia.html%3Ffbclid%3DIwAR3ADpbfCTKXdmHd-IJBEPy2ww-VhojSSd96qakwSuOjXi93M1kWSe-56nI

https://www.efe.com/efe/espana/practicodeporte/mireia-belmonte-prepara-con-mucha-ilusion-y-trabajando-duro-tokio-2020/50000944-4161277

 

 

Suécia anunciou que três nadadores estão confirmados para os Jogos Olímpicos de Tóquio baseados em suas performances nas competições classificatórias da FINA. São eles Sarah Sjoestroem, a nadadora de borboleta Louise Hansoon que estuda e treina na USC nos Estados Unidos e Erik Persson que foi semifinalista dos 200 peito nos Jogos do Rio 2016.

 

Na próxima semana tem  a Konami Open Cup no Japão, dias 15 e 16. Destaque que qualquer recorde mundial a ser batido vai valer 275 mil dólares em premiação.

Link da competição:

https://konamiopen.jp

 

 

Mantendo uma tradição, a natação australiana faz mais uma temporada de Training Camps. No total, são 8 camps, reunindo os melhores nadadores do país divididos em grupos: distância, peito, costas, borboleta, e revezamentos. A iniciativa de training camps foi introduzida pela Swimming Australia desde 1990 e tem sido uma das principais atividades nacionais reunindo os melhores nadadores do país.

https://www.swimming.org.au/news-articles/swimmers-dive-national-event-camps?fbclid=IwAR0nr4TIyDaKcSvQTJ7B3loMhAG2l9C87ZIIkY0696Zma2YGLa-NuLNCGeY

 

 

Philip Heintz, recordista alemão dos 200 medley em piscina longa (1:55.76) e curta (1:51.92) sofreu uma lesão e terá de se afastar dos treinamentos. Heintz já está classificado para Tóquio e anunciou a lesão na sua conta de Instagram. É no quadril e a mesma lesão que sofreu durante o Mundial de Gwangju no ano passado. Na época, Heintz ficou em quarto lugar nos 200 medley perdendo a medalha por apenas um décimo e não nadou a final dos 400 medley depois de se classificar com o oitavo tempo.

Heintz e Marco Koch (200 peito) são os dois únicos nadadores da Alemanha já classificados para os Jogos de Tóquio.

Alemanha terá mais cinco competições seletivas para formação da equipe nacional. A primeira já acontece no próximo final de semana em Magdeburgo. É a MWG Swim Cup.

 

 

A canadense Katarine Saavard está em busca da sua terceira Olimpíada. Medalhista do 4×200 livre no Rio 2016, Saavard tirou cinco meses de afastamento da natação, mas agora está focada em conseguir classificação nas provas de 200 livre e 200 borboleta.

https://www.journaldequebec.com/2020/01/29/les-jeux-de-tokyo-dans-la-mire-de-katerine-savard?fbclid=IwAR0L9s0NW5NmCgULoglUWWxiPFAQ5IDJHGa2ad_G1jIZlYJEEZYo6J9cRsk

A nadadora de peito Kierra Smith decidiu fazer o seu programa final para a Seletiva Canadense no Minnesota, Universidade onde ela defendeu no passado. Detalhe que fez a mudança faltando apenas dois meses para a competição que começa no dia 30 de março.

 

 

Chad Le Clos junto com a noiva foi assistir seus cavalos correrem no hipódromo da Cidade do Cabo no domingo. Antes, disputou (e venceu) duas provas no Grand Prix de Stellenbosch levando os 50 borboleta (23.98) e os 100 metros nado livre (50.76). A competição foi realizada com eliminatórias a tarde e finais pela manhã. Resultados:

http://swimsa.org/liveresults/2020/grand-prix-stellenbosch-31-january-2-february-2020

 

 

Em maio tem Campeonato Europeu na Duna Arena, em Budapeste. Ingressos já estão a venda entre 6 a 23 reais.

https://www.eventim.hu/hu/jegyek/len-europa-bajnoksag-budapest-duna-arena-1171811/performance.html

 

 

Capa da revista Swimming World de fevereiro tem a velocista holandesa Ranomi Kromowidjojo na capa. Mês passado, Kromowidjojo inaugurou uma loja de material esportivo na Holanda.

 

Novo recorde uruguaio para Martin Melconian no 30ª edición del Trofeo Ayuntamiento de Camargo na Espanha. Competição em piscina curta, Melconian venceu os 50 peito com novo recorde nacional de seu país com 26.99 e ainda venceu os 100 peito com 1:00.11.

 

 

Xu Juayu, bi campeão mundial dos 100 metros costas, anunciou que vai doar toda a premiação que arrecadou na Copa dos Campeões da FINA para as vítimas do Coronavirus em seu país. Um valor ao redor de 50 mil reais.

Vídeos da semana Olímpica

Emily Overholt do Canadá conta um pouco da sua depressão e a volta em busca de mais uma Olimpíada.

Vídeo promocional do Japan Swim 2020, Seletiva Nacional Olímpica

Faltando dois 2 meses para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

 

Competições internacionais desta semana:

6-8: Swedish Grand Prix Malmö, Suécia

7-9: Golden Tour Camille Muffat Nice, França

8-9: Meeting Internacional de Lisboa, Portugal

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *