Diferentes épocas, diferentes conquistas, mas não são poucas as referências indicando que Johnny Weissmuller foi o melhor nadador de todos os tempos. Hoje, 20 de janeiro, marca 36 anos de sua morte na cidade de Acapulco, no México, aos 80 anos de idade. Seus últimos meses foram bem difíceis pelas péssimas condições físicas.

Peter Johann Weissmuller, o Johnny Weissmuller, nasceu em 2 de junho de 1904, em Freidorf, em local que hoje é a Romênia, mas quando veio ao mundo era o Império Austro-Húngaro. Ainda bebê, Weissmuller imigrou para os Estados Unidos onde seu pai foi trabalhar como mineiro.

Após contrair poliomielite na infância, a natação foi recomendada como tratamento para o jovem Weissmuller. Foi no esporte que ele conseguiu crescer e já se destacar na equipe local do YMCA. Trabalhando como ajudante e ascensorista em um clube de elite, as habilidades aquáticas daquele jovem chamaram a atenção do treinador William Bachrach. Em 1921, aos 17 anos de idade, Weissmuller já era campeão nacional americano.

Campeonato Americano de 1920 

Um de seus grandes resultados, 51.0 nas 100 jardas livre em 1922 foi considerado por muitos anos como o melhor resultado da história da natação mundial. Incrível que Weissmuller conseguiu se manter em forma por muitos anos. Aos 37 anos, ainda nadava as 100 jardas livre para 48.5.

 

 

 

Johnny Weissmuller foi o primeiro homem a nadar abaixo da barreira do minuto nos 100 metros nado livre, foi o primeiro abaixo dos 5 minutos nas 440 jardas livre e venceu um total de 51 títulos nacionais americanos, na época AAU Championships.

Foram duas participações olímpicas, 1924 e 1928, cinco medalhas de ouro e uma de bronze, esta defendendo o time de polo aquático pois fez as duas modalidades nos Jogos de 1924 em Paris.

 

Fora das piscinas, primeiro foi modelo de cuecas, depois entrou para o mundo do cinema se tornando no mais famoso Tarzan da história. Foram 12 filmes estrelando o famoso rei das Selvas.

 

 

Veja a técnica de Johnny Weissmuller nadando como Tarzan no cinema 

Entrevista com Johnny Weissmuller 

 

 

Medalhas olímpicas de Johnny Weissmuller:

1924
Ouro – 59.00 nos 100 metros nado livre
Ouro – 5:04.2 nos 400 metros nado livre
Ouro – Revezamento 4×200 metros nado livre
Bronze – Polo aquático

1928
Ouro – 58.6 nos 100 metros nado livre
Ouro – Revezamento 4×200 metros nado livre

1 responder

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *