Ela fez história na natação brasileira. Nascida e criada em São José dos Campos em 22 de maio de 1975, foi na sua cidade que virou estrela e celebridade. Filha de pais nadadores, começou a nadar aos quatro anos para fugir das crises de bronquite. Aos seis já fazia parte da equipe competitiva da Associação Esportiva São José. Aos 13 anos, era campeã paulista. Aos 15, campeã brasileira absoluta e aos 16 estava no primeiro Pan Americano.

Fabíola Pulga Molina é a maior vencedora de provas individuais do Campeonato Brasileiro Absoluto. Segundo suas próprias contas, são 55 títulos individuais. Recordista sul-americana em piscina curta, piscina longa, medalhista em Universíades, Jogos Pan Americanos, Sul-Americanos e Mundiais Militares. Três participações olímpicas e três edições de Jogos Pan Americanos.

Está aposentada desde 2013, mas da borda da piscina, pois é uma mãe ativa, empresária de sucesso. Experiência internacional se formou na Universidade do Tennessee, depois ficou anos treinando nos Estados Unidos. Ainda foi morar e treinar na Europa, sempre investindo na sua carreira. Isso é uma de suas marcas, Fabíola sempre foi atrás de seus sonhos, de suas realizações.

Nas duas últimas edições de Jogos Pan Americanos, 2015 em Toronto e 2019 em Lima, Fabíola foi comentarista primeiro no SporTV e mais recentemente na TV Record. Ela também atuou nos Jogos do Rio 2016 na equipe do SporTV.

 

 

Casada com Diogo Yabe, os dois rodaram o mundo e se estabeleceram em São José dos Campos. Ali, atuaram junto a Secretaria Municipal da cidade no programa Atleta Cidadão visitando e ministrando clínicas para treinadores e professores. Também são envolvidos em ações comunitárias e seu Swim 4 Change é um sucesso desde a criação.

Fabíola, as filhas, e o marido Diogo, vão se mudar para Brasília. O desafio agora é fazer parte da Secretaria Nacional de Esportes, Lazer e Inclusão Social. A chamada SNELIS é responsável por um aspecto mais social na prática esportiva do país. No trabalho, a capacitação para os coordenadores gerais, pedagógicos, setoriais e de núcleos que se responsabilizam pelas diretrizes do Programa Segundo Tempo que acontece em várias cidades do país.

A SNELIS também é responsável pela implantação de diretrizes relativas aos programas esportivos educacionais, de lazer e de inclusão social. Faz ainda proposições sobre assuntos da sua área para compor a política e o Plano Nacional de Esporte.

Estão nas atribuições do SNELIS o Programa Segundo Tempo, os Jogos dos Povos Indígenas, os Jogos Escolares e é a secretaria ligada ao esporte com maior orçamento dentro do Governo Federal.

 

 

Fabíola deu entrevista ao Jornal O Vale de sua cidade natal sobre o novo cargo:
https://www.ovale.com.br/_conteudo/esportes/2019/11/92621-desafio-inedito-de-fabiola-molina.html

Matéria de Fabíola Molina com suas filhas:
https://recordtv.r7.com/esporte-fantastico/videos/filhas-da-nadadora-fabiola-molina-mostram-habilidade-na-piscina-11052019

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *