Água quente e cheiro de esgoto, foram as constantes críticas para a prova do Teste Evento de Águas Abertas realizada neste domingo no Odaiba Marine Park, em Tóquio, no Japão. Parte do programa do “Ready Steady Go”, série de eventos testes para os esportes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, uma prova de cinco quilômetros de águas abertas foi disputada no local da prova olímpica dos 10 quilômetros das águas abertas.

Eram 40 nadadores inscritos, 23 homens e 17 mulheres, mas nem todos se interessaram em “disputar” a prova. Muitos, apenas deram um par de voltas para conhecer o local e abandonaram o circuito.

Maior presença feminina olímpica na prova, cinco das 10 classificadas estavam presentes. No masculino, apenas dois dos 10 classificados. Com uma temperatura prevista para 35 graus, a organização decidiu marcar o horário de largada para as 7 da manhã. Ao final da prova, um treinador estrangeiro mediiu a temperatura da água e já apontava mais de 30 graus. Por questões de segurança, a regra da FINA determina que não se dispute provas em temperaturas acima dos 31 graus.

O Japão convive com um dos mais intensos verões dos últimos anos. De acordo com estatísticas oficiais, são 57 pessoas que perderam a vida devido as altas temperaturas durante este período e 18.347 pessoas que foram atendidas em hospitais por conta do calor.

Cornel Marculescu, diretor executivo da FINA, indicou que, se for necessário, o horário de largada da prova pode ser antecipado ainda mais.

Quem estava na prova, e não completou, foi o tunisiano Oussama Mellouli que declarou ao final: “Foi a prova com água mais quente que eu fiz na minha vida”.

Resultados Top 3
Feminino
1o Kareena Lee da Austrália 51:13.9
2o Yukimi Moriyama do Japão 51:11.9
3o Lara Grangeon da França 51:08.2

Masculino
1o Nicholas Sloman da Austrália 48:05.7
2o Gregorio Paltrinieri da Itália 48:01.1
3o Taishin Minamide do Japão 48:10.6

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *