O principal nadador do Perú Mauricio Fiol anunciou hoje em suas redes sociais que voltou a testar positivo para a mesma substância Stanozolol e está fora dos Jogos Pan Americanos de Lima. O anúncio veio faltando apenas cinco dias para o início da natação do Pan.

Anteriormente, Fiol testou positivo para Stanozolol em teste feito na véspera do início dos Jogos Pan Americanos de Toronto em 2015. Na época, ele ainda nadou a prova dos 200 borboleta no dia 13 de julho terminando na segunda colocação atrás apenas do brasleiro Leonardo de Deus ganhando a medalha de prata em resultado que posteriormente foi cancelado. No dia 14 de julho de 2015, Fiol nadou as eliminatórias dos 100 borboleta classificando com o segundo tempo para a final, mas foi entre as eliminatórias e finais que foi comunicado do seu teste positivo.

Pódio da medalha que Fiol perdeu em 2015

Desde então, Fiol que sempre se declarou inocente iniciou um longo período em busca de sua defesa. Contratou o advogado americano Howard Jaccobs mas perdeu em todas as instâncias recebendo a punição máxima de quatro anos.

No retorno de um nadador suspenso por doping é comum que a FINA realize uma série de testes antes de seu retorno. E foi nestes testes que ele voltou a testar positivo. Os testes foram os seguintes:
23 de abril – Resultado negativo
22 de maio – Resultado negativo
30 de junho – Resultado positivo para Stanozolol
7 de julho – Resultado positivo para Stanozolol

Com o teste positivo, Fiol está afastado da delegação do Perú que disputa os Jogos Pan Americanos, e segundo seu relato nas redes sociais, vai sair em busca de provar sua inocência. Configurada a culpabilidade do nadador, a suspensão prevista para o caso será de banimento.

Aqui um relato no jornal El Comércio do Perú:
https://elcomercio.pe/panamericanos-lima-2019/lima-2019-mauricio-fiol-competira-juegos-panamericanos-anunciar-dio-doping-positivo-pruebas-antidoping-natacion-noticia-nczd-661189

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *