Histórica classificação para a natação chinesa com o primeiro ouro (e primeira medalha) do país em Mundiais de Águas Abertas. Xin Xin venceu os 10 quilômetros em Yeosu garantindo a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Foi apenas mais um capítulo do pionerismo de Xin Xin nas águas abertas. Foi a primeira nadadora de seu país a vencer uma etapa da Copa do Mundo na prova de Chun’An em 2016. Até hoje, só ela venceu, e no ano passado, venceu duas etapas, Lake Megantic no Canadá e voltou a ganhar em Chun’An.

Tóquio será sua terceira Olimpíada. Em 2012, quando a piscina ainda era sua prioridade, ficou em 24o nos 800 metros nado livre nos Jogos de Londres com 8:40.88. Tinha 16 anos.

No ano seguinte, mesmo tendo batido o recorde asiático dos 800 livre, virou para as águas abertas o seu foco de treinamento. Nos Jogos do Rio, terminou na quarta colocação na prova dos 10 quilômetros.

Xin Xin não impressiona pelo tamanho, tem 1,69 de altura, pesa 58 quilos e seu treina com o mesmo técnico desde o seu desenvolvimento, o chinês JIn Hao.

Seu pai, seus tios todos foram nadadores, tem um primo que inclusive foi seu treinador na formação.

É natural da Província de Shandong onde nasceu em 6 de novembro de 1996.

Na prova de classificação para Tóquio, Xin Xin não esperava ganhar. Nadou para garantir a vaga olímpica. Completou a prova em 1 hora, 54 minutos, 47 segundos e 20 centésimos. Nado uma prova controlada e estratégica. Esteve o tempo todo no pelotão do meio e só passou para a parte da frente nos últimos 30 minutos de prova. No final, foi beneficiada por nadar no lado de fora sem ser atacada pelas adversárias.

Rumo a Tóquio, Xin Xin vai em busca de seguir seu pionerismo. No seu profile da FINA, indica que o sonho é uma medalha olímpica no Japão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *