Aos 22 anos de idade, Ruta Meilutyte anuncia sua aposentadoria

0
1337
FABIOLA MOLINA

A primeira, e única, campeã de tudo, Ruta Meilutyte anunciou hoje a sua aposentadoria do esporte. A nadadora campeã olímpica dos 100 metros peito em Londres 2012, fez um comunicado agradecendo aos fãs e anunciando o final de sua carreira.

“Obrigado a natação, eu experimentei uma vida que eu jamais poderia imaginar. Tive a oportunidade de conhecer grande parte do mundo, conhecer e trabalhar com pessoas maravilhosas. Isso é uma experiência muito especial e agora gostaria de usar tudo isso para outros caminhos, longe da piscina. Estou pronta para começar uma nova fase de minha vida. Obrigado a todos que me suportaram como pessoa e não somente como atleta”.

Ruta Meilutyte estava treinando nos Estados Unidos, mais precisamente com Dave Salo no Trojan Swim Club desde o início do ano passado. Seu plano era ficar por lá até os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A nadadora esteve no Rio de Janeiro disputando o Troféu Brasil pelo Flamengo. Um dia após a competição, Ruta ministro uma clínica para jovens nadadores na piscina do clube.

Foi neste dia que Meilutyte perdeu o primeiro teste anti-doping dos três que aconteceram neste último ano. Na verdade, ela já estava prestes a anunciar a aposentadoria por isso deixou de preencher as informações do sistema ADAMS que controlam todos os locais, horários e informações diárias dos nadadores melhores ranqueados.

Meilutyte ainda esteve no Campeonato Europeu no ano passado, mas optou ficar de fora do Mundial de Piscina Curta no final do ano. Seu último treinador, Dave Salo, havia informado no mês passado que ela havia decidido dar uma parada em sua carreira, mas nada definitivo. Até hoje, quando ela finalmente anunciou a sua aposentadoria.

Após os Jogos do Rio 2016, onde Meilutyte chegou a final, mas sem repetir a sua melhor marca na prova dos 100 metros peito, foi revelado o seu drama de depressão e as dificuldades nos anos entre os Jogos de 2012 e 2016. Isso foi retratado em um filme com o seu nome “Ruta” até hoje liberado apenas para o mercado nacional.

Sua aposentadoria precoce parece ter ligação com a frustração e a falta de motivação para seguir na carreira. Ainda no seu comunicado, Meilutyte menciona: “Até hoje, eu me dediquei por completo para a natação. Eu vivo este esporte desde os meus primeiros anos de adolescência. Por conta de todo este sistema, eu acabei por deixar meus estudos de lado, e agora vou retomá-los. Eu quero experimentar coisas simples, me conhecer melhor e vivenciar o mundo ao meu redor”.

Ruta Meilutyte nasceu Kaunas, na Lituânia, no dia 19 de março de 1997. Nadadora de destaque nas categorias inferiores, se mudou para o pai para a Grã-Bretanha, onde sob o comando do treinador Jon Rudd surpreendeu o mundo nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Lá, foi medalha de ouro abrindo o caminho para se tornar na primeira nadadora “campeã de tudo” da história.

Meilutyte foi campeã olímpica, mundial de piscina curta e longa, campeã mundial júnior e campeã mundial escolar, campeã da Olimpíada da Juventude, campeã européia de piscina curta e longa. No total, são 31 medalhas internacionais, 20 de ouro, 10 de prata e 1 de bronze.

Sua carreira também foi marcada por recordes. São 3 recordes mundiais, 8 recordes europeus e ainda mantém 18 recordes nacionais da Lituânia, todos em piscina curta e piscina longa.

Deixe uma resposta