Ontem, no Rio de Janeiro, a CBDA realizou a sua Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária com importantes decisões. Das 27 federações, Goiás e Piauí não se fizeram presentes. Também não compareceu a Comissão de Atletas da CBDA. Foram aprovadas as contas da entidade por unanimidade, bem como regulamentos e calendário da temporada. Confira:

* Os Campeonatos Brasileiros Infantis de Inverno e Verão, em decisão bem apertada, passam a ter as disputas das provas de 50 metros nos estilos.
* O Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno será disputado em três dias com quatro etapas, em sistema de finais direta.
* Não existe mais limite de prova por atleta para os campeonatos nacionais.
* Revisão das faixas etárias para as águas abertas. As categorias anunciadas para 2019 não foram aprovadas, retornamos para as mesmas utilizadas até a temporada passada.
* Foi anunciado que a CBDA tem hoje um débito entre 6,5 a 7 milhões de reais referentes a contas em aberto da gestão anterior nos anos fiscais de 2015 e 2016. Este valor era de 12 milhões de reais e vem sendo reduzido paulatinamente. A CBDA trabalha para uma ação junto as empresas aéreas afim de busca comprovantes de viagem não apresentados o que reduziriam ainda mais o valor. Com estas contas abertas, e segundo a lei, CBDA segue sem ter acesso aos recursos públicos da Lei Piva.
* Aprovada a nova composição da Assembleia da CBDA com o aumento para 14 vagas destinadas aos atletas. Estas 14 vagas são efetivas para as assembleias eletivas, para as assembleias ordinárias apenas um atleta representante da classe.
* As 14 vagas de atletas serão ocupadas por seis da natação, mais dois de cada uma das modalidades aquáticas, respeitadas as condições de regionalidade e paridade.
* A Assembleia Geral da CBDA passa a ser composta por 27 federações, cada uma com peso seis, os cinco clubes campeões nacionais das respectivas modalidades, com peso um, e 14 atletas, cada um com peso seis.
* Criação do Circuito Norte-Nordeste de Águas Abertas com cinco etapas em provas de 2 e 2,5 quilômetros.
* Aprovado o Campeonato Brasileiro CBC de Natação que será realizado na piscina do Grêmio Náutico União em formato e data que devem ser anunciados em breve.
* O Campeonato Brasileiro Absoluto, Troféu José Finkel, tem duas sedes Bauru, em São Paulo, e Curitiba, no Paraná, que ainda serão analisados para a decisão final.

Sedes e datas dos Campeonatos Brasileiros de Natação de 2019:
Campeonato Brasileiro Infantil de Natação – Troféu Ruben Dinard de Araújo 23 a 25 de maio em Belo Horizonte/MG, no Minas Tênis Clube

Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação – Troféu Arthur Sampaio Carepa 05 a 08 de junho em Belo Horizonte/MG, Minas Tênis Clube

Campeonato Brasileiro Junior de Natação de Inverno – Troféu Tancredo Neves 26 a 29 de junho em Colombo/PR, Santa Mônica Clube de Campo

Campeonato Brasileiro Junior de Natação – Troféu Júlio de Lamare 05 a 08 de novembro, Rio de Janeiro/RJ no Flamengo

Campeonato Brasileiro Infantil de Natação – Troféu Maurício Bekenn 20 a 23 de novembro em Porto Alegre/RS no Grêmio Náutico União

Campeonato Brasileiro Juvenil – Troféu Carlos Campos Sobrinho 04 a 07 de dezembro, em Vitória/ES no C.N.R.Álvares Cabral

2 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *