A aposentadoria do chinês Zetao Ning

0
404
FABIOLA MOLINA

Um dos mais populares nadadores da China deixou o esporte. O velocista Zetao Ning anunciou na sua conta de Weibo na semana passada, no mesmo dia em que completava 26 anos de idade a sua aposentadoria.

Recordista nacional dos 50 e 100 metros nado livre, recordista asiático dos 100 livre, Ning surpreendeu o mundo ao se sagrar campeão mundial em Kazan, na Rússia, em 2015.

A natação para Zetao Ning foi uma maneira de ajudar aquele menino franzino a crescer. Nadador de destaque nas categorias inferiores, nadava 200 e 400 metros medley como suas principais provas. Em 2009, com 16 anos de idade, a primeira final de Campeonato Chinês, terminou em oitavo lugar nos 400 medley.

Depois disso, dores constantes no joelho, uma calcificação óssea da região, e o impedimento da execução da pernada de peito. Nascia ali um novo velocista.

Com 18 anos, em 2011, era quarto colocado dos 100 metros nado livre no Campeonato Nacional marcando 50.05. Ao que parecia um futuro próspero veio um teste positivo para a substância Clenbuterol e o fim da esperança olímpica para Londres 2012. Foi suspenso por um ano.

Zetao Ning voltou em 2013, e em alto estilo Novo recorde nacional da China com 48.60 e campeão dos 50 livre com 22.41. Naquele mesmo ano, voltou a bater o recorde nacional e pela primeira vez recordes continentais vencendo os Jogos Nacionais com 21.91 nos 50 livre e 48.27 nos 100 livre.

Em 2014, dois bons resultados. Primeiro no Campeonato Mundial Militar na Coreia do Sul, duas vitórias nos 50 e 100 livre, e na sequência os Jogos da Ásia, também na Coreia, quatro medalhas de ouro.

O Mundial de Kazan em 2015 é o ponto alto de sua carreira. Começou levando o revezamento 4×100 metros nado livre para a final pela primeira vez na história. Mesmo terminando em sétimo lugar, o parcial de abertura de Ning (48.37) foi o segundo de toda a prova.

Quatro dias depois, Ning era campeão mundial dos 100 metros nado livre com novo recorde asiático marcando 47.84 liderando a prova de ponta a ponta com parciais de 22.76 e 25.08.

No pódio, Ning recebeu a sua medalha de ouro de campeão mundial do seu ídolo na natação, o russo Alex Popov.

Desde esta época, Ning já alternava os treinamentos com seu técnico de longa data Ye Jin em relação desde os 14 anos com o australiano Matthew Brown. Pelas regras da Federação Australiana, Brown foi obrigado a deixar o clube que trabalhava na Austrália para poder treinar Ning. Atletas estrangeiros que já testaram para substâncias proibidas não podem treinar em clubes que fazem parte a elite da natação australiana.

Brown tem estado com Ning desde então, e embora com bons resultados, algumas lesões, principalmente nos dedos em chegadas muito fortes e problemas de relação com a Federação Chinesa atrapalharam muito as suas performances.

Tudo começou quando queriam forçar Ning a nadar o revezamento 4×200 metros nado livre e tentar uma vaga olímpica para o Rio 2016 na Seletiva Chinesa de 2016. Com a recusa de Ning, a Federação passou a perseguir constantemente o nadador.

Ele foi afastado da equipe e punido por estar usando patrocínios não autorizados pela entidade. As vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Zetao Ning estava proibido de treinar com a Seleção Chinesa chegando a perder vários treinamentos.

No Rio, fora de forma, ficou em 12o nos 100 livre e nem passou das eliminatórias nos 50 livre. No retorno a China, novos problemas de lesão e mais problemas com a Federação Chinesa.

A aposentadoria de Zetao Ning tem muito de conteúdo político e pressão dos dirigentes em sua carreira. Atletas de alto nível tem altas demandas e recebem muita pressão por resultados e precisam cumprir o rigoroso sistema determinado pela entidade.

Um documentário na TV chinesa até acompanhou com detalhes o drama vivenciado pelo nadador.

Filho de pai da Aeronáutica, mãe policial e avós militares, Zetao Ning também é tenente da Marinha Chinesa.

Mensagem de Zetao Ning publicada em sua conta do Weibo:
Não tenho medo do passado, muito menos do futuro. Dizer adeus a piscina e iniciar um novo estio de vida. Qualquer limite começa do seu coração. A procura do bem, do coração ao por do sol, do sorriso para a vida, todas as coisas podem ser melhoradas. Muito obrigado por me receber, meus queridos fãs. Bençãos a todos vocês e vão também em busca de seus sonhos. O caminho para o sucesso nunca foi fácil, vá atrás deles e não desista. Muita natação para a juventude!

Zetao Ning nasceu em Zhengzhou, no dia 6 de março de 1993, tem 1,91 de altura e pesa 81 quilos. É um dos atletas mais populares do país e ainda goza de um rico contrato de patrocínio com a Adidas e tem constante presença em programas de TV e comerciais.

Deixe uma resposta