Começou a luta pelas 878 vagas da natação olímpica de Tóquio 2020. Desde 1o de março se iniciaram as competições que são válidas para obtenção dos índices classificatórios para as Olimpíadas. Competições previamente registradas na FINA serão disputadas até o dia 29 de junho de 2020.

Entre as competições que servem como classiificatória o Mundial, o Mundial Júnior, os Campeonatos Continentais, as etapas da Copa do Mundo, e um limite de quatro competições por país por ano mais dois campeonatos nacionais. Para o calendário de 2019, todas competições ofiializadas devem ter sido submetidas a FINA até 31 de dezembro do ano passado. Para as competições em 2020, o prazo para registro na FINA vai até 1o de novembro deste ano.

Os 878 nadadores a serem apurados serão classiificados na seguinte ordem
1. Todos os atletas com índice A
2. Todos os atletas classificados por revezamentos
3. Todos os atletas classificados por Universalidade
4. Todos os atletas com índice B

Com os resultados válidos desde 1o de março, tivemos o primeiro homem e a primeira mulher a fazerem os índices A estabelecidos pela FINA. Entre os homens, foi o lituano Dana Rapsys no Campeonato Nacional de Inverno da Lituânia e entre as mulheres, a italiana Federica Pellegrini no Troféeu Cittá de Milano. Detalhe que ambos conseguiram vaga para 2020 na prova dos 200 metros nado livre.

Rapsys venceu o Campeonato Nacional de Inverno de seu país marcando 1:46.71. No ano passado, Rapsys foi campeão europeu da prova e terminou a temporada com 1:45.12, melhor tempo do mundo em 2018.

Pellegrini também ganhou a vaga para Tóquio nos 200 livre. Venceu o Cittá de Milano com 1:57.18, um tanto distante do seu melhor, o recorde mundial da prova, imbatível desde 2009, 1:52.98.

Confira aqui os documentos com todas as informações, índices, datas e regras da classificatória para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020:
sistemaqualificacaoFINA

sistemadequalificacao

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *