A revista americana Swimming World está circulando com a sua edição de novembro e traz em destaque a escolha dos melhores atletas do mundo nas águas abertas em 2018. Diferente da natação, onde a revista faz uma pesquisa global com especialistas para a votação, as águas abertas são deliberadas pela própria editoria da revista.

Na escolha deste ano, a holandesa Sharon van Rouwendaal e o húngaro Kristof Rasovszky foram os apontados. É a terceira vez que Rouwendaal leva o título repetindo os anos de 2014 e 2016 enquanto foi a primeira vez que Rasovszky foi vencedor.

Os dois foram os nadadores mais destacados no Campeonato Europeu de agosto deste ano em Glasgow, na Escócia. Rouwendaal venceu as provas de 5, 10 quilômetros e o revezamento, além de ter ficado em segundo lugar na prova dos 25 quilômetros. Rasovsky foi ouro nos 5 e 25 quilômetros e perdeu os 10 quilômetros por um décimo de segundo.

Fora do Europeu, Rouwendaal venceu uma etapa do Circuito da FINA Marathon Swim Series e ficou três provas no Top 4. Rasovszky também brilhou no Circuito da LEN de águas abertas vencendo todas as provas que disputou.

2018 é um ano atípico da modalidade. Sem confronto global, os melhores atletas se dividiram nas disputas do Pan Pacífico, Europeu e algumas provas do FINA Maraton Swim Series. A brasileira Ana Marcela Cunha já é a virtual campeã mundial da temporada bastando apenas largar na prova que encerra a temporada neste mês. Nos critérios da FINA, o atleta vencedor do FINA Marathon Swim Series será apontado como o melhor do mundo em 2018.

No prêmio de melhor nadador de águas abertas do mundo da revista Swimming World, apenas uma vez, um brasileiro foi vencedor. Foi Poliana Okimoto no ano de 2013.

Veja a relação de todos os vencedores:

Ano Feminino Masculino
2018 Sharon van Rouwendaal, NED Kristof Rasovszky, HUN
2017 Aurelie Muller, FRA Ferry Weertman, NED
2016 Sharon van Rouwendaal, NED Ferry Weertman, NED
2015 Aurelie Muller, FRA Jordan Wilimovsky, USA
2014 Sharon van Rouwendaal, NED Andrew Gemmell, USA
2013 Poliana Okimoto, BRA Thomas Lurz, GER
2012 Eva Ristov, HUN Ous Mellouli, TUN
2011 Keri-Anne Payne, GBR Thomas Lurz, GER/Spyros Gianniotis, GRE
2010 Martina Grimaldi, ITA Valerio Cleri, ITA
2009 Keri-Anne Payne, GBR Thomas Lurz, GER
2008 Larisa Ilchenko, RUS Maarten van der Weijden, NED
2007 Larisa Ilchenko, RUS Vladimir Dyatchin, RUS
2006 Larisa Ilchenko, RUS Thomas Lurz, GER
2005 Edith van Dijk, NED Thomas Lurz, GER/Chip Peterson, USA

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *