Sétima integrante da delegação, a quarta do time feminino sendo apresentada pela Best Swimming. \

FERNANDA DE GOEIJ, nascida em Curitiba 11/11/2000, 1,60m e 57kg

Natação é coisa de família, principalmente para os Goeijs. As gêmeas Luiza e Fernanda seguiram os passos do irmão Rodrigo. Em breve período morando no Guarujá, nadaram no Vila Souza com o técnico Ricardo, depois passaram pela Escola de Natação Amaral até chegar ao Clube Curitibano onde está ha cinco anos.

Um detalhe que pouca gente sabe sobre a carreira de Fernanda é sua origem no borboleta. Um problema na coluna impediu de seguir os treinos no estilo e a mudança para o nado que lhe deu os títulos nacionais e as vagas na Seleção Brasileira.

Com a irmã gêmea Luiza

O primeiro Campeonato Nacional ainda nadando pelo Amaral foi o Troféu Ruben Dinard de Araújo, Brasileiro Infantil de Inverno em 2013, na piscina do Corinthians, em São Paulo. Lá, Fernanda nadou a primeira prova, os 100 metros costa Infantil I feminino e garantiu a sua primeira final. Terminou em sexto lugar com 1:14.49. A prova foi vencida por Maria Luiza Pessanha, agora sua companheira de Seleção nos Jogos Olímpicos da Juventude. Dois dias depois, Fernanda ficou em quinto nos 200 metros costa com 2:40.15.

Poucos meses depois, Fernanda nadava o Brasileiro de Verão, Troféu Maurício Bekenn em Vitória, no Espírito Santo, onde ficou em terceiro nos 100 costa (1:11.73) e mesma colocação nos 200 costa com 2:34.71.

Dois anos depois, Fernanda conquistou o seu primeiro título nacional ao vencer os 100 metros costa Juvenil I no Troféu Arthur Sampaio Carepa com 1:04.71. Na mesma competição, o segundo título, nos 200 costa com 2:20.80.

Junto com a irmã Luiza nadaram vários revezamentos juntas. Ainda juntaram com as duas irmãs Rafaela e Daniela Raurich para fazer o “revezamento família” em disputas de clubes e também pela Seleção do Paraná.

Desde o ano passado, Fernanda está nos pódios dos campeonatos nacionais. O primeiro foi o Maria Lenk terminando com duas pratas nos 100 costa (1:02.04) e 200 costas (2:13.33).

5 ouros, 5 recordes nos Jogos Sul-Americanos da Juventude em 2017

Fernanda está na Seleção Brasileira desde 2015 quando fez o time do Sul-Americano Juvenil de Lima, no Perú. Em 2016, foi ao Mundial Escolar na Turquia e no ano passado as Ginasíades em Budapeste e os Jogos Sul-Americanos da Juventude. Este ano serviu a equipe Júnior que representou o Brasil nos Jogos ODESUR, em Cochabamba, na Bolívia. Ainda no ano passado estava na equipe do Mundial Júnior em Indianápolis onde chegou a semifinal dos 50 metros costa.

Esta é a segunda temporada que está treinando com Rodrigo Herval Felipe no Curitibano. Com ele fez um programa específico para as três provas de costa, 50, 100 e 200 metros. Perguntada sobre qual delas prefere, Fernanda não titubeia para responder “os 200 metros”. Diz que consegue colocar melhor seu ritmo, sua força, sua técnica.

Rodrigo Felipe e Fernanda

Para os Jogos da Juventude, junto com seu treinador que vai estar por lá custeado pelo Clube Curitibano com a companheira de equipe de tantos anos Rafaela Raurich, Fernanda vai competir no “espírito família”, do jeito que ela gosta.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *