Michael Phelps se despediu da natação em solo americano. A participação na Seletiva Americana encerrada no domingo foi a última competição de sua carreira por lá. Foram três provas, três vitórias, garantindo as vagas olímpicas dos 100 borboleta, 200 borboleta e 200 medley, mais o revezamento 4×100 medley.

Com os resultados de Omaha, Phelps agora tem 16 vitórias em USA Olympic Trials. O mais próximo concorrente é Mark Spitz que parou nas seis. Depois vem Tom Dolan com cinco, Matt Biondi e Aaron Peirsol com quatro e outros quatro nadadores com três vitórias: Charlie Hickcoz, Mike Bruner, Gary Hall Jr. e Brendan Hansen.

Michael-Phelps-by-Mike-Lewis-30-640x426

Phelps sempre teve programas carregados. Desta vez, apenas três provas, três vitórias. Entre os recordes que ele acumula na competição está o de maior número de vitórias em uma seletiva, conquista de 2008 com cinco vitórias. Mark Spitz em 1972 e o próprio Phelps ganharam quatro nos anos de 2004 e 2012.

Com a vitória dos 200 borboleta e dos 200 medley, Phelps se tornou no primeiro e único a vencer uma mesma prova por quatro seletivas. Com três, Gary Hall Jr. nos 50 livre, Brendan Hansen nos 100 peito e o próprio Phelps nos 200 livre.

A vaga para a quinta Olimpíada deu a Phelps algo que nenhum outro nadador já havia conseguido. Ele se iguala a Dara Torres, a única nadadora a estar presente em cinco Jogos. Phelps neste aspecto, consegue dois parâmetros. Em 2000, ele se tornou no mais jovem nadador americano em Olimpíadas com 15 anos de idade e agora vai para o Rio como o único a chegar a cinco Olimpíadas.

Veja as três vitórias de Michael Phelps no 2016 USA Olympic Trials:

https://www.youtube.com/watch?v=Fg3cMLQpu6k

https://www.youtube.com/watch?v=X2AtP49YB5U

https://www.youtube.com/watch?v=4w8B-l4XSps

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *