Tudo, ou quase tudo, que você tiver de dúvidas faltando 100 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. A Best Swimming fez o máximo para esclarecer tudo relacionado a Olimpíada.

A 100 dias dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, 100 perguntas para você saber de tudo sobre o maior evento esportivo do mundo.

1) Quando começa?
Dia 5 de agosto, no Maracanã, a partir das 20 horas, teremos a cerimônia de abertura dos Jogos.

2)Vai até quando?
O encerramento é no dia 21 de agosto, dia em que se entregam 12 medalhas de ouro, uma delas, a da da maratona dentro da cerimônia de encerramento.

3) E a natação quando começa e termina?
Natação começa na manhã seguinte da abertura, ou seja, as primeiras eliminatórias no dia 6 de agosto, um sábado. São oito dias de provas e termina no dia 13 de agosto.

4) Quais as datas das águas abertas?
Um dia de intervalo dia 14, e no dia 15 de agosto teremos a prova feminina dos 10 quilômetros, no dia seguinte, 16 de agosto, a prova masculina.

5) Quantos atletas irão participar dos Jogos do Rio?
O número é aproximado, mas é o limite estabelecido pelo COI de 10.500 atletas.

6) Quantas modalidades esportivas serão disputadas?
São 28 esportes, sendo que dois, golfe e rugby estão voltando a disputa olímpica.

7) Como o Rio ganhou esta Olimpíada?
Primeira Olimpíada na América do Sul, foi escolhida na Assembleia Geral do COI no dia 2 de outubro de 2009 em Copenhague, na Dinamarca. Eram quatro candidatas, Chicago nos Estados Unidos, Tóquio no Japão e Madri na Espanha. Chicago foi a primeira eliminada, depois Tóquio, e na final o Rio bateu Madri por 66 a 32 votos.

8) Onde serão as cerimônias de abertura e encerramento?
No Maracanã, que já está fechado e recebendo os ajustes para o evento. Será a primeira vez desde os Jogos Olímpicos de 1900 que o local da abertura dos Jogos não será o mesmo da disputa dos eventos de atletismo, marcados para o Engenhão.

9) Outros fatores inéditos nas arenas?
Será a primeira vez que todos os eventos de ginástica serão na mesma arena e pela primeira vez, um parque aquático irá receber três modalidades simultâneas, no Maria Lenk com a disputa do nado sincronizado, saltos ornamentais e a primeira fase do polo aquático.

10) Quantos países participarão dos Jogos?
O Comitê Olímpico Internacional tem 206 membros, todos são esperados para a disputa dos Jogos. Até abril, 168 já tinham pelo menos um atleta classificado para a competição. Uma equipe a mais foi incluída na competição que representa os refugiados de guerra e denominados Atletas Olímpicos Refugiados (ROA) que competirão pela bandeira do COI.

11) Quantos países competem pela primeira vez nos Jogos?
Kososo e Sudão do Sul fazem suas estreias no movimento olímpico.

12) Qual o slogan dos Jogos?
Viva sua paixão.

Rio-2016-Slogan-Wallpaper-1024x768

13) E o mascote?
Vinicius, é o nome do mascote amarelo que combina diferentes animais da fauna brasileira e que junto com Tom, a mistura das plantas da floresta brasileira, formam a dupla dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Tom e Vincius foi a dupla de nomes escolhida em votação online batendo as outras opções de Oba e Eba, e Tiba Tuque e Esquindim.

mascotes_copacabana_forte_leme_alexferro_23112014_-4277_1

14) Onde serão as provas da natação?
No Estádio Aquático Olímpico, recentemente inaugurado e testado. A piscina olímpica da Barra fica dentro do Parque Olímpico, é a última arena para quem entra no portão principal na Avenida Abelardo Bueno.

15) Qual a capacidade do Estádio Aquático Olímpico?
A sua construção previa 18 mil espectadores, porém com a colocação de quatro vigas de sustentação do teto na parte de dentro da arena, uma quantidade enorme de pontos cegos vai reduzir drasticamente a capacidade. A disposição da imprensa e de lugares para cadeirantes foram outros fatores para a capacidade final de 12.500 lugares, número de ingressos que foram colocados a venda.

160425101057-olympics-aquatic-venue-from-outside-super-169

16) Qual o preço dos ingressos?
Foram colocados 7,5 milhões de ingressos a venda, 200 mil a menos do que nos Jogos de Londres 2012. Preços variam de 40 reais para os mais baratos até 4.600 reais para os assentos nobres da cerimônia de abertura. Cerca de 3,8 milhões de ingressos custam 70 reais ou menos.

17) Ainda existem ingressos a venda para a natação?
Teoricamente sim. Os ingressos foram distribuídos para agências e comitês olímpicos. Quando você acessa o site dos ingressos a informação é de arena lotada, mas não se surpreenda se tivermos mais uma leva de ingressos nos próximos meses.

18) Como serão estes ingressos para assistir as águas abertas na praia da Copacabana?
A prova dos 10 quilômetros de águas abertas serão disputadas no Posto 6 da praia de Copacabana. Na área, um cercado será montado deixando estas pessoas que compraram ingressos mais perto das áreas de largada e chegada próximo ao Forte de Copacabana.

19) Ainda existem ingressos para as águas abertas?
De acordo com o site, os ingressos ainda não estão disponíveis, ficar ligado e acessar www.ingressos.rio2016.com.

20) Quantos atletas vão participar da natação?
A FINA estabeleceu como limite máximo para a competição de 900 nadadores.

21) Quais os critérios de escolha destes 900 atletas?
Atletas com índices A ganham direito automático de participação, máximo de dois atletas por país por prova, depois os atletas para as provas de revezamento, os atletas de Universalidade e por fim os atletas com índice B, neste limite de um atleta por país por prova.

22) Qual a diferença do índice A e B?
Índices A são iguais ao 16o lugar das eliminatórias dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Os índices B são um percentual de 3,5% em cima dos índices A.

23) Quando teremos todos os nomes de atletas definidos para a natação olímpica?
Dia 18 de julho, prazo final de inscrição.

24) E os revezamentos?
Doze revezamentos classificaram-se automaticamente, os doze melhores do Mundial de Kazan no ano passado. Quatro vagas virão do ranking mundial dos tempos desde 1o de março do ano passado a 31 de maio deste ano.

25) Quantos revezamentos o Brasil vai ter no Rio 2016?
Já temos quatro equipes classificadas, 4×100 livre e 4×100 medley masculinos, 4×100 livre e 4×200 livre femininos.

26) E os outros dois?
O 4×200 livre masculino é o primeiro da repescagem e o 4×100 medley feminino aparece em segundo, atrás da Finlândia. E maio, teremos o Europeu, provavelmente a única e última chance de nossas posições serem alteradas.

Coletiva de imprensa, realizada no Parque Aquatico Maria Lenk. 21 de abril de 2016, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress

Coletiva de imprensa, realizada no Parque Aquatico Maria Lenk. 21 de abril de 2016, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress

27) Quantos nadadores o Brasil vai ter no Rio 2016?
São 30 atletas já convocados, dois esperando a definição dos revezamentos da repescagem. É nossa maior delegação olímpica de natação da história.

28) Quantas provas no programa olímpico?
São 32 provas, 26 individuais e seis de revezamento.

29) Quantas medalhas serão distribuídas por dia na natação?
O programa de oito dias tem quatro premiações distribuídas todos os dias.

30) Qual a prova que abre a natação olímpica do Rio 2016?
Os 400 medley masculino esta é a primeira medalha de ouro a ser distribuída na natação olímpica do Rio 2016.

31) Quantos atletas vão ser nas águas abertas?
50, 25 de cada sexo. Já são conhecidos 20, 10 de cada sexo, os 10 primeiros colocados na prova dos 10 quilômetros do Mundial de Kazan. Os demais 15 serão conhecidos no Pré-Olímpico que acontece nos dias 11 e 12 de junho em Setúbal, Portugal.

32) Quantos nadadores o Brasil vai ter nas águas abertas do Rio 2016?
Serão três, repetimos o número e os nomes que estiveram nos Jogos de Beijing em 2008, Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto e Allan do Carmo.

33) Como será o circuito das águas abertas?
O Comitê Rio 2016 mantém tão informação em sigilo, mas sabe-se que serão evitadas muitas voltas, até mesmo pela dificuldade e situação das condições naturais. A tendência é de um circuito de 2,5 quilômetros com quatro voltas.

Kaio Marcio. Trofeu Maria Lenk de Natacao, realizado no Centro Aquatico Olimpico. 17 de abril de 2016, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress

Kaio Marcio. Trofeu Maria Lenk de Natacao, realizado no Centro Aquatico Olimpico. 17 de abril de 2016, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress

34) Dos 30 nadadores da Seleção Brasileira, qual é o mais veterano?
Kaio Márcio Almeida, vai nadar a sua quarta Olimpíada com 31 anos de idade. No próximo dia 19 de outubro, ele completa 32 anos. É o mais velho do grupo.

35) E o mais jovem?
Gabrielle Roncatto, tem 17 anos, mas completa 18 antes dos Jogos, dia 19 de julho.

36) E nas águas abertas? Quais os mais jovens e veteranos?
Poliana Okimoto completou 33 anos de idade no dia 8 de março, é a mais veterana. Ana Marcela Cunha, a mais jovem, no mesmo mês de março, dia 23, completou 24 anos.

37) Quem é nossa nadadora mais veterana a disputar os Jogos Olímpicos?
Foi Fabíola Molina, olímpica em 2012 em Londres pela terceira vez quando tinha 37 anos de idade.

38) E quem foi o nosso mais jovem representante na natação olímpica?
Esta faz tempo, Talita Rodrigues, integrou o revezamento 4×100 livre feminino do Brasil nos Jogos de 1948 em Londres quando tinha 13 anos de idade. Ela também é a atleta olímpica do Brasil mais jovem entre todos os esportes.

39) Quem tem mais Olimpíadas nos atletas aquáticos do Brasil?
Thiago Pereira, Kaio Márcio e Joanna Maranhão irão para a quarta Olimpíada. Com isso, igualam Gustavo Borges e só ficam atrás de Rogério Romero que tem cinco participações olímpicas.

40) Quantos estreantes no time olímpico da natação do Rio 2016?
São 16 dos 30 já convocados que irão participar pela primeira vez dos Jogos Olímpicos. No caso de convocação dos dois nadadores para os revezamentos da repescagem, André Pereira para o 4×200 livre e Jhennifer Alves para o 4×100 medley, chegaremos a 18 estreantes em Olimpíadas dos 32 atletas.

24 de Abril  de 2016 - Revezamento da Tocha Olímpica em Tessalonik. Foto: Roberto Castro/ME/Brasil2016

24 de Abril de 2016 – Revezamento da Tocha Olímpica em Tessalonik.
Foto: Roberto Castro/ME/Brasil2016

41) E o revezamento da tocha quando chega ao Brasil?
A tocha foi acesa em Olímpia no dia 21 de abril e chegará a Brasília no dia 3 de maio.

42) Quantas cidades a tocha vai percorrer no país?
Serão 326 cidades em todas as regiões e Estados. Esta será a quarta maior rota doméstica da história do revezamento da tocha olímpica.

43) Quem fez a tocha?
Chelles & Hayashi Design foi a vencedora do concurso reunindo 76 agências brasileiras. A tocha é produzida em alumínio reciclado e tem acabamento acetinado. Formada por seis segmentos que se abrem quando é acesa também conhecido como o momento do beijo e que remetem a paisagem natural do Rio de Janeiro.

44) Quantos irão carregar a tocha?
Até a chegada triunfal no Maracanã no dia 5 de agosto, serão 12 mil carregadores por todo país. Cada um vai correr 200 metros sempre acompanhados de dois guardiões da tocha.

45) E se a tocha apagar?
Um total de seis fogos se mantém acesos e guardados nos carros de apoio para o processo do revezamento da tocha. Em caso de a tocha apagar, uma pessoa encarregada fará o imediato re-acendimento da mesma.

rio-og-2016

46) E a logomarca Rio 2016?
Esta foi escolhida em outro processo reunindo 138 agências brasileiras, oito finalistas. O desenho vencedor foi da agência carioca Tátil e lançado em dezembro de 2010 na festa do Reveillon. O logotipo é representado pela união de três figuras humanas unidas pelas mãos e pés nas cores verde, amarelo e azul. O símbolo é tridimensional, e representa o ato de abraçar, único na cultura brasileira, simbolizando a cultura acolhedora e receptiva do brasileiro, além do morro do Pão de Açúcar. A figura também tem outras interpretações da figura que formam “2016” e a palavra “Rio”.

47) Como serão os horários dos Jogos?
Algumas modalidades, consideradas de alto interesse público, terão horários ajustados para a costa Leste americana, atendendo a cadeia NBC dos Estados Unidos. Pagando 7 bilhões de dólares, pelos direitos de transmissão, a emissora solicitou horários diferenciados para natação, atletismo, volei de praia entre outros.

48) Quais os horários das eliminatórias e finais da natação?
Eliminatórias da natação a partir das 13 horas, finais a partir das 22 horas. Nas oito etapas da natação, todas tem aproximadamente duas horas de finais, terminando por volta da meia noite.

49) E as águas abertas?
As provas de águas abertas acontecerão as 10 da manhã doas dias 15 e 16 de agosto.

50) Algum equipamento será utilizado pela primeira vez na natação?
O acessório para saída de costas, aprovado em 2013, testado em 2014, oficializado em 2015, faz a sua estreia nos Jogos Olímpicos. Outro implemento que também entra na disputa olímpica é o lap counter digital, dispositivo que mostra o número de voltas para o nadador fundista desenvolvido pela Omega e que fica no fundo da piscina para controle do atleta.

51) Quando vamos ter a lista final dos atletas para a natação olímpica?
O start list sai apenas dois dias antes da natação, ou seja, no dia 4 de agosto, mas provavelmente, no final de julho já deveremos ter uma pré-lista com os nomes dos atletas inscritos.

52) Podem haver substituições em provas da natação?
Sim, desde que o atleta tenha índice A na prova ele poderá substituir outro atleta inscrito.

53) Com a definição do time brasileiro no Maria Lenk, podem haver novos índices?
Sim, a equipe brasileira vai participar de competições nos Estados Unidos e na Europa. Novas marcas podem ser alcançadas, mas sem substituição de nomes, os convocados foram os 30 já relacionados.

54) Como será a largada da prova de águas abertas?
Um pier será colocado na praia de Copacabana, onde os atletas saltarão nas suas respectivas raias.

55) E a chegada?
Um pórtico de chegada será colocado pela Omega onde os atletas deverão fazer o seu toque de chegada. Cada atleta terá um par de chips a serem colocados nos seus punhos, mas o toque na chegada é que decide a prova.

gettyimages-483164354

56) Para quem serve os chips se o atleta tem de fazer o toque na chegada?
O controle de chips dá o parcial dos atletas durante a disputa, assim poderemos saber os tempos parciais a cada volta além das posições intermediárias.

57) Onde ficarão os treinadores para alimentar seus atletas?
O dispositivo final da prova ainda não foi apresentado, mas provavelmente no pier de largada ficarão os treinadores. Devem ser oferecidos dois pontos de alimentação para cada atleta. É obrigatória a indicação de pelo menos uma pessoa por atleta nos pontos de alimentação.

58) Quantas áreas serão disputadas os Jogos?
São quatro principais, Barra da Tijuca, onde está o Parque Olímpico, Copacabana onde acontecem as águas abertas, Deodoro e o Maracanã. Além disso ainda temos o Sambódromo, Engenhão e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

59) Quantas arenas e locais de competição no total?
São 32 no Rio de Janeiro, mais os estádios de futebol no Itaquerão em São Paulo, Arena Amazônia em Manaus, Arena Fonte Nova em Salvador, Estádio Nacional em Brasília e o Mineirão em Belo Horizonte.

60) Quem vai fazer a transmissão pela TV?
Nas TVs abertas, Globo, Band e Record farão a transmissão. Nas TVs fechadas SporTV, ESPN e Fox Esportes.

miolo1-18x20-01

61) Quem vai ter a maior cobertura?
O SporTV vai ter 16 canais na TV, 93% da Olimpíada será transmitida ao vivo. Isso sem contar as transmissões via internet. Na equipe, um total de 110 comentaristas especializados nos esportes em disputa.

62) E onde vai ficar a pira olímpica?
Ainda é segredo do Rio 2016, mas a tocha chegará ao Maracanã na noite do dia 5 de agosto e haverá o acendimento formal. Uma pira olímpica ficará disposta no centro da cidade, em local ainda não anunciado.

63) Quantas medalhas serão distribuídas?
No total, se não tivermos empates, são 306 séries de medalhas a serem distribuídas, sendo 161 nas provas masculinas, 136 nas provas femininas e nove em provas mistas.

64) Quantos voluntários vão trabalhar no Rio 2016?
O número previsto era de 70 mil, porém com o corte de custos, serão 45 mil voluntários no trabalho.

65) Quantos funcionários envolvidos?
Do Rio 2016 são 6.500 funcionários e mais 85 mil especialmente contratados para o evento.

66) Qual a temperatura que teremos durante os Jogos?
Baseado na média da época, uma temperatura entre 19 a 26 graus.

67) Quantas vezes o Brasil participou dos Jogos Olímpicos?
O Brasil começou a participar do movimento olímpico a partir da 6a Olimpíada em 1920 na Antuérpia, desde então, ficamos de fora apenas dos Jogos de 1928 em Amsterdam.

68) Quantas medalhas o Brasil tem nos Jogos Olímpicos?
No total, são 22 Jogos, 108 medalhas conquistadas, 23 de ouro, 30 de prata e 554 de bronze.

69) Qual nosso melhor esporte em número de medalhas?
Se considerarmos o número total, Judô tem 10 medalhas, mas nos ouros, dá a Vela com 6 medalhas de ouro. Judô tem 19 medalhas sendo três de ouro, três de prata e 13 de bronze, a Vela, 17 medalhas, sendo seis de ouro, três de prata e oito de bronze.

70) Quantas medalhas tem a natação?
São 13 medalhas, um ouro, quatro pratas e oito bronzes.

71) Quem são nossos maiores medalhistas?
É da Vela, Robert Scheidt e Torben Grael ambos com cinco medalhas, sendo que Scheidt tem duas de ouro, duas de prata e uma de bronze, Grael tem as mesmas duas de ouro, mas uma de prata e duas de bronze.

Roberto Scheidt

Roberto Scheidt

72) E na natação, quem é nosso maior medalhista?
Gustavo Borges com quatro medalhas, duas pratas e dois bronzes. Depois vem Cesar Cielo com três, sendo uma de ouro, e dois bronzes.

73) Qual a prova mais olímpica da natação do Brasil?
É os 100 livre masculino, são 29 nadadores participantes e quatro medalhas conquistadas.

74) E qual a pior prova olímpica da natação do Brasil?
Os 200 costas feminino, única prova de todo programa olímpico que o Brasil nunca participou.

75) Qual o país mais vitorioso dos Jogos Olímpicos?
Os Estados Unidos lideram, com folga, o quadro olímpico de medalhas. São 2404 medalhas, 976 delas de ouro.

76) Em que posição o Brasil está no ranking olímpico de medalhas?
Com 108 medalhas, o Brasil aparece em 37o lugar no ranking olímpico.

77) Quem vai carregar a bandeira do Brasil na abertura dos Jogos?
Segredo mantido em sete chaves, deve ser um atleta de destaque, mas com certez a natação está de fora desta disputa. A natação começa no dia seguinte a cerimônia o que deixaria impossível qualquer atleta de performance.

78) Alguma vez um nadador carregou a bandeira no desfile de abertura das Olimpíadas?
João Gonçalves Filho disputava sua quinta Olimpíada em 1968, mas a terceira pelo polo aquático. Ele esteve em 1952 e 1956 pela natação, 1960, 1964 e 1968 pelo polo. Foi ele o primeiro e único atleta dos esportes aquáticos a carregar nossa bandeira na abertura dos Jogos.

79) Qual será o patrocinador do uniforme do Brasil?
Pela segunda Olimpíada consecutiva, o Brasil vai de Nike. A natação não tem um patrocinador de fardamento, assim, cada atleta poderá utilizar o seu próprio traje.

Uniformes Nike Rio 2016

Uniformes Nike Rio 2016

80) A lista dos trajes de 2016 é diferente do ano passado?
Sim, a nova lista atualizada já está disponível no site da FINA. Novos trajes foram incluídos e todos, sem exceção, devem estar disponíveis para compra no mercado. Os atletas serão inspecionados momentos antes de suas provas com relação ao tipo de traje que utilizam, além de suas toucas e óculos. Tudo deve estar na lista da FINA.

81) E os uniformes do desfile de abertura?
Foram desenhados pela estilista Lenny Niemeyer com participação da C&A e Luminosidade.

82) Os atletas competem e deixam a Vila como nos outros Jogos?
Por questões financeiras e de logística, o Brasil tem enviado seus atletas de volta para casa após suas competições. Mesmo que deixem a Vila, os atletas seguem com suas credenciais, que vão garantir seus acessos aos estádios e arenas para acompanhar as competições, além de poder continuar fazendo suas refeições na Vila.

83) Onde é a Vila Olímpica?
A Vila dos Atletas fica localizada no Recreio, a cerca de 10 minutos da entrada principal do Parque Olímpico da Barra. É um complexo de edifícios chamado Ilha Pura que está sendo construído e passará a ser habitado em 2017.

84) O público em geral vai ter acesso a Vila Olímpica?
Não, desta vez nem familiares. Nos Jogos anteriores, parentes podiam visitar os atletas na Vila. Neste Jogos, haverá um local onde os atletas poderão receber seus familiares e amigos, sem perturbar outros atletas na Vila que passa a ser exclusiva de quem é portador da credencial.

85) Quais estrelas da natação não vão estar no Rio?
Ainda não terminaram as seletivas olímpicas, mas um grupo seleto de veteranos já perdeu a chance de representar as suas seleções no Rio 2016. Entre eles, Grant Hackett da Austrália, Kosuke Kitajima do Japão, Roland Schoeman da África do Sul e Cesar Cielo do Brasil.

Cesar Cielo. Trofeu Maria Lenk de Natacao, realizado no Centro Aquatico Olimpico. 20 de abril de 2016, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress

Cesar Cielo. Trofeu Maria Lenk de Natacao, realizado no Centro Aquatico Olimpico. 20 de abril de 2016, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress

86) Cesar Cielo pode ser convocado?
Pode, caso um dos dois nadadores de 50 livre, Bruno Fratus ou Italo Duarte sejam cortados por motivo de força maior, ou ainda no revezamento 4×100 livre caso tenhamos dois cortes (Cielo ficou com o 7o tempo nos 100 livre).

87) Quantos medalhistas da natação em 2012 não vão estar no Rio 2016?
Perderam suas vagas em seletivas:
Cesar Cielo do Brasil bronze nos 50 livre
Michael Jamieson da Grã-Bretanha prata nos 200 peito
Takeshi Matsuda do Japão bronze nos 200 borboleta
Se aposentaram:
Brent Hayden do Canadá, bronze nos 100 livre
Peter Vanderkaay dos Estados Unidos, bronze nos 400 livre
Christian Sprenger da Austrália, prata nos 100 peito
Brendan Hansen dos Estados Unidos, bronze nos 100 peito
Evgeny Korotyshkin da Rússia prata nos 100 borboleta
Marleen Veldhuis da Holanda bronze nos 50 livre
Rebecca Adlington da Grã-Bretanha bronze nos 400 e 800 livre
Rebecca Soni dos Estados Unidos, ouro nos 200 peito e prata nos 100 peito
Doping:
Tae Hwan Park da Coreia, prata nos 200 livre e 400 livre
Yulia Efimova da Rússia, bronze nos 200peito
Faleceu:
Camille Muffat ouro nos 400 livre e prata nos 200 livre

88) Quantos árbitros o Brasil vai ter na natação do Rio 2016?
Serão 11 árbitros, 10 árbitros mais um juiz de partida.

89) Como é a situação do nadador reserva do 4×100 livre?
Gabriel Silva Santos foi o único nadador extra convocado pela CBDA. Ele vai ser o reserva do 4×100 livre, mas obrigatoriamente terá de nadar a eliminatória da prova. Caso não nade, a equipe será desclassificada.

90) Existe alguma exceção para Gabriel não nadar e a equipe não ser desclassificada?
Sim, desde que ele tenha um problema médico, apresente um quadro que impeça a sua participação. A FINA está aprovando uma adição na regra que a saída do atleta só será autorizada após a avaliação médica da própria entidade identificando a impossibilidade do atleta participar da prova.

91) Se tivermos empate entre dois atletas ou revezamentos na oitava colocação nas eliminatórias ou semifinais, como será feito o desempate?
Um “swim off”, uma prova de desempate será feita envolvendo os atletas empatados. Algo que ocorreu com Fernando Scherer na prova dos 50 livre nos Jogos Olímpicos de 1996 em Atlanta quando empatou na oitava colocação na semifinal.

92) Qual o tamanho máximo de uma equipe de natação para os Jogos?
52 atletas, 26 de cada sexo. Somente os Estados Unidos tem sido capaz de atingir ou chegar perto deste limite.

93) Qual a data final para os tempos serem alcançados para classificação dos Jogos?
3 de julho.

94) O que é Universalidade?
É a garantia de termos todos os países participando dos Jogos Olímpicos. Todos os 206 membros do Comitê Olímpico Internacional têm direito a uma vaga masculina e feminina nos esportes da natação e atletismo.

95) Já são conhecidos os treinadores da equipe de natação?
Ainda não oficialmente, mas os critérios indicam cinco treinadores além dos treinadores chefes masculino Alberto Pinto da Silva e feminino Fernando Vanzella. Estes cinco treinadores serão chamados sendo quatro pelo índice técnico e um pelo número total de atletas. Pelos resultados do Maria Lenk, os nomes seriam pela ordem Mirco Cevales (técnico de João Gomes Jr. 100 peito), Sérgio Onha Marques (Felipe França 100 peito), Brett Hawke (Bruno Fratus 50 livre), André Luis Soares (Guiherme Guido 100 costas) e Scott Volkers (número de atletas).

419A99852-ALTA

96) E os treinadores das águas abertas?
Os três treinadores serão os técnicos dos atletas classificados Márcio Latuf (Ana Marcela Cunha), Ricardo Cintra (Poliana Okimoto) e Rogério Arapiraca (Allan do Carmo).

97) Poderão ser adicionados treinadores extras?
A CBDA já iniciou gestões neste sentido. O chamado “Personal coach”
é um procedimento comum que dá acesso ao treinador nos dias em que seu atleta tiver participando de provas.

98) Qual será o primeiro nadador brasileiro a carregar a tocha?
Thiago Pereira está na comissão de atletas que recebe a tocha em Brasília na próxima semana.

99) E quem vai acender a pira olímpica?
Outro segredo mantido a sete chaves pelo COB. Nosso palpite entre Wanderley Cordeiro de Lima, Cesar Cielo, Pelé e por aí vai…

100) Quantas medalhas o Brasil vai ganhar na natação e águas abertas?
Esta não conseguimos responder, aí também é demais.

28 respostas
  1. Gorete Vasconcelos
    Gorete Vasconcelos says:

    Você sabe me informar porque os jogos paraolímpicos acontecem um tempo depois dos olímpicos? É uma pesquisa de escola.
    Obrigada!

    Responder
  2. otacilio o.leal
    otacilio o.leal says:

    O esporte deveria acabar . pois onde á competição Deus não se faz presente. na Biblia em GALATAS 5 V 20 está a palavra EMULAÇÕES que siguinifica COMPETIÇÃO. e o texto diz que quem cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. (ver biblia GALATAS 5 V 19 AO 21 )

    Responder
    • Samuel
      Samuel says:

      O esporte nunca deve acabar, ao contrario deveria ter mais incentivo porque ele educa, disciplina e evita que jovens rumam para o mal caminho. Ele une países para competições sadias, na verdade o texto mencionado por você refere ao mal comportamento que quem os praticam não herdarão o Reino de Deus e a palavra “Emulacões” no texto significa Rivalidade que leva alguém a recorrer à justiça, sem fundamento, visando maldosamente a prejudicar a outrem, ou seja competição maldosa ao contrario do esporte que é uma competição sadia, que o próprio Paulo autor de Gálatas mencionou em sua epístola “Carta” para Timóteo em 2 Tm 2:5 a respeito de competição sadia, legítima, digna e justa, e que também o próprio autor Paulo em 1 Coríntios 9:24 usa como exemplo positivo os atletas corredores no estádio mencionando o prêmio da coroação.
      O que deve acabar são as guerras! O esporte une e promove paz!
      Fica na Paz.

      Responder
  3. Carmélia Maciel Costa
    Carmélia Maciel Costa says:

    Estou fazendo uma pesquisa escolar relacionando o nome do país e as modalidades esportistas e esportes que trarão para a Rio 2016. Já pesquisei mas não consegui achar.

    Responder

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *