Revelação Mundial de 2015

Zetao Ning, China

0
1711
FABIOLA MOLINA

O critério é nunca ter sido medalhista em mundiais, para isso a Best Swimming relacionou quatro nomes, todos votados, mas um com mais de 60% dos votos foi o escolhido. É o chinês Zetao Ning, até o ano passado, um desconhecido.

ningzetao

Venceu os Jogos da Ásia em 2014 e pela primeira vez nadou abaixo dos 48 segundos. Este ano, se sagrou campeão mundial em Kazan na prova dos 100 livre na disputa do seu primeiro Mundial de Longa.

Em dezembro do ano passado, ele havia se classificado com o segundo tempo das eliminatórias dos 100 livre no Mundial de Curta em Doha, no Catar. Entretanto, fraturou um dedo na chegada e ficou de fora da semifinal. Assim, na sua estréia em finais do Mundial, chegou ao título.

Filho e neto de militares, Zetao Ning faz parte da Marinha de seu país e antes de ser nadador de crawl sua especialidade era o medley. Um problema de calcificação do joelho acabou com sua carreira nos 200 e 400 medley e iniciou uma nova fase, a de velocista. Hoje, detém os recordes nacionais dos 50 e 100 livre, além do recorde asiático dos 100 livre.

Também foram nominados e votados pela ordem no Troféu de Revelação do Ano: Federico Grabich da Argentina, Joseph Schooling de Singapura e Emily Overholt do Canadá.

Deixe uma resposta