A revista americana Swimming World escolheu pelo 11o ano os melhores nadadores de águas abertas do mundo em sua edição de novembro. Foram escolhidos a francesa Aurelie Muller e o americano Jordan Wilimovsky vencedores das provas de 10 quilômetros do Mundial de Kazan como os vencedores da temporada. Diferente da escolha dos Atletas do Ano, resultado que sai na edição de dezembro da revista, a votação para os nadadores de águas abertas é feita apenas pela editoria da revista. Na escolha dos Atletas do Ano, um painel de especialistas internacionais participa da votação. No Brasil, a Best Swimming através do Coach Alex Pussieldi faz parte deste painel desde 2000.

Second placed Sharon van Rouwendaal of the Netherlands, first placed Aurelia Miller of France and third placed Ana Marcela Cunha of Brazil (L-R) pose with medals after the women's 10km open water race at the Aquatics World Championships in Kazan, Russia, July 28, 2015.      REUTERS/Stefan Wermuth

Second placed Sharon van Rouwendaal of the Netherlands, first placed Aurelia Miller of France and third placed Ana Marcela Cunha of Brazil (L-R) pose with medals after the women’s 10km open water race at the Aquatics World Championships in Kazan, Russia, July 28, 2015. REUTERS/Stefan Wermuth

A francesa Aurelie Muller tem 25 anos e trocou a piscina pelas águas abertas desde 2011. A nadadora foi revelada no Mundial Júnior de 2006 no Rio de Janeiro quando venceu a prova dos 1500 metros nado livre. Foi olímpica em 2008 em Beijing quando terminou em 21o lugar na prova inaugural das águas abertas nos Jogos Olímpicos. Ganhou sua primeira medalha em Mundiais numa prata nos 5 quilômetros do Mundial de Shanghai em 2011. Este ano, trocou seu clube para treinar no Narbonne Swim Club e ser dirigida pelo técnico Phillipe Lucas. Em Kazan, Muller venceu a prova dos 10 quilômetros da sua companheira de treino Sharon van Rouwendaal por pouco mais de dois segundos garantindo sua segunda participação olímpica. Ainda nadaria mais duas provas, 11o lugar na prova por equipes e um 4o lugar nos 25 quilômetros.

ct-nu-swimmer-wins-world-title-olympic-spot-20-001

O americano Jordan Wilimovsky de 21 anos de idade é natural de Malibu, na Califórnia. Em Kazan, disputou seu segundo Mundial. Esteve em Barcelona 2013 quando ficou na 14a colocação na prova dos 25 quilômetros. Sua vitória em Kazan foi com 12,1 segundos a frente do segundo colocado, o holandês Ferry Weertman, na maior diferença da história em Campeonatos Mundiais de Águas Abertas. Wilimovsky estreou na seleção americana júnior no primeiro Mundial da categoria em 2012 em Roberval, no Canadá, quando terminou com a medalha de prata na prova dos 7,5 quilômetros. Aluno da Northwestern University, Wilimovsky não vai disputar a temporada do NCAA deste ano. Tirou um ano inteiro para se preparar para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *