O start list da competição de natação só sai na segunda-feira, véspera do iníco das provas em Toronto, mas o pré-start list já aponta uma surpresa: a ausência do nadador cubano Hanser Garcia. Considerado o melhor nadador cubano da atualidade, Garcia foi prata nos 100 livre e bronze nos 50 livre na última edição do Pan em Guadalajara 2011.

Cesar+Cielo+Hanser+Garcia+XVI+Pan+American+0R6QFjfLJEzl

Aos 26 anos de idade, “El Pollo”, o frango na tradução, veio do polo aquático para a natação. Garcia é o recordista nacional das duas provas, 22.15 nos 50 livre e 48.04 nos 100 livre. Este 48.04 lhe levou a final olímpica da prova onde terminou em sétimo lugar.

A Federação Cubana de Natação é presidida por Rodolfo Falcón, ex-nadador e vice campeão olímpico dos 100 costas em 1996 Atlanta, que prefere não dar detalhes do motivo da ausência do nadador, mas o que se sabe é que o afastamento se faz por medida disciplinar. Garcia se ausentou de alguns treinamentos para se dedicar aos estudos o que teria incrementado a animosidade de sua relação com a treinadora Lulu Mojarrieta, que é esposa de Falcón.

A verdade é que a crise em Cuba forçou o fechamento das principais piscinas de treinamento, forçando o nadador a praticar em lugares diversos nem sempre nas melhores condições. Ao que tudo indica, Garcia deve estar de volta na busca da sua segunda participação olímpica no Rio em 2016.

Veja a prova dos 100 livre do Pan de 2011 onde Hanser Garcia foi prata numa volta muito forte, coisa que virou a sua principal característica nesta prova.

https://www.youtube.com/watch?v=7bU4xTinfvE

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *