* A semana foi política, e das brabas. Reunidos em Sochi na Rússia, dirigentes esportivos tiveram uma semana marcada por discussões acirradas puxadas pelo Presidente da SportAccord, o húngaros Marius Vizer contra o Presidente do COI, o alemão Thomas Bach.

* Menos mal que entre os assuntos discutidos na reunião, quando o assunto foi Rio 2016 foi só elogios para o andamento das obras segundo os relatórios oficiais.

* A SportAccord é formada por 100 federações esportivas internacionais, olímpicas e não olímpicas e anunciou para 2019 a primeira edição dos Jogos de Praia que serão em Sochi, na Rússia. As próximas reuniões da SportAccord vão acontecer na Rússia. Em 2016 volta para Sochi, em 2017 em Moscou e em 2018 em Saint Petersburgo.

* Entre os documentos apresentados na reunião do SportAccord um interessante levantamento traz detalhes do trabalho da liderança esportiva numa pesquisa global.
http://www.pwc.com/gx/en/sports-mega-events/assets/pdf/pwc-sporting-leaders-study-on-legacy.pdf

* A natação e a ginástica foram os esportes mais beneficiados no aumento de suas verbas a receber do COI em anúncio da reunião da ASOIF – Association Sports Olympics International Federations. É uma entidade que reúne 28 federações olímpicas e a mudança no orçamento foi baseada nos índices de popularidade e audiência de televisão. O esporte que mais perdeu no orçamento foi o pentatlo moderno.

632_montagem_final

* O Governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, contestou as críticas feitas pelo Comitê Olímpico Australiano sobre a falta de tradição na organização de grandes eventos e diz que o Rio vai estar preparado para os Jogos. Os australianos divulgaram uma cartilha olímpica com cuidados especiais referentes a segurança precária do Rio.

* A semana teve um anúncio oficial de que os 24 dos 27 projetos listados no plano de políticas públicas dos Jogos estão em execução ou obras em andamento. Isso representa 89% do plano inicial. Os outros três projetos já são considerados concluídos.

* O anúncio foi feito no canteiro de obras do Museu do Amanhã, na Praça Mauá e que tem inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2016.

* Estamos a 500 dias dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Veja a série de vídeos publicados pelo Ministério do Esporte.

* Mais um vídeo para comemorar os 500 dias, este do Comitê Rio 2016.

* O SporTV fez uma reportagem indicando que o Time Brasil vai ter reforços estrangeiros em oito modalidades para o Rio 2016.
http://sportv.globo.com/site/programas/rio-2016/noticia/2015/04/confederacoes-esperam-ter-sucesso-com-atletas-naturalizados-na-rio-2016.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

* O site do Rio 2016 fez uma seção especial destacando os números e detalhes dos Jogos Paralímpicos.
http://www.rio2016.com/os-jogos/paralimpicos

* Para quem não entendeu muito da briga política, uma matéria em inglês traz em perguntas e respostas detalhes do que é o SportAccord e quem é Marius Vizer.
http://www.stltoday.com/news/ugly-olympic-conflict-breaks-into-open-at-sochi-conference/article_b93aa88a-58fd-5b19-abf6-15e8c9fafc6a.html

* Duas matérias em destaque no site da UOL durante a semana. A primeira destaca o aumento de 500 milhões no orçamento dos Jogos que agora tem um valor total de 38,2 bilhões de reais.

http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/2015/04/24/governo-atualiza-orcamento-e-rio-2016-ja-custa-r-xx-bilhoes.htm

* A outra veio com a declaração do Presidente da ABCD – Associação Brasileira de Controle de Dopagem Marco Aurélio Klein criticando a oportunidade que está sendo dada a Anderson Silva na briga por uma vaga olímpica.

http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/2015/04/24/chefe-do-doping-no-brasil-critica-anderson-no-taekwondo-questao-etica.htm

* O site italiano Olimpia Azzurra traz um quadro de medalhas virtual e o Brasil aparece na 19a colocação com 23 medalhas, senod 5 de ouro, 7 de prata e 11 de bronze. Veja o artigo:
http://www.oasport.it/2015/04/olimpiadi-rio-2016-il-medagliere-virtuale-dei-mondiali-aprile-2015-italia-18ma/

Vídeos da campanha dos ingressos, faltam poucos dias para o encerramento das inscrições:

* Neste domingo celebramos 500 dias para os Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Aproveitamos para recordar um programa especial que a ESPN Brasil fez na comemoração dos 500 dias para os Jogos Olímpicos. Um belo programa que merece ser assistido.

https://www.youtube.com/watch?v=ClqiNVDlflY

Curtinhas olímpicas:
* Em matéria do jornal O Globo, o Governo Estadual reconheço que a dragagem de iodo das Lagoas da Barra da Tijuca não serão concluídas até o Rio 2016.
* Confirmado que o recesso escolar no Rio de Janeiro em 2016 acontecerá de 1o a 22 de agosto.
* A cidade ainda estuda a possibilidade de rodízio de carros durante os Jogos e a decretação de feriados municipais para assegurar um melhor fluxo as competições.
* Tem sido um sucesso a distribuição do Passaporte aos Museus Cariocas que dá acesso a 43 museus e centros culturais de forma gratuita. A idéia é estender o projeto e estar em pleno funcionamento durante a Olimpíada.
* Parque Madureira, Complexo do Alemão, Praça Mauá e Deodoro, são estes os locais designados como “live sites” onde o Rio 2016 irá instalar shows e apresentações, atividades e enormes telões para a população acompanhar os Jogos.
* A empresa Formenta foi a escolhida para a produção das bandeiras a serem utilizadas nos Jogos. São mais de duas mil bandeiras que serão expostas e hasteadas na Vila Olímpica, nos sites olímpicos e também hasteadas nas cerimônias de premiação.
* Segundo a coluna de Ancelmo Gois no Globo, o Governo do Estado vai ceder uma área na Ilha Pombeba, próximo ao Rio Centro, futuro local da Vila Olímpica que servirá como sede própria do COB e o futuro Museu da Rio 2016.
* Quase 100 emissoras de televisão estão credenciadas para a cobertura dos Jogos do Rio 2016. O maior número de funcionários credenciados é da NBC dos Estados Unidos, mais de três mil técnicos e jornalistas.

* O Brasil já tem 313 vagas garantidas para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Isso inclui as posições asseguradas por ser o país sede. Assim, dos esportes aquáticos já temos confirmadas duas vagas nas águas abertas, 26 no polo aquático, oito nos saltos ornamentais e nove no nado sincronizado.

* Veja como andam as obras do LBCD – Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem que está em fase final de construção no polo de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro e deverá ser em breve credenciado para atuar no controle das amostras durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A galeria de imagens é de Gabriel Heusi.

web_fev15_ladetec-037_8655_c2015_gabriel_heusi web_fev15_ladetec-052_8694_c2015_gabriel_heusi web_fev15_ladetec-051_8693_c2015_gabriel_heusi equipamento_4_-_a web_fev15_ladetec-042_8670_c2015_gabriel_heusi web_fev15_ladetec-043_8673_c2015_gabriel_heusi equipamento_3_-_a equipamento_1_-_a_0 equipamento_2_-_a equipamento_5_-_a web_fev15_ladetec-044_8674_c2015_gabriel_heusi web_fev15_ladetec-003_8526_c2015_gabriel_heusi fachada_11 fachada_7 ladetec_2 web_fev15_ladetec-061_8715_c2015_gabriel_heusi web_fev15_ladetec-001_8523_c2015_gabriel_heusi

2 respostas
  1. Rodrigo G
    Rodrigo G says:

    Coach, como funciona a logística de transporte nos Jogos Olímpicos? A cidade-sede recebe e segue orientações do COI a esse respeito. Por exemplo, a natação terá um horário ingrato. Imagino que o público deixará o local de competição por volta da 1h da manhã. Como a organização lida com o deslocamento do público? Criam linhas exclusivas de ônibus? O público utiliza taxi? Existe uma preocupação da organização em relação a isso ou cada um que se vire?

    Responder
    • Alex Pussieldi
      Alex Pussieldi says:

      Rodrigo,
      O sistema de transporte do Rio já é muito bom neste aspecto, funciona 24 horas mesmo. O Parque Olímpico terá o BRT que passa na frente funcionando a noite toda, mais a linha de metrô que será inaugurada em 2016 e ônibus para quase toda a cidade do Rio de Janeiro.

      Responder

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *