Ano novo, regras novas. 2015 começa com algumas regras que foram adotadas e modificadas no Congresso da FINA realizado no início de dezembro em Doha, no Catar, as vésperas do Campeonato Mundial de Piscina Curta.
A Best Swimming faz uma análise do que mudou para este ano. Confira aqui todas as modificações que já estão em vigor desde o dia 1o de janeiro de 2015:

SAÍDA –
A desclassificação de um atleta na saída agora precisa ser obervada e confirmada pelo juiz de partida e árbitro geral.
A mudança é apenas na parte de arbitragem. A partir de agora, quem mexe na saída precisa ter dupla confirmação para ser desclassificado.

LAP COUNTERS –
Foram aprovados os contadores digitais utilizados pela primeira vez no Mundial de Doha. São equipamentos produzidos pela Omega e já disponíveis no mercado.
O equipamento é caro e está no ramo da “camarotização” do esporte. Vamos vê-lo por aqui apenas nos Jogos Olímpicos.

DISPOSITIVO PARA SAÍDA DE COSTAS – 
O equipamento estava em testes durante as etapas da Copa do Mundo. Totalmente aprovados, foram incluídos na regra da FINA e já podem ser utilizados. Ainda não se sabe quando devem chegar por aqui. Quem já testou, aprovou por completo deixando a saída de costas bem mais segura.

NOVA FILIPINA – 
A regra que obrigava o nadador começar o movimento da filipina pelos braços não existe mais. Assim, antes de dar a primeira pernada de borboleta, o nadador era obrigado a iniciar a abertura dos braços. A nova regra, aprovada e já em funcionamento, determina que o nadador pode fazer a pernada de borboleta com os dois braços na frente parados. A regra, entretanto, mantém o padrão de uma pernada e uma braçada na parte submersa. Embora tenhamos visto que alguns atletas continuam a fazer o movimento ilegal na parte submersa.
No Mundial de Doha, Katinka Hosszu nos 400 medley e Kosuke Hagino nos 200 medley deram mais de uma pernada submersa na filipina.

RECORDES MUNDIAIS JÚNIORS PISCINA DE 25 METROS – 
Os recordes mundiais júniors foram aprovados no ano passado. Para 2015, agora eles também podem ser batidos em piscina de 25 metros. A tabela de recordes para a piscina de 50 metros foi elaborada em cima dos recordes de campeonato do Mundial Júnior. Para a tabela dos 25 metros, ninguém sabe de onde vieram, mas as marcas são muito fortes.
Atletas elegíveis para bater os recordes mundiais júniors em 2015 são para os nascidos em:
Masculino – 1998, 1999, 2000, 2001
Feminino – 1999, 2000, 2001, 2002

Tabela de recordes mundiais júniors em piscina de 25 metros pode ser conferida aqui:

http://www.bestswimming.com.br/2015/01/07/fina-anuncia-tabela-de-recordes-mundiais-juniors-em-piscina-curta/

As regras atualizadas 2015/2017:

regras20152017

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *