O Troféu Adhemar Ferreira da Silva premia todos os anos atletas que fizeram grandes feitos pelo esporte nacional e é um dos grandes momentos do Prêmio Brasil Olímpico. Para este ano, o COB escolheu o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima que nos Jogos de Atenas em 2004 foi medalha de bronze na maratona após ser interrompido por um espectador quando liderava a prova.

Natural de Cruzeiro do Oeste, no Paraná, Vanderlei já foi reconhecido pelo COI pelo seu Fair Play recebendo homenagem especial, a medlaha Pierre de Coubertin.

Na maratona de 2004, Vanderlei chegou a ser derrubado pelo padre irlandês Cornelius Horan quando faltavam sete quilômetros para o final da prova. Assistido por outro espectador, o grego Polyvios Kossivas, Vanderlei retornou a prova e terminou em terceiro lugar. Sua entrada no estádio Panathinaikos fazendo o famoso “aviãozinho” sob a ovação do público grego é um dos momentos mais épicos da história do esporte olímpico.

Naquele ano de 2004, Vanderlei foi o maior premiado no Prêmio Brasil Olímpico recebendo os prêmios de Atleta do Ano, Personalidade Olímpica do Ano e Melhor Atleta do Atletismo.

O Troféu Adhemar Ferreira da Silva foi criado pelo COB em 2001 como forma de homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores éticos, esportivos e morais que marcaram a trajetória de Adhemar, um exemplo de eficiência técnica, esportividade, companheirismo, sentido de coletividade e respeito ao próximo, entre outros.

Os Homenageados até hoje
2001 – Nelson Prudêncio – Atletismo
2002 – João Gonçalves Filho – Natação e Pólo Aquático
2003 – Amaury Antonio Pasos – Basquete
2004 – Maria Lenk – Natação
2005 – Agberto Guimarães – Atletismo
2006 – Aída dos Santos – Atletismo
2007 – André Gustavo Richer – Remo
2008 – João Havelange – Natação e Pólo Aquático
2009 – Joaquim Cruz – Atletismo
2010 – Eder Jofre – Boxe
2011 – Bernard Rajzman – Vôlei
2012- Hortência – Basquete
2013 – Torben Grael – Vela
2014 – Vanderlei Cordeiro de Lima – Atletismo

O Prêmio Brasil Olímpico acontece no Rio de Janeiro no próximo dia 16 de dezembro e a votação para os atletas da torcida segue aberta na internet com a presença dos aquáticos Matheus Santana e César Cielo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *