O Comitê Olímpico Brasileiro anunciou hoje os seis nomes que estão concorrendo ao Prêmio Brasil Olímpico de 2014 e Ana Marcela Cunha das águas abertas foi incluída entre as três finalistas junto com Mayra Aguiar do judô e a dupla campeã mundial da vela Martina Grael e Kahena Kunze. No masculino, os três finalistas são Tiago Splitter do basquete, Arthur Zanetti da ginástica e Marcus D’Almeida do tiro com arco.

Esta é a quarta vez que as águas abertas chegam entre as três finalistas do Prêmio Brasil Olímpico. Poliana Okimoto foi finalista em 2009 quando Sarah Menezes do judô foi a vencedora, Ana Marcela Cunha esteve entre as três em 2010 quando Maurren Maggi do atletismo foi a escolhida e no ano passado quando Poliana Okimoto venceu o prêmio.

Se as águas abertas estão dentro, é a primeira vez, desde 2007, que a natação não tem um nadador entre os três finalistas. Em 2007, Thiago Pereira foi o vencedor, depois César Cielo venceu nos anos de 2008 e 2009, em 2010, Cielo estava entre os finalistas, mas quem levou foi o jogador de vôlei Murilo Endres. Em 2011, Cielo voltou a vencer o prêmio. Thiago Pereira estava ente os finalistas em 2012, mas quem levou foi Arthur Zanetti da ginástica. E no ano passado, Cielo mais uma vez finalista, com vitória para Jorge Zarif do batismo.

A primeira atleta dos esportes aquáticos a chegar entre os três finalistas do Prêmio Brasil Olímpico foi a saltadora Juliana Veloso em 2003. Na oportunidade, a vencedora foi a ginasta Daiane dos Santos.

montagem

Na briga pelo título do Prêmio Brasil Olímpico 2014, Ana Marcela Cunha foi tri campeã da Copa do Mundo de Águas Abertas ganhando medalhas em todas as etapas disputadas e concorre ao prêmio de Melhor do Mundo pela FINA. Contra ela, Mayra Aguiar do judô, depois de duas cirurgias no joelho, chegou ao título mundial na Rússia e hoje ocupa a segunda posição do ranking mundial, e a dupla da vela, Martina Grael e Kahena Kunze campeãs mundiais pela primeira vez na classe 49er FX. A dupla também foi eleita como as melhores da Federação Internacional de Iatismo em 2014.

marcus-arthur-zanetti-marcus-vinicius-splitter

Na disputa do Prêmio Brasil Olímpico no masculino, Arthur Zanetti foi vice campeão mundial de argolas em Nanning no México, Marcus D’Almeida foi vice campeão mundial de tiro com arco na Suiça e Tiago Splitter integrou o time campeão de basquete da NBA, o primeiro brasileiro campeão da liga profissional americana.

Também foram anunciados nesta quarta-feira os nomes dos 47 atletas escolhidos como os melhores em suas modalidades. Matheus Santana foi o escolhido pela CBDA para a natação, Ana Marcela Cunha para as águas abertas, Felipe Perrone no pólo aquático, César Castro nos saltos ornamentais e Giovana Stephan no nado sincronizado.

Veja os melhores dos 47 esportes do COB:
Atletismo – Fabiana Murer
Badminton – Lohaynny Vicente
Basquete – Tiago Splitter
Boxe – Robson Conceição
Canoagem Slalom – Ana Sátila
Canoagem Velocidade – Isaquias Queiróz
Ciclismo BMX – Renato Rezende
Ciclismo Estrada – Rafael Andriato
Ciclismo Mountain Bike – Henrique Avancini
Ciclismo Pista – Flavio Cipriano
Desportos na Neve – Isabel Clark
Desportos no Gelo – Isadora Williams
Esgrima – Renzo Agresta
Futebol – Neymar Junior
Ginástica Artística – Arhtur Zanetti
Ginástica de Trampolim – Camila Lopes Gomes
Ginástica Rítmica – Angélica Kvieczynski
Golfe – Rafael Becker
Handebol – Eduarda Amorim
Hipismo Adestramento – João Victor Oliva
Hipismo CCE – Márcio Jorge Carvalho
Hipismo Saltos – Álvaro Affonso de Miranda Neto (Doda)
Hóquei Sobre Grama – Bruno Mendonça
Judô – Mayra Aguiar
Levantamento de Peso – Fernando Reis
Lutas – Aline da Silva Ferreira
Maratona Aquática – Ana Marcela Cunha
Nado sincronizado – Giovana Stephan
Natação – Matheus Santana
Pentatlo Moderno – Yane Marques
Polo Aquático – Felipe Perrone
Remo – Fabiana Beltrame
Rúgbi – Julia Sardá
Saltos Ornamentais – Cesar Castro
Taekwondo – Edival Marques (Netinho)
Tênis – Marcelo Melo e Bruno Soares
Tênis de Mesa – Hugo Calderano
Tiro com Arco – Marcus Vinícius D´Almeida
Tiro Esportivo – Rodrigo Bastos
Triatlo – Pâmela Oliveira
Vela – Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei de praia – Juliana e Maria Elisa
Vôlei – Fabiana Claudino

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *