A revista americana Swimming World anunciou na sua edição de novembro os melhores nadadores do mundo em 2014 nas águas abertas. O americano Andrew Gemmell e a holandesa Sharon van Rouwendaal foram os indicados. Diferente do que a revista faz para a escolha dos melhores nadadores do mundo na temporada, onde um painel internacional de especialistas além da editoria submetem votos, a escolha para os melhores das águas abertas é feita pela própria revista.

Foto L'Equipe

Foto L’Equipe

A holandesa Sharon van Rouweendaal de 21 anos foi o grande nome do Campeonato Europeu ao vencer as provas de 10 quilômetros e prova por equipes além de uma prata nos 5 quilômetros. Alguns dias depois, Rouweendaal nadou a competição de piscina e ficou em segundo lugar nos 400 livre do Europeu. Revelada como nadadora de costas, a holandesa foi medalhista no Mundial de Shanghai em 2011 na prova dos 200 costas. Desde o ano passado, sob a orientação do treinador francês Phillipe Lucas passou a se dedicar as provas de fundo e fez a sua estréia nesta temporada nas águas abertas.

Foto SwimSwam

Foto SwimSwam

Andrew Gemmell ganhou a prova do Pan Pacífico de 10 quilômetros. Esta indicação chega a causar um tanto surpresa, afinal foi uma prova sem grande importância e com apenas nove nadadores participando, alguns deles sem qualquer expressão. Gemmell é filho de Bruce Gemmell, treinador de Katie Ledecky e nada pela Universidade da Geórgia.

Poliana Okimoto foi a vencedora deste prêmio no ano passado que é organizado desde 2005.

A World Open Water Swimming Association também organiza uma eleição online para a escolha dos maiores destaques da temporada das águas abertas. Na eleição deste ano, 12 nadadores foram relacionados (incluindo o brasileiro Allan do Carmo) e Andrew Gemmell nem é citado.

Nadador do ano nas Águas Abertas

 

Ano Feminino País Masculino País
2005 Edith van Dijk  Holanda Thomas LurzChip Peterson  AlemanhaEstados Unidos
2006 Larisa Ilchenko  Russia Thomas Lurz  Alemanha
2007 Larisa Ilchenko  Russia Vladimir Dyatchin  Russia
2008 Larisa Ilchenko  Russia Maarten van der Weijden  Holanda
2009 Keri-Anne Payne  Grã-Bretanha Thomas Lurz Alemaanha
2010 Martina Grimaldi  Itália Valerio Cleri  Itália
2011 Keri-Anne Payne  Grã-Bretanha Thomas LurzSpyridon Gianniotis  Alemanha Grécia
2012 Éva Risztov  Hungria Oussama Mellouli  Tunísia
2013 Poliana Okimoto Brasil Thomas Lurz Alemanha
2014 Sharon van Rouwendaal Holanda Andrew Gemmell Estados Unidos

 

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *