Confira o que rola no movimento olímpico e paralímpico na nossa revista semanal.

2310-agenda2020group

* Tivemos uma reunião de dois dias no Comitê Olímpico Internacional, mas a agenda foi mais para os Jogos de 2020 que para o Rio 2016. O COI pela primeira vez organizou uma coleta de sugestões tanto do público (mais de 40 mil) como de contribuidores e pessoas ligadas ao órgão (outras 1.200 idéias). Tudo isso foi compilado e transformado em 40 idéias que serão discutidas na Assembléia do COI em dezembro no Principado de Monaco.

* O Comitê Rio 2016 postergou o lançamento do mascote para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 para novembro. O objetivo foi tirar o evento de toda a tensão pela eleição presidencial que acontece no domingo. O projeto do mascote e a venda dos produtos licenciados é um dos mais audaciosos projetos de toda a organização do Rio 2016. Uma previsão que chega de até 1 bilhão de reais em vendas destes produtos.

* São 65 empresas diferentes que irão produzir 12 mil produtos relacionados com os Jogos Olímpicos do Rio. A previsão é da abertura de 150 lojas que venderão os produtos.

* Um destes produtos é um bracelete que emitirá um sinal aos telefones celulares todas as vezes que o Brasil ganhar uma medalha. Outro produto, sempre muito desejado pelo público estrangeiro, as nossas sandálias de borracha, devidamente estilizadas para os Jogos. Mesmo assim, 90% das vendas dos produtos licenciados deve ser consumida pelo mercado nacional.

* O Comitê Olímpico Internacional aprovou nesta semana a condição de membro temporário para a República de Kosovo. A decisão final se o pequeno país da região dos Balcãs na Europa acontecerá em dezembro na reunião da entidade em Monaco. Kosovo é um pequeno país de apenas 10 mil quilômetros quadrados, menor que qualquer um dos Estados brasileiros e de 1,9 milhões de habitantes.

* A região é marcada por histórias de conflitos étnicos e sangrentas batalhas. A independência do país declarada em 2008 até hoje é rejeitada pela Sérvia, que faz grande pressão para a não aceitação do país no Movimento Olímpico Internacional. Se aprovada, será o 205o país do COI. O Comitê Olímpico Kosovar existe desde 1992, 16 anos antes da independência do país, e está composto por 30 federações de esporte, sendo 13 olímpicas.

* No Campeonato Europeu de 2008, o nadador Milorad Cavic da Sérvia após ganhar a prova dos 50 borboleta e quebrar o recorde europeu, subiu ao pódio com uma camisa onde se lia “Kosovo é da Sérvia”. O ato considerado político lhe rendeu a expulsão da competição, mas Cavic foi recebido como herói na Sérvia e homenageado pelo então Presidente da República.

Milorad_Cavic_posa_bandera_serbia_camiseta_lee_Kosovo_Serbia

 

Foto Getty Images

Foto Getty Images

* A revista Veja destacou durante a semana em seu site uma possível investigação que a empresa responsável pela venda dos ingressos dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 estaria sofrendo. De acordo com a matéria, a empresa CTS Eventim teria colocado ingressos no mercado negro durante a Copa do Mundo de 2006.

Confira a matéria na íntegra:

http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/empresa-que-vendera-ingressos-da-rio-2016-e-investigada?utm_source=redesabril_veja&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_veja&utm_content=feed&

 

* O Comitê Olímpico Australiano determinou um total de 220 possíveis medalhistas para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Um orçamento de 20 milhões de dólares foi reservado para a preparação deste grupo até 2016, um milhão a mais do que foi gasto na preparação para Londres 2012. Confira a matéria no jornal The Australian:

http://m.theaustralian.com.au/sport/australia-confirms-220-potential-medallists-for-rio/story-e6frg7mf-1227099126531?nk=49b0c674f2855adcf433c02896073885

* Jornal O Globo fez um vídeo apresentando a Vila Olímpica do Rio 2016 onde os apartamentos vão ser maiores dos que os das Vilas de Jogos anteriores.

http://oglobo.globo.com/videos/t/todos-os-videos/v/apartamentos-da-vila-olimpica-possuem-medidas-maiores-que-o-padrao/3657647/

* O campo de golfe continua sendo a maior dor de cabeça do Rio 2016. Segundo matéria publicada no UOL, a Prefeitura do Rio recuou do plano inicial que era fortemente contestado pelo Ministério Público. Agora, o Prefeito Eduardo Paes propõe um acordo com os termos solicitados pelo MP. A discussão é em torno das questões ecológicas nas quais o plano inicial desconsiderava comprometendo as condições naturais da região.

http://esporte.uol.com.br/rio-2016/ultimas-noticias/2014/10/21/prefeitura-recua-e-propoe-acordo-sobre-campo-de-golfe-olimpico.htm

* O Comitê Paralímpico Brasileiro divulgou a Seleção Brasileira de Natação Paralímpica para a temporada de 2015. A lista e os critérios estão em uma matéria na Best Swimming. Com o fim dos Jogos Para Asiáticos em breve sai o ranking mundial paralímpico. Aguarde que iremos fazer uma previsão de quais são nossas chances de medalha e o pódio paralímpico virtual.

* A CEDAE iniciou na semana passada as obras de implantação do novo sistema de saneamento da Marina da Glória que vão garantir a permanente balneabilidade da região que servirá como sede das provas de iatismo no Rio 2016. As obras vão garantir que os esgotos, captados em cinco pontos de convergência das galerias de águas pluviais serão direcionados para o Interceptor Oceânico e terão destino final no Emissão Submarino de Ipanema.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *