60519239e9964ee3ae409aed8b04ac57

Howard Jacobs venceu mais uma vez. O melhor e mais famoso advogado na defesa dos atletas em casos de doping ganhou mais uma de suas batalhas jurídicas. O colombiano Omar Pinzon teve a sua suspensão de dois anos por doping de cocaína cancelada podendo retornar imediatamente a natação além de receber compensação em dinheiro pelos gastos com suas defesa no processo.

Pinzon testou positivo na disputa dos Jogos Nacionais da Colômbia em novembro de 2012. Em dezembro, o painel de doping foi realizado na Colômbia, porém a participação do nadador e seu representante foi negada. Em abril de 2013, a FECNA – Federação Colombiana de Natação anunciou a suspensão do nadador por dois anos de 10 de novembro de 2012 a 9 de novembro de 2014.

O nadador iniciou um processo de apelação levando o caso até o Tribunal da Corte Suprema na Suiça sob a orientação do advogado americano Howard Jacobs. Durante todo o processo, a Federação Colombiana perdeu uma série de prazos em apresentar documentação e defesa para o caso.

A reunião do CAS/TAS aconteceu em Nova Iorque em fevereiro e a FECNA optou por não participar. A defesa de Pinzon conseguiu provar de que os exames da análise para a substância de Cocaína realizadas no laboratório de Bogotá foram falhas e não atenderam aos padrões exigidos pela lei. Pinzon também apresentou documentação de um depoimento voluntário feito com o detector de mentiras no qual declara que não utilizou a substância de Cocaína nos dois últimos anos.

Baseado nas falhas do processo e na falta de cooperação da Federação Colombiana, o CAS/TAS decidiu anular a suspensão além de multar a Federação em 20 mil dólares para cobrir os custos do nadador neste processo. Todos os custos do CAS/TAS também serão pagos pela Federação Colombiana.

Omar Pinzon retorna as competições ainda este mês no evento Jax50 em Jacksonville na Flórida e no próximo mês estará participando do Grand Prix de Santa Clara na Califórnia. Pinzon, treina nos Estados Unidos há vários anos, e depois de se graduar na Universidade da Flórida, esteve dois anos treinando no Trojans Swim Club na Califórnia. Atualmente, o nadador treina na Bolles School.

Omar Andrés Pinzon, nasceu em 17 de junho de 1989 em Bogotá, Colombia. O nadador foi três vezes olímpico, 2004, 2008 e 2012. Seu melhor resultado foi em Beijing quando ficou em 17o lugar na prova dos 200 costas com 1:59:11. Ele detém os recordes sul-americanos da prova dos 200 costas, tanto na piscina longa com 1:56:40 feitos em Roma 2009, como na curta 1:52:34 feitos no Mundial de 2010 em Dubai.

Pinzon é o único nadador medalhista de ouro da Colombia em Copas do Mundo. Venceu pela primeira vez na etapa de Singapura em 2011 a prova dos 200 costas e repetiu nas etapas de Shanghai e Tóquio.

Documentação completa da decisão do CAS/TAS pode ser conferida no link abaixo.

Pinzon-CAS

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *