O ano de 2013 foi das mulheres. Seja nos recordes mundiais em longa ou em curta, nas performances espetaculares, as mulheres deram um “banho” na natação masculina. A escolha do melhor treinador do mundo em 2013 também foi uma comprovação disso. Os três nomes selecionados pela Best Swimming e votados pelo Painel de Especialistas, foram todos ligados as performances femininas.

5014c3f7d7ce7.preview-620

Um deles, entretanto, não foi responsável apenas pela temporada de 2013, mas por dez anos da carreira dela. Todd Schmitz foi eleito como o melhor treinador do mundo por 50% dos votos do Painel. Foi o reconhecimento de um trabalho que levou a sua maior estrela, Missy Franklin, desde as categorias menores ao título de melhor nadadora do mundo.

Schmitz é natural do gelado Estado de North Dakota. Estudou numa pequena universidade da segunda Divisão do NCAA onde teve uma carreira modesta numa equipe de natação que já nem mais existe. Depois de formado, trabalhava como um pequeno executivo numa cadeia de restaurantes, mas deixou tudo para trabalhar em seu primeiro emprego de treinador da equipe de nadadores de 8 anos e menos no Colorado Stars. Foi lá que desenvolveu um trabalho que levou os jovens nadadores a títulos nacionais e revelou a sua maior estrela: Missy Franklin.

Assim como Missy, ele também cresceu. Virou o head coach do programa e chegou a Seleção Americana. Convivendo com os maiores desafios e problemas de um clube pequeno, sempre lutando e em busca de melhores condições, de maior espaço em piscinas, o trabalho de Schmitz tem sido artesanal. Seus feitos são méritos de todo este trabalho.

De personalidade explosiva e muito vibrante, assistir Todd Schmitz torcer por seus atletas é entusiasmante. Natural e empolgante, ele vibra mais do que qualquer outro.

Todd Schmitz, o melhor treinador do mundo em 2013.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *