Algumas pessoas procuraram a Best Swimming pedindo esclarecimentos quanto aos critérios usados na convocação da seleção brasileira que disputará os Jogos Escolares Sul-Americanos, marcados para novembro em Mar del Plata, na Argentina.

Antes de mais nada, é preciso diferenciar as 4 competições escolares que aconteceram neste mês:

  1. JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE: promovido pelo COB, com apoio técnico da CBDA e supervisão do CBDE, ocorreu em Natal/RN
  2. SELETIVA GYMNASÍADES: promovido diretamente pela CBDE, ocorreu em Brasília/DF
  3. SCHOOL GAMES: promovido pelo Governo Britânico, o Brasil participa graças a um convênio esportivo-escolar, e é definido pelo Ministério do Esporte. Ocorreu em Londres
  4. JOGOS SUL-AMERICANOS DA JUVENTUDE: acontece neste fim de semana, em Lima, no Peru, é promovida pelos Comitês Olímpicos dos países  participantes, mas a CBDA é quem teve a palavra-final na convocação, cujo critério foi baseado nos resultados do Troféu Maria Lenk e Campeonato Brasileiro Junior e Sênior deste ano

O esclarecimento é referente ao primeiro evento. Consultamos um dos técnicos convocados, Prof. Danilo Lima, técnico da equipe infantil do Corinthians e que esteve em Natal como técnico da seleção paulista:

“Olha, eu desconheço essa informação! [sobre pais reclamando que foi anunciado que seriam convocados os campeões de cada prova] Estive no Congresso Técnico e o Rodney [Finizola, coordenador geral da CBDA] em nenhum momento falou isso e mesmo o coordenador do evento (cada modalidade tem um coordenador escolhido pelo COB). O Rodney comentou que haveria o Sul-Americano, porém disse que aguardava um posicionamento da CBDE. Durante o campeonato, um dirigente apareceu e pediu que fosse feita a convocação! Este é meu terceiro Sul-Americano [Escolar]: fui pra Bogotá em 2011, pedi pra não ir ano passado [Natal] pois batia com o Paulista e nesses anos o critério era o melhor índice técnico entre as provas de 50 e 100 além dos primeiros colocados nas provas de 400 livre e 200 medley, e os atletas que ganharam mais de uma prova abre vaga para outro seguindo uma ordem!”
Espero ter ajudado
3 respostas
  1. André Graczyk
    André Graczyk says:

    Coach, eu não entendo porque eu nao fui convocado, sendo que um dos critérios é ter o melhor indicie tecnico entre os ganhadores de 50 e 100 de qualquer estilo, sendo que eu fui o melhor indice tecnico na prova do 50 costas na eliminatoria (709) e o melhor do ganhador na prova de 100 costas foi 705 .
    Pode me explicar ?
    Na minha matematica 709>705

    Responder
    • Antonio Rodrigo
      Antonio Rodrigo says:

      André, estou contigo! Infelizmente vc não foi o único prejudicado nessa estranha convocação. Teve mais gente que também não entendeu os critérios, que não são divulgados, as coisas sào feitas naa surdina. Se vale como motivação para vc e quem mais se sentiu prejudicado E COM RAZÃO, continue seus treinos, e não fuja dos seus objetivos.

      Responder
      • Du
        Du says:

        Ensinamos nossos jovens à questionar argumentar ,respeitar e lutar pelos seus direitos.
        Acredito ser o melhor momento para os orgãos (CBDE,COB) e pessoas responsáveis pelo evento esclarecerem o fato.
        Foi ou não divulgado o critério do primeiro lugar no microfone oficial??.
        E digo mais , as Federações de cada Estado deveriam pedir esclarecimentos.
        Lamentável !!
        Eduardo

        Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *