Há menos de 30 dias do começo do Campeonato Mundial de Barcelona, antes dos atletas o foco será no Congresso Técnico Mundial que a FINA realizará 2 dias antes do ínicio das competições. Dentre os assuntos a serem discutidos (novamente) e aprovados (finalmente) estão os limites de ondulação na filipina do nado de peito e um dispositivo auxiliar para a saída de costas.

O segundo item foi testado novamente no Campeonato Russo, que termina essa semana em Moscou. No Brasil, por ocasião do Troféu Maria Lenk, esse aparato já foi testado e comparando as imagens dos dois, houve uma evolução com relação à haste que vai da bloco até a parte onde o atleta irá posicionar seus pés. O equipamento foi testado apenas durante o aquecimento na Rússia, acontecendo o mesmo no Brasil, e o objetivo dele é eliminar o risco do atleta de escorregar durante o “empurrão” da placa/parede. No entanto, o que parece mesmo é que ele será o equivalente àquele apoio que existe para as saídas de cima do bloco, que auxiliaram na velocidade de saída.

Screen Shot 2013-05-20 at 23.38.54

O equipamento de apoio para saída de costas no Brasil..

 

...e o equipamento atualizado na Rússia

…e o equipamento atualizado na Rússia

Segundo relato do presidente da Federação Russa, Vladimir Salnikov, o grande problema nisso é a instalação: perde-se tempo para colocar e ajustar este equipamento no bloco de partida, que aliás é apenas compatível, por enquanto, com os blocos da Omega. No entanto, os atletas gostaram de ter este apoio, mas o ganho, apesar de citarem décimos de segundo mais rápido no tempo final, ainda não é certo pois dependerá de treino específico com o equipamento.

Se for aprovado, este equipamento já deverá ser utilizado na Copa do Mundo, menos de uma semana após o fim do Mundial de Barcelona.

Confira a avaliação feita no Brasil sobre o equipamento em reportagem aqui na Best Swimming: http://www.bestswimming.com.br/2013/2013/05/21/o-que-a-cbda-acha-das-mudancas-de-regras/

 

1 responder
  1. Karla de Jesus
    Karla de Jesus says:

    Olá Alex.

    Vale a pena dar uma melhor investigada…este equipamento não deve ser chamado de novo pois é uma obra que já foi inventado por James Davidson.

    Bj e tudo de bom!

    Karla

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *