Autor • Redacao
Fonte • CBDA

 

Nota à Imprensa – 2/2012 – Resultado Analítico Adverso – Pamela Alencar

27/06/2012

Rio de Janeiro / RJ – A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA, após reunião do Painel de Controle de Doping, realizado nesta cidade, no dia 26 de junho de 2012, às 10 horas, presidida pelo Dr. Eduardo de Rose e composto pelos médicos Marcus Bernhoeft e Sandra Soldan, e Giovana Moreira, a representante da CBDA na Federação Internacional de Natação – FINA, torna público que a nadadora Pâmela Alencar de Souza, do Sport Club Corinthians Paulista, obteve Resultado Analítico Adverso da Amostra A2683319 para a substância furosemida.

O controle antidoping foi realizado no dia 24 de abril de 2012, por ocasião do Campeonato Brasileiro de Natação – Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro, com análise feita pelo Laboratório INRS – Institut Armand Frappier, no Canadá, credenciado pela Agência Mundial Antidoping.

Considerando que a atleta Pamela Alencar de Souza não manifestou a intenção da realização da análise B2683319, a CBDA Resolve:

1-    Registrar que o Painel de Controle de Doping, presidido pelo Prof.Dr. Eduardo De Rose, considerou o fato de a atleta ter demonstrado o controle médico e nutricional de qualidade, e de que sua amostra apresenta uma gravidade específica de 1.009, o que afasta a possibilidade de uso de substância mascarante, e entendeu que não houve intencionalidade de aumento de desempenho;

2-    Por recomendação do mesmo Painel de Controle de Doping, uma vez não ter sido possível precisar a forma pela qual a substância entrou no organismo da atleta, aplicar sanção de inelegibilidade de seis (6) meses, contados a partir da data de realização do painel, 26 de junho de 2012;

3-    Anular todos os resultados, medalhas, prêmios, diplomas, obtidos pela referida atleta durante o Campeonato Brasileiro de Natação – Troféu Maria Lenk, realizado nos dias 24 a 28 de abril de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, RJ, em consonância com a Regra da FINA DC 9.

0 respostas
  1. Rafael
    Rafael says:

    Coach,
    A Bestswimming poderia fazer nova matéria sobre a prevenção ao dopping, orientando a nova geração para os cuidados para um controle nutricional de qualidade.

    Responder
  2. Ex - Nadador
    Ex - Nadador says:

    Para mim está obvio que desenvolveram algum tipo de “ciclo” onde a furosemida entra como agente mascarante na parte final, mas ainda estão errando o tempo em que a furosemida é totalmente excretada do orgaismo. Atualmente os atletas estão usando o doping para treinar acima de sua capacidade além de melhorar a recuperação. Foi-se o tempo em que os atletas se dopavam para competir.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *