Autor • Alex Pussieldi
Fonte • Best Swimming

 

Obrigado Gustavo, de coração mesmo, muito obrigado!

 

Fui um afortunado, duplamente. Primeiro por ser um dos alguns brasileiros que tiveram a oportunidade (única) de estar presente na cerimônia de introdução do International Swimming Hall of Fame em Fort Lauderdale. Poder presenciar um momento como aquele não tem preço, foi simplesmente fantástico.

 

Segundo por ter tido a oportunidade de acompanhar sua carreira, de vivenciar e vibrar com seus resultados. Uma carreira exemplar, conquistas fantásticas e que representam muito para a nossa história esportiva.

 

Já havia participado desta fenomenal cerimônia algumas vezes. Aliás, desde 2000 faço de tudo para estar presente. E como quando vou, o choro é constante. Não há como conter ele. Poder sentar com nomes que fizeram história no esporte que amamos. Escutar suas histórias, piadas e fatos que marcaram a carreira dos melhores de todos os tempos. Não há como conter. Escutar as homenagens aos pais, familiares, treinadores, tudo é muito emocionante e não há como se controlar.

 

Tenho de reconhecer que sou do tipo "chorão". Gosto de expressar minha emoção desta forma e assim como com a medalha de ouro de Cielo em Beijing, o título mundial de Alexander Dale Oen em Shanghai depois da tragédia em seu país e a classificação da veterana Fabíola Molina para a sua terceira Olimpíada há algumas semanas fizeram me vir as lágrimas.

 

Gustavo recebeu a sua honra em alto estilo. Falou bem, claro, num inglês fluente e sem titubear. Reconheceu família, Bárbara (a esposa) foi a mais agraciada. Falou de seus treinadores, citou Coaracy Nunes (presente ao evento)várias vezes. Lembrou dos companheiros de equipe e descreveu sua carreira em pontos bem específicos. Foi o único que não levou o discurso escrito e talvez tenha sido o que melhor se saiu.

 

Gustavo teve uma carreira brilhante na piscina e hoje também é destaque na vida profissional. É referência nas escolas de natação em nosso país chegando atrair até mesmo concorrentes internacionais. Tudo isso foi destacado em sua apresentação.

 

Foi quem mais levou amigos e companheiros ao evento. Eram pelo menos três mesas completas com 10 convidados em cada uma delas. Na sua, além da família Borges, a família Franco, Coaracy Nunes e o seu treinador em Michigan, Jon Urbanchek. Aliás, foi Urbanchek, que já é membro do International Swimming Hall of Fame, que fez a entrega da faixa vermelha a Gustavo Borges.

 

No filme que apresentou Gustavo tivemos momentos de sua carreira. Num deles, a prova do revezamento 4 x 100 livre bronze em Sidney em tranmissão da Globo com Galvão Bueno indo a loucura com a medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos. A narração deixou a nós brasileiros presentes emocionados enquanto os americanos sem entender uma só palavra rindo da narração efusiva.

 

Gustavo destacou que em sua carreira muitas medalhas, títulos e conquistas tiveram significado especial. Mas aquele momento era diferente. Único e eterno.

 

Obrigado Gustavo, obrigado mesmo!

 

Alex Pussieldi, editor chefe da Best Swimming Inc. 

0 respostas
  1. Gusta Borges
    Gusta Borges says:

    Valeu coach Alex, obrigado pleas palavras. Foi realmente fantastical a ceremonia, fico feliz por você estar neste tao especial.
    Abs

    Responder
  2. Albino Freire de Sousa
    Albino Freire de Sousa says:

    Grande Gustavo Borges, homem de fibra, de força, de determinação e principalmente carismático e humilde… Me congratulo também com o magnífico Alex Pussieldi pela brilhante idéia de demonstrar com eficácia na internet os formidáveis assuntos do mundo aquático. Valeu amigos, sucesso e felicidades sempre!!!

    Responder
  3. Gustavo tavares
    Gustavo tavares says:

    O meu xará !! Mas famoso !! Demonstra que ao acrescermos a inspiração, muita transpiração, o ser humano pode atingir seus objetivos. Com certeza, a sua disciplina aliada a determinação foram fatores primordiais para que merecesse esta honraria. E para mim o mais importante é que ele faz jus ao dilema …..” As palavras comovem e os exemplos arrastam “. Parabéns xará !!! Exemplos como você nos da orgulho de ser brasileiro !!

    Responder
  4. Rodrigo G.
    Rodrigo G. says:

    Perfeito o texto e a homenagem, Coach! O Gustavo Borges nos deu muitas alegrias como atleta, foi inspiração pra muitos brasileiros. Mas além do seu talento e de suas conquistas, sempre foi um cara – como costumamos dizer – legal! Sempre pareceu ser bom filho, bom amigo, bom aluno, enfim… como diria o Faustão (rsrsrs) um exemplo a ser seguido, tanto no profissional, como no pessoal!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *