Autor • Alex Pussieldi direto de Shanghai
Fonte • Best Swimming

Divulgação

Logo oficial do Mundial

 

Antes da natação começar no Mundial, chovia todo dia. Eu nem estava aqui, começou a natação e foi aquele calor danado por sete dias. No encerramento, não choveu em Shanghai, caiu o mundo. Fechou o céu de uma forma até assustadora. Morando na Flórida, nos Estados Unidos, já estou bastante acostumado com trovões, mas aqui é o “apocalypse”. Para vocês terem uma idéia, na hora da tempestade (meio da tarde) nem deixar sair do hotel os funcionários autorizavam. A chuva demorou uns 45 minutos, e depois, céu aberto.

 

  • Encerramos o Mundial sem Brasil. O que era para acontecer não deu. Thiago Pereira achou sem sentido cairn a água para os 400 medley, não se sentia bem. E o revezamento 4 x 100 medley poupou Thiago e Cielo esperando colocá-los na final. Final que não aconteceu por 8 décimos e vaga olímpica perdida por 17 centésimos. A matemática da comissão técnica falhou.
  • O Shanghai Oriental Sports Center estava cheio, mas não como nos outros dias. Talvez a tempestade, mas mesmo sem estar totalmente lotado estava muito mais animado que os outros dias. O recorde mundial dos 1500 fez a diferença.
  • Para mim a prova da competição. Os 1500 foram espetaculares, mas os últimos 50 metros (25:94) foram do outro mundo.
  • Sun Yang é bastante popular. Sempre vai até a torcida, foi ao podium jogando flores e depois da competição voltou a borda para tirar centenas de fotos com torcedores e voluntários. Na entrevista coletiva não poupou elogios ao trabalho feito com Dennis Cotterell na Austrália. E diz que volta para lá na preparação para os Jogos Olímpicos do próximo ano.
  • A chuva lá fora causou danos no prédio da imprensa. Na piscina não, mas no tal centro de imprensa  a água dava nas canelas nos banheiros. Operação XingLing em ação com muitos chineses lado a lado tirando água com caneca e a colocação de sacos de areia.
  • Os escorts designados para acompanhar os atletas e a realização do exame anti-doping devem ficar com os nadadores o tempo todo. Ao final da prova dos 400 medley, a dupla de chinesinhos se distraiu e perdeu Ryan Lochte e Tyler Clary que foram a torcida americana para fazer o tradicional momento
    “happy family”. Como as luzes apagaram para anunciar a prova seguinte, os dois chinesinhos não viam nada e corriam de um lado para o outro até que acharam a dupla de fujões.
  • Os atletas que são chamados para as provas passam por três “call room”. Em cada um deles um item é checado. No primeiro, a identificação do traje se é autorizado pela FINA e o documento do atleta. No segundo, a identificação da touca. No terceiro, o que fica logo antes da entrada para a piscina, os atletas precisam estar com a touca já colocada e o patrocínio da Yakult para o lado direito.
  • O locutor chinês é o destaque da competição. O canadense foi fraco. O chinês foi quem movimentou a torcida durante a competição. Foi também o campeonato mais musical de toda a história. Músicas em todas as provas, eliminatórias e finais.
  • Uma comparação do último dia: Sun Yang fechou os 1500 livre nadando para 25:94 nos últimos 50 metros. Nathan Adrian garantiu a última medalha de ouro dos Estados Unidos fechando a prova para 25:87 depois de um 21:78 de passagem.
  • Therese Alshammar fez história. Daqui a 26 dias faz 34 anos e ao vencer os 50 livre se tornou na mais velha nadadora a conquistar um título mundial nos 50 livre. Alshammar treina com o marido e grande parte da temporada faz na Austrália.
  • Técnico marido e tem técnico pai. Hannah Miley, a vice campeã dos 400 medley saiu do podium direto para um abraço no pai treinador. Um ex-piloto de helicóptero que se dedicou a natação para cuidar do treinamento da filha.
  • Se Ryan Lochte faz o sucesso com as suas botas-tênis verde limão, o britânico Liam Tancock quis mostrar a sua versão de tênis estilizado. Subiu ao podium e tirou várias fotos mostrando o tênis, um jabá de campeão mundial.
  • Falando em jabá, o momento “happy family” de Michael Phelps não rendeu o sucesso que havia sido em Beijing e Roma. A organização apagava a luz já preparando para o próximo evento. Dona Debbie Phelps, sempre muito bem vestida pela sua linha Chicos, se esbaldava em sorrisos e beijos no filhão.
  • A nova namorada, agora oficial, Nicole Johnson, esteve sempre ali, mas não ganhou nem um beijinho de Phelps. Vai ver que não faz parte do esquema comercial ainda. Deixa ela assinar que isso vai virar um momento “love story” logo logo.
  • A festa de encerramento do Mundial foi em outra piscina. Foi na piscina do polo aquático e reuniu milhares de pessoas. Alguns atletas, poucos, também foram lá. Aconteceu cerca de 30 minutos após o encerramento da premiação do Mundial.
  • Impressionante o trabalho destes chineses. Ao final da competição já começaram a desmontar tudo. Eu disse tudo, só faltou tirar água da piscina temporária, o resto os caras fizeram.
  • A cobertura do Mundial termina por aqui. Foi uma experiência muito boa e um Mundial de altíssimo nível. O diário tentou trazer para vocês aquilo que não mostra na TV e ninguém fica sabendo. Até uma próxima oportunidade. 
0 respostas
  1. Boris
    Boris says:

    O que o Coach não soube.
    O namoro de Phelps com Nicole é para Inglês ver.
    A sensação:
    O pedido de Zsuzsanna Jakabos (a nadadora hungara dos 200 fly) a Bob Bowman sobre treinar um período em Baltimore.
    Quem não deve ter gostado foi a Nicole e, acho que também, Bob.
    Imagina o Phelps treinar com aquele avião do lado. Motivação é que não vai faltar.
    Coach, essa é quase quente.
    Falta saber se o Bob Bowman vai aceitar o pedido.
    Boris, com passagens compradas para Baltimore para não ver o Phelps…

    Responder
  2. Marcio Bueno
    Marcio Bueno says:

    Coach,

    Parabéns e obrigado pela cobertura do Mundial.

    Sensacional. Espero que em Barcelona você e o Sportv estejam de volta em ação.

    Abs, Marcio

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *