Autor • Pedro de Figueiredo
Fonte • Best Swimming

Satiro Sodré

A Corte Arbitral do Esporte decidiu manter a decisão da CBDA de apenas advertir Cesar Cielo, Henrique Barbosa e Nicholas Santos pelo teste positivo para a substância furosemida na urina dos atletas. No entanto, o tribunal decidiu também suspender Vinícius Waked por um ano, acatando a apelação da FINA, já que o atleta é reincidente.
 
A decisão foi divulgada no site do CAS por volta das 6h57 desta quinta-feira, horário de Brasilia. A FINA havia recomendado três meses de suspensão para os nadadores e um ano para Waked. Segundo a nota oficial divulgada nesta quinta-feira,  "os atletas explicaram que a furosemida foi originada da contaminação de um complemento alimentar à base de cafeína, que eles utilizam regularmente com prescrição médica", diz no comunicado.
 
O julgamento ocorrido na quarta-feira durou cerca de seis horas. Além dos nadadores, estiveram presentes como testemunhas o presidente da CBDA, Coarcay Nunes, o superintendente técnico de natação, Ricardo de Moura, e Sandra Soldan, diretora de controle antidoping.
 
Como a BEST SWIMMING havia antecipado antes do julgamento, na terça-feira, os advogados de defesa estavam confiantes na manutenção da decisão da CBDA. Eles teriam apontado "erros técnicos" na apelação da FINA. Pode ter pesado também na decisão da Corte o fato da pena definida pela CBDA, a advertência, ter tido como um de seus julgadores o doutor Edurado de Rose, membro da Agência Internacional de Controle AntiDoping e referência internacional no assunto. 
 
Segundo fontes ouvidas pela BEST SWIMMING, Cielo tem treinado normalmente e estava confiante em uma decisão positiva do CAS. Agora, ele é esperança do Brasil para muitas medalhas na competição de natação do Mundial de Xangai.
0 respostas
  1. Fábio
    Fábio says:

    A maioria dos brasileiros adora a cultura do fracasso. Se o cara é bom, bem sucedido, todos torcem para que caia.

    Isso é extremamente irritante e frustante. As agências internacionais antidoping não fazem concessões por nada. Basta ver o histórico de punições. Houve, sim, outros atletas que sofreram punições mais severas pelo “uso” da mesma substância, mas não dá para comparar banana com laranja. As circunstâncias, dosagem, histórico, etc., contam para a imposição da sentença.

    Esperar a mesma punição independentemente das mesmas circunstâncias seria como impor a mesma sanção para comportamentos diferentes. Furtar um carro é diferente de furtar uma laranja. Ambos são furtos, mas a gravidade e, portanto, a pena imposta não pode ser igual.

    Muita gente que comenta esse assunto está perdendo o foco das coisas. O Tribunal não inocentou o Cielo e os demais. Ele apenas manteve a punição imposta no Brasil e, no caso do Waked, pela reincidência, o suspendeu por um ano.

    Pessoal, vamos apoiar nossos heróis. Façamos como os americanos e argentinos, que são patriotas e valorizam quem defende suas cores e batem no peito pela pátria.

    Abs

    Responder
  2. Roberto Nascimento-Treinador de Mac
    Roberto Nascimento-Treinador de Mac says:

    Sou filho de treinador de natação! Cresci vivendo natação e hj sou treinador. Meus ídolos sempre foram Michael Gross, Matt Biondi, Thorpe e outros gringos! Torci mto pelo Gustavo Borges e ainda acho que ele foi um dos melhores de tds os tempos em se tratando de técnica de nado. Em 2008 conheci o meu ídolo nacional. César Cielo Filho. Não esqueço do qto gritei e torci por ele nos 50 Livre de Pequim! Vibrei mais que nas duas copas do mundo de futebol que vi o brasil ganhar! Aí veio a notícia do dopping! Custei a acreditar naquilo td e cansei de ouvir que ele tava mascarando o que tomava. Com uma quantidade tão baixa de furosemida? Acredito na contaminação! Acredito no Cielo e nos outros atletas tb!
    Vamos torcer por nossos atletas! Todos são inocentes até que se prove o contrário! Eles foram inocentados merecidamente! Tenho certeza de que o Cielo vai vencer as 3 provas em Xangai e calar a boca dos que foram contra ele! Força Cezão!

    Responder
  3. Faberas
    Faberas says:

    Nossa ate o Cara do Arroz, Já sabia que nao ia dar em nada, os cara nao tem moral FINA, tinha que dar um ano de advertencia para todos, porque só deu para um que era reincidente, vamos esperar novamente os mesmos atletas para eles pegarem umja ano de punicao. ja Basta o Futebol ate na natacao tem mala preta, branca ou azul….que feio!!!!

    Responder
  4. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Aos que secaram, só resta agora torcer para o Bousquet, Nathan Adrian, Mattew Targett…Vai ser mazoquista assim lá na China…rsrsrs…Não adianta secar!!! P.Q.P.!!! É O MELHOR ATLETA DO BRASIL!!! CESÃO!!!

    Responder
  5. E AGORA JOSÉ?
    E AGORA JOSÉ? says:

    SERÁ Q AINDA VÃO CONTESTAR A DECISÃO DO TRIBUNAL?

    SERÁ Q AGORA OS JUÍZES DE PLANTÃO, OS ENTENDIDOS DO ASSUNTO, OS SUPER BEM INFORMADOS, OS ACIMA DO BEM E DO MAL, Q JULGARAM E CONDENARAM OS ATLETAS, ANTES MESMO DO TRIBUNAL, IRÃO MOSTRAR AS SUAS CARAS?

    ESPERO, ANSIOSAMENTE, LER AQUI NESTE MESMO ESPAÇO, AS MANIFESTAÇÕES, COM A MESMA VEEMÊMCIA, DE TDS AQUELES Q MALDOSAMENTE, CRUELMENTE, COVARDEMENTE E LEVIANAMENTE, TECERAM COMENTÁRIOS TENDENCIOSOS, NUMA TORCIDA ESCANCARADA CONTRA OS ATLETAS E, CONSEQUENTEMENTE, CONTRA A NATAÇÃO BRASILEIRA.

    E AGORA JOSÉ?

    QUERO VER QUEM VAI TER A DESCÊNCIA, A HOMBRIDADE, A CORAGEM, E, ACIMA DE TUDO, A HUMILDADE DE SE RETRATAR!!!

    VAMOS LÁ, PESSOAL!
    ESTAMOS ESPERANDO!
    HORA DE MOSTRAR SUAS CARAS…
    …SEM MÁSCARAS!!!

    CESÃO: ESSA FOI A MAIOR VITÓRIA DA SUA CARREIRA!!! VC Ñ A CONQUISTARIA, SE Ñ A MERECESSE!!!
    AGORA RUMO AO OURO EM XANGAI, E DEPOIS TEM PAN, TEM LONDRES, TEM MTO MAIS…

    NICHOLAS E HENRIQUE: OUTROS MUNDIAIS VIRÃO… VCS ESTARÃO LÁ!!!

    VINI: TREINAR, PODE… TREINE MTO, VAI AJUDAR A PASSAR O TEMPO…
    VAI PASSAR… TUDO PASSA!!!
    VC VAI VOLTAR COM TUDO!!!

    REDOBREM A ATENÇÃO DAQUI PRA FRENTE!!!

    CONTINUO ACREDITANDO E TORCENDO…
    … SEMPRE!!!

    MTO BOA SORTE E CD VEZ MAIS SUCESSO AOS QUATRO!!!

    Responder
  6. Lamentável
    Lamentável says:

    Lamentável essa decisão,só um punido ? Cielo é inocentezinho ? ah vá…deveria ter tido a mesma punição e igual a todos,Cielo sua carreira tá manchado meu caro,pra mim voce deixou de ser ídolo e uma decepção a mim e meus filhos que antes se espelhavam em voce,agora meu filho mais velho que faz natação não quer nem ouvir falar em seu nome,triste isso, muito triste,pensei que o Brasil tinha um ídolo,mas me enganei! abraços a todos dessa conceituada revista que sempre leio.

    Responder
  7. Alexandre
    Alexandre says:

    Otimo, agora eh concentrar e nadar um bom mundial. E para de tomar suplementos.
    Tome guarana em po em vez de suplementos.
    Muito sucesso no mundial e daqui para frente.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *