Autor • Pedro de Figueiredo
Fonte • Best Swimming

Satiro Sodré

 

Reconstrução. Esta é a palavra de ordem nos treinamentos de Cesar Cielo após a repercussão do resultado positivo no exame antidoping para a substância Furosemida na urina do atleta. Com exclusividade à BEST SWIMMING, o técnico Alberto Silva, o Albertinho, contou no fim de semana como será o trabalho de retomada da preparação de Cielo para o Mundial de Xangai.
 
Apesar do desgaste com o episódio, Albertinho está confiante na recuperação emocional de Cielo. O treinador afirmou que os bons resultados no Paris Open demonstram o bom condicionamento físico do campeão. Falta apenas retomar o foco no lado emocional, abalado com o ocorrido.
 
"Minha energia está focada em recuperar o estado de ânimo dele para voltarmos de Xangai com três medalhas de ouro. O Cesar é um atleta que domina tudo: os fundamentos, o corpo e até o emocional. Essa situação é nova, mas vamos enfrentar com muita garra. Em Paris, ele já mostrou para ele próprio e para os adversários que ele é o cara da prova. Agora é não desviar o foco e bola para frente para o Mundial", afirmou o treinador.
 
Cesar, Nicholas, Henrique e Vinicius ficaram sabendo do resultado analítico adverso há dois domingos, ao final do Open de Paris. Apesar disso, Albertinho garante que o treinamento durante a semana passada foi normal até quinta-feira. Na sexta, o campeão olímpico não treinou em decorrência da ida ao Rio de Janeiro para participar do Painel da CBDA e das posterioresexplicações para a imprensa sobre o ocorrido. No sábado, o treinamento foi voltando à normalidade. Albertinho sentou com a equipe e fez a primeira reunião para conversar sobre o assunto com os demais atletas.
 
"Esta semana será importante para reconstruirmos principalmente a parte emocional dele, porque na parte física está tudo bem. Não vamos o mudar o planejamento, porque fisicamente eles está muito bem, respondendo aos treinamentos, como ocorreu no Paris Open. Nada como um dia depois do outro", finalizou Albertinho
0 respostas
  1. Ricardo
    Ricardo says:

    Independente de ter usado intencionalmente ou não uma substâncias proíbida, tem que treinar como um cavalo pra chegar até onde ele chegou. Substâncias essas ou aquelas não fazem efeito quando não treina ou quando não tem aptidão para algo. Como dizemos aqui em salvador: Quem nasceu pra ser lagartixa nunca vai chegar a jacaré. Enfim, acredito que houve um descuido grave na manipulação dos suplementos. Cielo vem monstrando ser o melhor atleta brasileiro de todos os tempos desde as categorias menores. Vamos lá, Cesão! Tô do seu lado….

    Responder
  2. Romeo
    Romeo says:

    Coach todo esse estardalhaço com relação ao suposto resultado adverso dos nossos atletas e com relação as nossas categorias de base? em que há anos se faz vista grossa, como já comentei antes em Fortaleza broncodilatadores eram usados escancaradamente, seringas eram vistas na lixeira dos banheiros. Pais irresponsáveis(infelizmente técnicos tb) ser campeão dessa forma. NÃO vejo mérito. Enquanto continuar dessa forma sem nada ser feito ………..

    Responder
  3. Leonardo
    Leonardo says:

    O Segredo pra esquecer os problemas? É NADAR, NADAR E NADAR!
    Não participo mais de competições como participava quando era jovem. Mas, hoje, aos 24 anos de idade, quando tenho algum problema,faculdade, mulher enchendo meu saco, nado até doer o osso que esqueço dos problemas. E isso vale pra todos. Atletas de alto nível, amadores e etc. O corpo responde bem bem quando tu pões ele a movimentar.Eu se fosse cesão,já viajava pra China e não ligava nem a tv nem acessava a internet pra não ficar lendo besteira e tirando o foco

    Responder
  4. Rejeane  Silva
    Rejeane Silva says:

    tomar um poli-vitâminico regularizado adequado ,para o desenvolvimento e desempenho estrutural,obtêndo uma reação adverso….. ao esperado,não é uma substância inadquada para um ser…. ou individu… principalmente quando o desempenho estrutural… está em constânte atividade….e requer hidratação fisica… etc…..

    Responder
  5. gustavo
    gustavo says:

    Não há perseguição da mídia. A mídia é a causadora do doping?? Cielo (e talvez sua equipe de acessores) é que é o responsável por ter ingerido a substância dopante, intencionalmente ou não. Atletas de alto desempenho recebem inúmeras recomendações de especialistas em medicina para evitar o doping. O que pode e o que nao pode. Ou o doping foi mesmo intencional ou ocorreu um descuido absolutamente grotesco. Prefiro a segunda opção, mas quantos atletas dopados ao longo do tempo não questionaram os resultados dos exames, fornecendo várias explicações?? Conta-se em uma das mãos….

    Responder
  6. Dudu Udud
    Dudu Udud says:

    como esta díficil esse inicio de mês….são várias coisas saindo ao mesmo tempo….pessoal descendo a lenha…creio que o CIELO terá uma de suas mais duras missões se ele for mesmo ao mundial…triunfando ou não…..a dúvida e desconfiança permanecerão….infelizmente nosso maior atleta da atualidade e um dos maiores de todos os tempos em sua especialidade, esta sendo julgado e achincalhado impiedosamente pela mídia colocando dúvidas sobre seus feitos extraordinários desde 2008 quando alcançou a glória máxima para um esportista….. acredito no CIELO, em sua família, em todo seu histórico … espero e torço por eles…embora a tristeza após essa notícia tenha abalado o mundo da natação….continuo do seu lado CIELO….. e que a justiça seja feita e que a verdade triunfe.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *