Autor • Pedro de Figueiredo
Fonte • Best Swimming

Satiro Sodré

 

Diretamente de São Paulo – Visivelmente abatido, o campeão olímpico e mundial Cesar Cielo negou na noite desta sexta-feira qualquer intenção de melhora em sua perfomance pelo uso da substância Furosemida, encontrada em sua urina em um teste antidoping realizada durante o Troféu Maria Lenk em maio. Cesar reuniu a imprensa em hotel de luxo em uma área nobre de São Paulo, para ler um comunicado, mas não abriu espaço para perguntas dos jornalistas. Com trajes nada habituais, vestindo terno e gravata e de óculos, ele esteve acompanhado de Henrique Barbosa e Nicholas Santos, que também foram flagrados no teste, mas que nada disseram. Também estavam presentes na coletiva, o pai, a mãe e o técnico de Cielo.
 
Em seu comunicado, que reproduzia grande parte da nota oficial enviada à imprensa durante à tarde, Cielo afirmou saber que poderia ser testado a qualquer momento. Ele também argumentou ter recebido uma carta de elogio da Confederação Americana de Natação (USA Swimming) por ter tido resultado negativo no seu teste antidoping durante o Grande Prêmio de Michigan, realizado em abril. "Posso ser testado a qualquer momento e em qualquer lugar. Essas são as regras do jogo e eu sei disso", disse.
 
O campeão argumentou ainda que não toma nenhuma substância sem consultar um médico ou seu próprio pai, que é pediatra, para ter certeza de que pode consumí-la. Em seu discurso, Cielo afirmou que o ocorrido trouxe a ele e seus companheiros três ensinamentos: "O primeiro é de quem não deve, não teme. O segundo é de que a verdade sempre aparece. E o terceiro é de que o que não me derruba, me fortalece", afirmou.
 
Ao fim, o nadador disse ainda que o caso não vai atrapalhar sua preparação para o Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai, na China, no fim do mês. Segundo ele, a preparação prosseguirá normalmente. No fim, ele agradeceu o apoio recebido de todos os fãs e pediu que seus admiradores "rezem o triplo e torçam o triplo" por ele e seus companheiros.
 
O caso
 
Cesar Cielo e mais três nadadores, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinicius Waked, foram flagrados no exame antidoping realizado durante o Troféu Maria Lenk em maio. Os quatro tiveram resultado positivo para a substância proibida Furosemida. Após julgamento realizado nesta sexta-feira, o Painel de Controle de Doping da CBDA (Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos) julgou que os atletas não obtiveram vantagem com a substância e os nadadores receberam apenas uma advertência, sem ter havido nenhum tipo de suspensão.
0 respostas
  1. Nadador
    Nadador says:

    Ninguém hoje no mundo da natação é isento de suspeita de doping,nem mesmo o vangloriado e ultra super mega badalado Cesão ão ão,que de bom moço a mim não tem nada !!!

    Responder
  2. Jader (amigo de infância de César))
    Jader (amigo de infância de César)) says:

    Trecho retirado do site da Folha. Pra quem questionou a diferença do tratamento dado a este caso em relação ao caso de Dinara e Fabiola:

    Por que outros atletas flagrados foram suspensos?
    A confederação diz que, em casos como os de Daynara de Paula e Fabíola Molina, houve negligência. A primeira teria comprado suplemento contaminado de farmácia que não conhecia. A segunda diz que usou sachê de amostra grátis de suplemento novo –perdeu vaga no Mundial e será substituída por Etiene Medeiros.

    Responder
  3. Papagaio de Pirata
    Papagaio de Pirata says:

    O clima tá pesado! A natação brasileira perde muito, mas mesmo assim, uma homenagem prá descontrair:
    “Alexandre Madsen, cadê você? Voltei aqui só prá te ver!” Apareça Sancho Semida, fiel escudeiro. Nada como um dia após o outro, kkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!

    Responder
  4. Bruno
    Bruno says:

    Então algum atleta dopado urinou na piscina, alguns infelizes engoliram água e apresentaram um “resultado adverso” no exame antidoping…

    Tudo muito mal contado, politicagem forte para proteger os expoentes, patrocinadores envolvidos, pressão da mídia e no final teremos uma boa pizza.

    Responder
  5. Fabão
    Fabão says:

    Isto está cheirando a leite tipo-A que o famoso corredor da seleção brasileira, Zequinha Barbosa,dizia que os adversários como Ben Johnson e Carl Lewis tomavam.

    Responder
  6. Tarso Douglas Valencio
    Tarso Douglas Valencio says:

    Me faço duas perguntas contraditórias:
    1) Pra que o Cesão iria querer melhorar a performance numa competição que pra ela que já tinha o indice não valia nada
    2) O laboratório contaminiou os suplementos dos 4 atletas

    Responder
  7. Ipócritas
    Ipócritas says:

    Engracado no Brasil, o povo já julga e condena sem acompanhar os acontecimentos. O Cielo mais os outros atletas passam por centenas de exames como estes e nunca acusaram nada. Vamos aguardar as investigacoes e depois opinar, cambada de ipócritas

    Responder
  8. Ex-nadadora...
    Ex-nadadora... says:

    Que vergonha: “quem pode mais, chora menos”
    “NA HORA DE PUNIR DOPING, DIRIGENTES DA NATAÇÃO SÃO CONIVENTES COM ASTROS E RÍGIDOS COM ANÔNIMOS”
    Não precisa dizer mais nada.

    Responder
  9. Antonio Cesar
    Antonio Cesar says:

    Será q vai ficar barato? O discurso é igual a todos…a menor punição da FINA p furosemida foi de 6 meses…vamos ver como fica? é uma pena mas não se pode passar a mão na cabeça como nada tivesse acontecido. Alguém falhou no caso…

    Responder
  10. Antonio Cesar
    Antonio Cesar says:

    Será q vai ficar barato? O discurso é igual a todos…a menor punição da FINA p furosemida foi de 6 meses…vamos ver como fica? é uma pena mas não se pode passar a mão na cabeça como nada tivesse acontecido. Alguém falhou no caso…

    Responder
  11. Antonio Cesar
    Antonio Cesar says:

    Sinceramente…e a Fabíola? e o exemplo? O q é isso? tb acredito no Cesar mas é baton na cueca não dá p esconder…e a CBDA virou o q? vamos ver a FINA e a comunidade da natação…

    Responder
  12. Roberto Nascimento-Treinador de Mac
    Roberto Nascimento-Treinador de Mac says:

    Vamos lá! Pq a CBDA só divulgou esse resultado agora? Qual o sentido de divulgar somente agora o resultado de um exame feito em uma competição realizada a mais de 40 dias? De lá pra cá, se não me engano os caras competiram umas 3 vezes, então pq só agora?! Vergonha seria se os caras tivessem trocado a amostra de urina! Não acho vergonha os caras serem pegos por uma substância diurética, que em nada aumentou a performance! Pode ser contaminação do laboratório? Pode sim! MAs que seja provado! Até agora o nosso campeão foi quem se pronunciou oficialmente! Os outros atletas tb! Vmos esperar antes de dizer que é uma vergonha!

    Responder
  13. Tania Brasil
    Tania Brasil says:

    Estamos torcendo em triplo para vê-los nadando em Xangai. Isso em nada manchou o nome de atletas como vocês, que trabalham duro para obter os resultados que tanto nos orgulha enquanto brasileiros. Punição deve ser aplicada sobre laboratórios que não utilizam de boas práticas na manipulação desses medicamentos(suplementos). Xangai os aguarda. Continuem brilhando!!!!

    Responder
  14. Igor Peixe
    Igor Peixe says:

    para quem vive no mundo competitivo ja sabe, que algumas coisas são inevitaveis, porem isto esta me cheirando tocaia contra o pro 16m e Flamengo, um gupo forte e inovador, mostro q é possivel ser muito bom treinando no Brasil. Tem muita gente forte com o cotovelo doendo com esse sucesso do Cielo e cia.

    Responder
  15. nadador
    nadador says:

    Tem horas que o melhor é ficar de boca fechada e deixar a assessoria de imprensa e jurídica do clube tomar as rédeas da situação. Vamos lá Mengão os atletas precisam do apoio de vocês!!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *