Sobre Best Swimming

Nova logomarca exibida no site no dia 24 de junho de 2015.

logomarca-bestswimming-2015-2


 

bestswimming.png

A logomarca foi criada utilizando a imagem do mundo em referência à água e ao alcance da cobertura do site, e as cores verde-amarelo fazem referência ao Brasil, enquanto o vermelho foi mantido da logomarca original, fazendo referência aos Estados Unidos

Best Swimming é um site especializado em natação e águas abertas, e reconhecidamente o melhor site sobre o assunto em língua portuguesa.

0,,40288556-EX,00
Alexandre Pussieldi na Olimpíada de Pequim, em 2008

O site nasceu em 2001 e é mantido até hoje por Alexandre de Azambuja Pussieldi, brasileiro radicado nos Estados Unidos, técnico de natação, jornalista e um apaixonado pelo esporte.

No início, o site ganhou destaque por abordar a natação americana e também os poucos atletas brasileiros que competiam nos mais diversos campeonatos nacionais. Cobertura in loco de campeonatos como NCAA e Conferências tornaram-se comuns e eram motivo de sucesso, com forte apoio do público leitor e dos próprios atletas, que encontraram ali um meio de comunicação que falasse a língua deles e que dava a devida exposição dos feitos alcançados pelos “brazucas” em terras estrangeiras. Ao mesmo tempo, dava também notícias sobre os campeonatos brasileiros, ainda que não com o mesmo destaque, mas não deixava de acompanhar os principais fatos da natação de elite brasileira.

Confira a evolução do site em http://web.archive.org/web/20010723120330/http://bestswimming.com.br/

O site foi diversificando suas seções, abrindo para outra modalidade também, as águas abertas. Artigos sobre lançamentos de produtos, psicologia, treinamento e perfis de atletas eram publicados. A fama foi ganhando força e Alexandre precisou expandir o foco. Em 2003 o site passou a dar destaques mais internacionais e brasileiros. As grandes coberturas começaram a ocorrer, iniciando com os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo.

Estas coberturas, entituladas inicialmente de “especiais” deram a Best Swimming um destaque maior ainda na cobertura esportiva nacional. As coberturas eram esperadas com grande ansiedade pela comunidade aquática, onde vez ou outra haviam surpresas nos textos ou até mesmo em promoções.

Em 2006, na onda dos “blogs”, Alexandre decidiu criar uma seção intitulada “Blog do Coach”, que inicialmente seria um suporte ao site, contendo textos opinativos e notícias mais rápidas do que as divulgadas no site principal.

Além disso, no fim de 2005 foi criado o Troféu Best Swimming, com resultado divulgado em 2006, uma homenagem aos destaques do ano. O Troféu passou de uma simples homenagem para um disputado prêmio. Com 6 edições já realizadas, atletas e técnicos ganham o merecido espaço reconhecendo os difíceis feitos realizados durante todo o ano.

Em 2008, a Best Swimming fez uma de suas melhores coberturas on-line, talvez a maior da natação brasileira na internet, ao estar presente nos memoráveis Jogos Olímpicos de 2008. Foi lançado de modo experimental a “Best Cam”, vídeos produzidos especialmente para o site, com notas e – principalmente – imagens exclusivas sobre determinado evento.

Diversos colaboradores já passaram pelo site. São técnicos, atletas, dirigentes e pessoas ligadas à natação ou porque trabalham com isso ou porque simplesmente amam o esporte como Alexandre. É sempre importante lembrar que o site sempre esteve aberto às contribuições de outros profissionais, bem como sempre tenta manter um outro jornalista dedicado ao noticiário nacional e internacional.

O ápice do site, até o momento, foi a cobertura do Campeonato Mundial de Roma, em 2009, onde ultrapassou a marca de 10 mil acessos diários. Além do fiel público leitor, o site também serviu de fonte para diversos jornalistas, não só brasileiros, que estavam buscando informações da equipe e do país de César Cielo.

No mesmo ano, Alexandre recebeu proposta do portal Globoesporte.com para hospedar e divulgar a – até então – seção “Blog do Coach”. Com isso, tornaram-se dois sites com conteúdo diferenciado: o blog agora cuidava das notícias quentes, exclusivas e com maior rapidez de divulgação, enquanto a Best Swimming manteve-se na cobertura clássica, com textos mais elaborados e assuntos que de vez em quando saíam do próprio Blog do Coach.

Em 2011, o site terminou o ano novamente como o site de natação brasileira mais acessado do mundo, atingindo quase 50 mil acessos.

No fim, a Best Swimming é um serviço de utilidade pública, cujo trabalho requer tempo, dedicação, apuro de informações e de uma fonte financeira que ajude a manter o padrão adquirido. Nunca o público foi cobrado de qualquer informação disponibilizada no site nestes 11 anos. E se depender do apoio de sua empresa, serão mais 11 anos no mínimo criando e colaborando com o desenvolvimento da natação brasileira na internet.

Em 2012, a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres foi memorável: foram publicadas nada menos que 103 posts no período, todos repletos de informações, 328 fotos, 10 Best Cam e um novo recorde de acessos: 80 mil pessoas acessaram o site em 14 dias durante  o maior evento planetário do qual a Best Swimming participou in loco pela 2ª vez.

Em 2013, o site renovou-se e incorporou a excelente plataforma de edição WordPress como núcleo da organização dos textos, imagens e vídeos. A estratégia era oferecer um visual mais recheado de informações, a possibilidade de “hot sites” – sites especiais para coberturas de eventos – e organizar melhor as notícias já publicadas.

Em 2013, duas grandes coberturas de dois eventos mundiais fizeram parte da pauta do site: os Campeonatos Mundiais de Barcelona e Dubai.

Screen Shot 2013-09-03 at 09.52.37 Screen Shot 2013-09-03 at 09.52.02

 

Com Best Cam, notícias, resultados e muita informação, ambos os eventos levaram a Best Swimming a um novo patamar de acessos: 100 mil acessos no período! Há um ano atrás, durante os Jogos Olímpicos de Londres, os acessos alcançaram 80 mil pessoas. Em outros Jogos Olímpicos, de Pequim em 2008, foram 45 mil acessos. Um aumento de 25% em um ano e 110% em 5 anos.