Troféu Brasil ou Troféu Maria Lenk?

0
343
FABIOLA MOLINA

A maior competição dos esportes aquáticos do país é também a mais antiga. O Troféu Brasil de Natação foi criado oficialmente em 1962, em competição realizada na piscina do Grêmio Náutico União em Porto Alegre, e que teve o Paulistano como seu primeiro campeão.

Desde então, tivemos 56 torneios. Os últimos 11, entretanto, com o nome de Troféu Maria Lenk. Por decisão do então Presidente da CBDA, Coaracy Nunes, no dia 17 de abril de 2007, um dia após o falecimento de Maria Lenk, anunciava a mudança de nome da competição. Este ano, em decisão de diretoria, e atendendo a uma demanda do marketing, a CBDA decidiu revitalizar o nome “Troféu Brasil”. Não deixou Maria Lenk de fora, manteve a competição como Troféu Brasil-Maria Lenk e ainda emendou uma Taça Correios que já estava sendo utilizada na versão antiga.

Veja o boletim que foi publicado em 2007 quando a homenagem a Maria Lenk lhe deu o nome da competição:

Boletim nº 122/07

Rio de Janeiro, 17 de abril de 2007

Ilmo.Sr.
Presidente de Federação

Prezado Presidente;

Como o caso é excepcional, venho solicitar nos Termos dos Estatutos da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, uma autorização excepcional.

Venho solicitar ao ilustre Presidente e Amigo, autorização para nominar o Troféu Brasil de Natação, em Troféu Prof.ª Maria Lenk, substituindo o nome do nosso país pelo da inesquecível batalhadora pela promoção da natação em nosso país – a Profª Maria Lenk.

Sem nenhuma dúvida, ela é a maior personalidade da história da Natação do Brasil.

Grande amiga da CBDA, passava 6 mêses nos Estados Unidos e 6 mêses no Brasil, sempre perseguindo o calor. Na sua chegada ao Brasil, ela sempre se apresentava à CBDA, como um soldado, e ficava à disposição da nossa Entidade para quaisquer incursões com o objetivo de promover e defender a Natação Brasileira.

Deus lhe deu durante a sua vida a graça da lucidez, e demonstrando sempre a melhor condição para desenvolver a Natação em nosso país

Recordista de inúmeros recordes mundiais da categoria Máster, foi incluída entre os 10 melhores nadadores do Mundo pela Federação Internacional de Natação – FINA.

Não podemos esquecer também que a Profª., Maria Lenk, na década de 80 foi interventora da Confederação Brasileira de Natação, antecessora da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, sempre agindo com o máximo equilíbrio, clarividência, procurando a harmonia no âmbito da Natação.

Profª Maria Lenk foi a fundadora da Escola de Educação Física, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, antiga Universidade Federal do Brasil.

Seria certamente Campeã Olímpica nos Jogos Olímpicos, que não se realizaram por causa do início da Segunda Guerra Mundial.

Temos que reconhecer que nenhuma personalidade nos Esportes Aquáticos na sua história, tem o Currículo dos serviços prestados à Natação, como aqueles deixados pela Prof.ª Maria Lenk.

Portanto, podemos concluir que o nome do Brasil se confunde com o nome da Prof.ª Maria Lenk, quando o assunto é Natação.

E a maior homenagem que nós todos, por medida absoluta de justiça, podemos prestar á nossa inesquecível Maria Lenk, é outorgar o seu nome ao mais importante evento do Calendário desta CBDA, o Troféu Brasil – Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, em piscina de 50 metros, que se realiza todo o ano, para que possamos manter intacta a lembrança de todos, o nome da Prof.ª Maria Lenk.

De acordo com os nossos Estatutos, esta medida tem que ser tomada na Assembléia Geral Ordinária desta Entidade, porém solicitamos ao ilustre Presidente e Amigo, a sua autorização por escrito, para que excepcionalmente possamos de imediato dar o nome da Prof.ª Maria Lenk ao Troféu Brasil, que terá início no dia 1º de maio próximo, que irá definir a Seleção Brasileira para os XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

Ao ler esta mensagem, peço ao ilustre Amigo e Presidente, que coloque o “De Acordo” neste próprio papel e envie em caráter de urgência, para que possamos de forma legal esportiva, comunicar à família da Prof.ª Maria Lenk esta homenagem da CBDA e da comunidade aquática brasileira, bem como, aos meios de comunicação.

Atenciosamente,

Coaracy Nunes Filho
PRESIDENTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here