Águas Abertas do Pan 2019 com 40 nadadores

0
369
FABIOLA MOLINA

Quatro nadadores a mais do que o Pan 2015, dois por sexo, as águas abertas dos Jogos Pan Americanos de 2019 em Lima, no Perú, vão ter um total de 40 participantes. O anúncio foi feito pela ODEPA na divulgação do regulamento da competição.

Ontem, a Best Swimming divulgou o aumento do número de participantes da natação do Pan 2015 de 312 atletas para 350 em Lima 2019.

Por região, os 20 nadadores das águas abertas por sexo é a seguinte:
CONSANAT – Confederação Sul-Americana de Natação
8 vagas
Definição no Campeonato Sul-Americano Absoluto em outubro deste ano em Trujillo, no Perú, com os oito primeiros colocados no masculino e feminino garantindo vaga automática para o Pan. Caso não haja nenhum nadador peruano entre os oito primeiros colocados, entram sete e mais o melhor nadador peruano na prova.

Cada país pode inscrever até dois nadadores por sexo na prova seletiva na busca das vagas para o Pan.

CCCAN – Confederação do Caribe e América Central
8 vagas
Definição em torneio a ser realizado em junho de 2019

Estados Unidos
2 vagas
Definição no Campeonato Americano em maio de 2019.

Canadá
2 vagas
Ainda sem definição quando será a seletiva.

As provas de 10 quilômetros das águas abertas dos Jogos Pan Americanos de 2019 serão realizadas em La Punta, um distrito que fica a 16 quilômetros do centro de Lima. O local pertence a Província de Callao, as margens do Oceano Pacífico e com uma população lolca de menos de 10 mil habitantes em suas casas de veraneio.
Diferente da Costa Verde do Perú, tradicional ponto de surfistas e ondas altas, as águas de La Punta são calmas. O local é bastante frequentado por remadores e velajadores. Uma das dificuldades, entretanto, são as temperaturas que bem frequente são baixas.

As águas abertas estão na disputa dos Jogos Pan Americanos desde a edição do Rio de Janeiro em 2007. Desde então, o Brasil nunca venceu uma medalha de ouro na modalidade. Na última edição do Pan, Toronto em 2015, o Brasil nem subiu ao pódio.

No total, são três medalhas brasileiras nas águas abertas dos Jogos Pan Americanos. Poliana Okimoto foi prata nos Pan de 2007 e 2011 e Allan do Carmo foi bronze no Pan de 2011, em Guadalajara, no México.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here