FABIOLA MOLINA

JANEIRO

* Na disputa da Copa Kosuke Kitajima no Japão, Ippei Watanabe bate o recorde mundial dos 200 metros peito em piscina longa com 2:06.67. Foi o único recorde mundial do ano batido em competições locais.
* Em bela carta a comunidade aquática, o americano David Plummer anuncia sua aposentadoria.
* Cesar Cielo é anunciado de volta ao clube que o projetou: Pinheiros! E volta treinar com Alberto Pinto da Silva.
* Correios anuncia renovação de contrato com a CBDA.
* Velocista britânica Fran Halsall anuncia aposentadoria.
* Mudanças de treinadores pelo país: Sérgio Onha Marques é o novo head coach do Minas Tênis Clube, Wlad Veiga do Paineiras. Ambos deixaram o Corinthians no final de 2016.

FEVEREIRO

* Grant Hackett é preso na Austrália a pedido dos pais após ação violenta e agressão ao irmão. Semanas depois, Hackett viajou para os Estados Unidos onde ficou internado num centro de reabilitação contra o vício de remédios controlados.
* Usain Bolt ganha o Prêmio Laureus de 2016 com Michael Phelps levando o troféu de Volta do Ano.
* Copa do Mundo 10 K da FINA em Patagones, Argentina, vitória dos italianos Federico Vanelli no masculino e Arianna Bridi no feminino. Poliana Okimoto chegou na segunda posição.
* Nadador britânico Roberto Pavoni integrante do revezamento 4×200 livre anuncia aposentadoria.
* Alguns dias antes, outra britânica, Jemma Lowe também diz adeus ao esporte.

MARÇO

* Nadadora Larissa Oliveira sofre um acidente em São Paulo com a queda de um galho de árvore em seu carro. Atleta ficou de fora do primeiro semestre de competições.
* Temporada brasileira de competições é aberta com o Campeonato Brasileiro Escolar em Aracaju, e a seletiva do time brasileiro que vai ao Mundial Escolar em Budapeste, na Hungria.
* Melhor nadador canadense dos útlimos anos, Ryan Cochrane anuncia aposentadoria.
* Thiago Pereira anuncia a aposentadoria na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico.
* Segunda etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, vitória de Jack Burnell da Grã-Bretanha no masculino e da francesa Aurelie Muller no feminino. Sem medalhas para o Brasil.
* Nadador sul-africano/americano Darian Townsend anuncia aposentadoria do esporte.

ABRIL

* AABB de Recife conquista o Festival Nordestinho Mirim e Petiz de Natação em Recife.
* Faleceu o diretor executivo da USA Swimming Chuck Wielgus após uma longa batalha contra o câncer.
* Brasil faz campanha histórica no Mundial Escolar em Budapeste com 8 medalhas de ouro conquistadas e 18 medalhas no total. Na bagagem, a bandeira do ISF com a responsabilidade de organizar o próximo Mundial em 2019.
* Em ação da Polícia Federal, Coaracy Nunes, Sérgio Alvarenga, Ricardo de Moura e Ricardo Cabral são presos acusados de lavagem de dinheiro e organização criminosa.
* A Justiça determina o interventor Gustavo Licks para assumir o controle da CBDA.
* Brasil é campeão sul-americano juvenil de águas abertas deixando o Perú em segundo lugar. Nas medalhas, foram sete conquistadas, duas de ouro, uma prata e quatro bronzes.
* Guilherme Costa da Unisanta bate o recorde sul-americano dos 1500 metros nado livre no Regional em Santos com 15:05.23.
* Seleção Brasileira domina o Sul-Americano Juvenil em Cali, na Colômbia, conquista 107 medalhas sendo 46 de ouro.
* Pinheiros é campeão do Maria Lenk em competição com quatro recordes sul-americanos, cinco brasileiros e três de campeonato. A disputa foi seletiva para o Mundial de Budapeste e o Mundial Júnior de Indianápolis.
* Guilherme Guido lança a sua própria metodologia de ensino de natação.
* Unisanta lança um mascote e o nome Ceci é escolhido pelos atletas.
* Mirco Cevales é anunciado como novo integrante da comissão técnica do SESI-SP.
* Omaha é anunciada pela USA Swimming como sede da seletiva americana para 2020, será o quarto USA Olympic Trials na cidade.
* Nadadora australiana Belinda Hocking anuncia aposentadoria.

MAIO

Viviane Jungblut. Trofeu Maria Lenk. Parque Aquatico Maria Lenk. 06 de Maio de 2017, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

* Regionais Mirim e Petiz pelo Brasil, Curitibano vence o Sul-Brasileiro, Clube do Remo o Norte-Nordeste, Rádio Clube o Centro-Oeste e o Minas Tênis Clube leva o Sudeste.
* Faleceu o mais velho medalhista olímpico de ouro da natação americana, Adolf Kiefer, aos 98 anos. Kiefer foi ouro nos 100 metros costas nos Jogos de 1936 em Berlim.
* Em Santos, o Corinthians se sagra campeão do Sudeste da categoria.
* Em Florianópolis, Clube Curitibano vence o Sul-Brasileiro de categorias e o absoluto.
* Em Natal, Sport Clube do Recife vence o Nordeste Interclubes de Infantil a Senior.
* Em Manaus, o La Salle é campeão do Norte Interclubes de infantil a Senior.
* Dois novos recordes sul-americanos no Maria Lenk em provas não olímpicas. Nicholas Santos nos 50 metros borboleta e Jhennifer Conceição nos 50 metros peito.
* A argentina Macarena Ceballos nadando pelo Minas Tênis Clube bate o recorde sul-americano dos 200 metros peito no Maria Lenk com 2:26.90.
* Joanna Maranhão tem performance fantástica no Maria Lenk, de clube novo, agora na Unisanta, vence tudo que nada e bate o recorde sul-americano dos 200 metros borboleta e o recorde brasileiro dos 400 metros nado livre.
* Na seletiva nacional de águas abertas em Foz do Iguaçu, no Paraná, uma surpresa, Viviane Jungblut bate Poliana Okimoto nos 10 quilômetros e deixa a medalhista olímpica de fora de uma seleção brasileira da modalidade pela primeira vez há mais de 10 anos.
* Leonardo de Deus é eleito Presidente da Comissão de Atletas. Votação foi direta e realizada pelos próprios atletas dos esportes aquáticos do país.
* Minas Tênis Clube venceu o Sudeste de Juvenil a Senior em Belo Horizonte.
* Thomas Fraser Holmes da Austrália é suspenso por um ano por ter perdido três testes anti-doping num período de 12 meses.
* Campeão olímpico dos 100 metros nado livre Kyle Chalmers faz cirurgia no coração e volta a nadar um mês depois.
* ESPN americana faz a lista dos 100 atlets mais famosos do mundo utilizando patrocínios , relação com mídia e redes sociais. Apenas o chinês Zetao Ning da natação entra na lista.
* Ana Marcela Cunha volta a ser treinada por Fernando Possenti.
* FINA anuncia mudanças no sistema de disputa da Copa do Mundo de Natação, e Katinka Hosszu faz protesto público.
* O venezuelano Marcos Lavado quebrou o recorde mais antigo da natação sul-americana ao nadadr os 200 metros borboleta para 1:56.98 quebrando a marca de Rafael Vidal de 1:57.51 desde 3 de agosto de 1984. Foram 32 anos, nove meses e 16 dias.

JUNHO

Leonardo de Deus, Miguel Cagnoni, eleito para presidencia da CBDA. 09 de Junho de 2017, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/CBDA

* Miguel Cagnoni é eleito novo Presidente da CBDA com 64 votos contra 26 de Cyro Delgado e três de Jefferson Borges.
* No Campeonato Paulista Júnior e Senior de Inverno, Guilherme Costa da Unisanta quebra o recorde sul-americano dos 1500 metros nado livre pela segunda vez no ano com 15:02.18.
* Joanna Maranhão da Unisanta bate o recorde brasileiro dos 1500 metros nado livre em piscina longa com 16:26.63.
* FINA oficializa que o Brasil irá competir oficialmente no Mundial de Budapeste com sua bandeira e hino.
* Temporada positiva para Bruno Fratus no Circuito Mare Nostrum. Foi ouro nos 50 metros nado livre nas três etapas: Monaco, Barcelona e Canet. Felipe Lima também subiiu ao pódio nas três competições, prata nos 50 peito.
* Brasil tem destacada participação no Sette Colli na Itália. São sete medalhas, um ouro, Bruno Fratus nos 50 metros nado livre.
* CBDA anuncia a volta dos Campeonatos Nacionais de Inverno para 2018.
* Joanna Maranhão anuncia seu programa social Emancipa Esportes em Belo Horizonte.
* Depois de 81 dias presos, os quatro dirigentes da CBDA são liberados em liberdade vigiada, sem tornozeleiras, mas com uma série de restrições.
* Terceira etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas da FINA em Setúbal, Portugal, vitórias de Krisztof Razosvsky da Hungria e Rachelle Bruni da Itália. Viviane Jungblut chegou em segundo ganhando a sua primeira medalha em Copas do Mundo.

JULHO

Ana Marcela. Campeonato Mundial de Desportos Aquaticos. Lake Balaton. 21 de Julho de 2017, Budapeste, Hungria. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Etiene Medeiros. Campeonato Mundial de Desportos Aquaticos. Duna Arena. 27 de Julho de 2017, Budapeste, Hungria. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

* Kazan é anunciado como sede do Campeonto Mundial de Piscina Curta de 2022, Budapeste do Mundial de Curta de 2024 pela FINA.
* Uruguaio Julio Maglione é re-eleito para o terceiro mandato como Presidente da FINA.
* Seleção de Pernambuco vence o Troféu Milton Medeiros em Recife, Norte-Nordeste de Seleções de Infantil a Senior.
* Nadadores americanos Mike Alexandrov e Josh Schneider anunciam aposentadoria.
* Fiasco do ano para o programa tão anunciado pela Discovery Channel e a disputa de Michael Phelps contra o tubarão branco. Decepcionou a todos.
* Sete medalhas para o Brasil no Aberto da França, três de ouro, Bruno Fratus nos 50 metros nado livre e João Luiz Gomes Júnior que venceu os 50 e 100 metros peito.
* Ana Marcela Cunha se distancia ainda mais como a maior medalhista mulher do Brasil em todos os esportes. Com o ouro nos 25 quilômetros, bronze nos 5 e 10 do Mundial são 10 medalhas no total.
* Tivemos dez recordes mundiais batidos no Mundial de Budapeste: Adam Peaty (GBR) duas vezes nos 50 peito, Sarah Sjoestroem (SWE) nos 50 e 100 metros nado livre, Kylie Masse (CAN) nos 100 costas, Lilly King (USA) nos 50 e 100 peito e os revezamententos americanos misto 4×100 livre, 4×100 medley e o feminino 4×100 medley.
* Frank Busch faz a sua última competição como Head Coach da Seleção Americana no Mundial de Budapeste encerrando a sua carreira.
* Brasil tem novos recordes sul-americanos batidos no Mundial de Budapestse: João Luiz Gomes Júnior nos 50 peito (duas vezes), Etiene Medeiros nos 50 costas (duas vezes), Joanna Maranhão nos 200 medley e o revezamento 4×100 metros nado livre masculino.
* Somando natação e águas abertas, com oito medalhas, foi a segunda melhor campanha em total de pódios em Mundiais do Brasil. Na piscina, foram sete finais e sete semifinais.
* Etiene Medeiros se tornou na primeira brasileira campeã mundial em pisicna longa vencendo os 50 metros costas. Com o título, são quatro medalhas de ouro em Mundiais, mulher mais dourada do esporte brasileiro em Mundiais de todos os esportes.
*João Luiz Gomes Júnior nos 50 peito e Nicholas Santos nos 50 borboleta foram medalhas de prata em Budapeste.
* Bruno Fratus vice campeão nos 50 metros nado livre e a prata do revezamento 4×100 metros com Gabriel Santos, Marcelo Chierighini, Cesra Cielo e o próprio Fratus foram as melhores performances do Brasil no Mundial.
* Lançado em São Paulo, o livro “Poliana Okimoto” biografia da medalhista olímpica com autoria de Daniel Takata e Hélio de La Peña.
* Com o título de tri campeão mundial dos 50 metros costas, o francês Camille Lacourt se despede oficialmente das piscinas.
* Quarta etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas em Lac St. Jean, no Canadá. Vitórias italianas de Simone Ruffini e Arianna Bridi. Duas brasileiras no pódio, Ana Marcela Cunha em segundo e Viviane Jungblut em terceiro.
* Nadadora olímpica e medalhista em Mundial Lauren Boyle da Nova Zelândia anuncia aposentadoria.

AGOSTO

E.C. Pinheiros. Trofeu Jose Finkel de Natacao, realizado na Unisanta. 12 de agosto de 2017, Santos, SP, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

* Poucos dias depois do encerramento do Mundial de Budapeste, começa o Circuito da Copa do Mundo da FINA. Nas etapas europeias são quebrados sete recordes mundiais todos pelas mulheres.
* Pinheiros campeão do Troféu José Finkel na Unisanta, em Santos.
* Brandonn Almeida se despede do Brasil, após o Troféu José Finkel embarca para os Estados Unidos onde vai treinar e competir pela Universidade South Carolina.
* Thiago Pereira entra na disputa da Dança dos Famosos no programa do Faustão da TV Globo. Nadador é eliminado em novembro na fase de repescagem.
* Mundial Júnior em Indianápolis, nos Estados Unidos, a argentina Delfina Pignatiello se sagra campeã mundial dos 800 e 1500 metros nado livre, vice nos 400 metros nado livre. Nos 800, seu tempo de 8:25.22 é novo recorde sul-americano.
* Pela primeira vez desde a criação do Mundial Júnior, o Brasil deixa a competição sem subir ao pódio. Melhor colocação da equipe foi Caio Pumputis 5o colocado nos 200 medley.
* Nas Universíades, Viviane Jungblut do União bate o recorde brasileiro dos 1500 metros nado livre com 16:22.48.
* Brasil ganhou três medalhas na Universíades em Taipei, prata nos 50 metros nado livre com Italo Manzini Duarte e dois bronzes com Henrique Martins nos 50 e 100 metos borboleta.
* Seleção Brasileira do Norte-Nordeste termina em terceiro lugar a Copa Pacífico na Bolívia, Colômbia foi campeã geral do torneio.
* CBDA realiza Assembleia Geral Extraordinária com aprovação de um novo Estatuto.
* Treinador francês Romain Barnier é suspenso pela Agência de dopagem da França após impedir que suas atletas sejam testadas antes do Mundial de Budapeste.
* Ryan Lochte volta a treinar com Gregg Troy em Jacksonville.
* COB assina seu primeiro contrato de patrocínio desde o fim do Rio 2016. Peak Sports é a empresa que vestirá o Time Brasil até 2024.
* Andrew Parsons é eleito novo Presidente do Comitê Paralímpico Internacional.
* Nadadores Tae Hwan Park e An Se-hyeon são anunciados como Embaixadores do Campeonato Mundial de 2019 em Gwanju.
* Ana Marcela Cunha vence a Travessia Capri Napoli na Itália.
* Treinador pernambucano Gustavo Fortuna é contratado como head coach por clube português SFUAP.
* CBDA faz registro policial de ataque cibernético em seu sistema. Uma invasão no sistema de segurança foi identificada. Processo segue sem solução.
* Duas medalhas para o Brasil na quinta etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas no Lac Megantic, no Canadá. Ana Marcela Cunha venceu a prova feminina e Allan do Carmo chegou em segundo atrás do húngaro Kristof Rasovsky.

SETEMBRO

* O Grêmio CIEF conquista o primeiro título Norte-Nordeste da história do estado ao vencer o Norte-Nordeste Interclubes de Infantil a Senior, Troféu Walter Figueiredo e Silva em João Pessoa.
* Nadador australiano Jarrod Poort foi suspenso por um ano por ter perdido três testes anti-doping no período de um ano.
* COI oficializa Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, 2028 em Los Angeles.
* CBDA anuncia a oficialização dos Recordes Brasileiros de Categoria criação da Best Swimming. Apenas nas provas olímpicas e a partir do Infantil são considerdos oficiais pela entidade.
* CBDA anuncia novas regras para os trajes dos atletas nas categorias inferiores a partir de 2018. É a primeira federação do mundo a oficializar a medida.
* Vítima de um AVC, falece aos 26 anos nos Estados Unidos, o ex-nadador da Seleção Brasileira Ramom Mello.
* Carlos Arthur Nuzman é preso e afastado da Presidência do Comitê Olímpico do Brasil.
* Contas da gestão anterior na CBDA são “aprovadas com ressalvas”. Termo é utilizado para apontar contestação das mesmas, mas sem procedimento legal para corrigir-las. Motivo é fazer a entidade seguir nas ações para o novo ano fiscal.

OUTUBRO

* Nelson Silva Júnior leva medalhas de bronze na Copa do Mundo em Doha, em Hong Kong e em Beijing.
* Uni-Evangélica é campeã do Centro-Oeste de Infantil a Senior em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
* Quatro medalhas para o Brasil na Copa do Mundo de Águas Abertas em Chun’An, na China. No feminino, Ana Marcela Cunha venceu a prova e Viviane Jungblut chegou em terceiro lugar. No masculino, Allan do Carmo chegou em segundo e Fernando Ponte em terceiro na prova vencida pelo húngaaro Kristof Rasovsky.
* Nos Regionais Mirim e Petiz, Flamengo leva o Petiz e o Fluminense o Mirim no Sudeste, Clube Curitibano vence o Sulbrasileiro, AABB de Recife leva o Norte-Nordeste e o Rádio Clube conquista o Centro-Oeste.
* Brasil domina Jogos Sul-Americanos da Juventude em Santiago, no Chile, foram mais de 40 medalhas conquistadas.
* São Paulo vence pelo 16o ano consecutivo o Troféu Chico Piscina em Mococa.
* Brasil vence o Desafio Raia Rápida no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Foi o primeiro ano que tivemos a disputa em equipes mistas com o time brasileiro formado por Etiene Medeiros, João Luiz Gomes Júnior, Daynara de Paula e Bruno Fratus.
* Na execução do hino nacional americano antes do Raia Rápida, Anthony Ervin decide ajoelhar-se na sequência de protestos dos atletas americanos pelos inúmeros casos de abuso e violência racial no país.
* Poliana Okimoto é indicada para o Internacional Open Water Marathon Hall of Fame. Cerimônia será em 2018.
* Última etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas em Hong Kong, vitórias do alemão Rob Muffels e Arianna Bridi. Ana Marcela Cunha chegou em segundo lugar no feminino e Allan do Carmo foi terceiro no masculino.
* Ana Marcela Cunha no feminino e Allan do Carmo no masculino são vice campeões do Circuito da Copa do Mundo de Águas Abertas da FINA.
* FINA anuncia suspensão de um ano para o atleta Henrique Rodrigues que testou positivo em março num teste surpresa.
* Após se sentir mal durante um treinamento, falece o atleta do Tijuca Tênis Clube, Caio Felipe Ottoni aos 13 anos de idade.
* CBDA cria a Comissão de Arbitragem de Natação reunindo os árbitros FINA do país com Marcelo Falcão indicado o novo presidente.
* Comitê Olímpico Internacional lança ação para atletas olímpicos poderem incluir as letras OLY depois de seus nomes.
* Indicação da CBDA e COB, Viviane Junglbut e Guilherme Costa passam a fazer parte do Projeto Solidariedade Olímpica recebendo suporte do COI até os Jogos de Tóquio 2020.
* Atleta australiana Madeline Groves é absolvida depois de ter perdido três testes anti-doping num período de 12 meses.
* Nadadora masters Nora Ronai é incluída na lista 100 Women da BBC pela sua dedicação e história de superação.
* Thiago Pereira é indicado pela FINA para ser Embaixador dos Jogos Olímpicos da Juventude em outubro de 2018.
* USA Swimming faz o seu Golden Goggle Awards premiando os melhores do ano na natação americana. Caeleb Dressel e Katie Ledecky levaram os prêmios de atletas do ano, Dressel ainda fez a melhor performance do ano nos 100 metros borboleta.

NOVEMBRO

Gremio Nautico Uniao campeao do Campeonato Brasileiro Interclubes de Maratonas Aquaticas na aguas da baia de todos os Santos. 16 de dezembro de 2017, Salvador, BA, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

* Emily Seebohm foi eleita a nadadora do ano na Austrália.
* Círculo Militar de São Paulo é campeão da Copa Brasil de Águas Abertas pela primeira vez na história.
* Grêmio Náutico União é o campeão do Brasileiro de Águas Abertas em Inema, na Bahia.
* Ana Marcela Cunha e Fernando Ponte são os campeões do Circuito Nacional de Águas Abertas.
* Brasileiro Infantil em Porto Alegre, marca o fim das provas 4×50 metros livre misto nos campeonatos nacionais. Focado no programa olímpico, voltam os revezamentos 4×200 metros nado livre em todos certames nacionais.
* Clube Curitibano faz história em Porto Alegre, é o primeiro clube da região sul do país a conquistar um título nacional brasileiro no Troféu Maurício Bekenn.
* Etiene Medeiros é medalha de prata nos 50 costas da Copa do Mundo de Tóquio. O revezamento 4×50 medley misto leva o bronze.
* Competição diferente e inovadora em São Paulo, Troféu FAP que premia os atletas com dinheiro. Dois recordes sul-americanos quebrados por Guilherme Costa da Unisanta, maior estrela do evento nos 800 e 1500 metros nado livre.
* Pinheiros é Octa campeão brasileiro juvenil, maior sequência da história da natação nacional.
* Atletas medalhistas olímpicos são homenageados pela CBDA e Minas Tênis Clube em competição show no Brasileiro Juvenil em Belo Horizonte. Marcus Mattioli, Gustavo Borges e Ricardo Prado são reverenciados pelo público e recebem premiação da CBDA.
* Murilo Setin Sartori bate mais dois recordes brasileiros de categoria e chega a 25 recordes nacionais em toda a sua carreira. É o maior recordista da base na história.
* FINA em reunião do Bureau dá um prazo até 1o de março para a CBDA realizar novas eleições da entidade. O novo estatuto da CBDA é aprovado, mas com um pedido de inclusão de nove items a serem adicionados.
* Ferry Weertman da Holanda e Aurelie Muller da França são indicados pela revista Swimming World como os melhores nadadores de águas abertas do mundo em 2017.
* No Campeonato Brasileiro Masters de Natação, a ABMN elegeu sua diretoria para o triênio 2017-2010 com Helane Magalhães na Presidência.
* Filippo Magnini, capitão da Seleção da Itália, anuncia sua aposentadoria.
* Joanna Maranhão é anunciada no Dança Brasil, reality show do programa da Xuxa na TV Record que estreia em janeiro de 2018.
* Comitê Olímpico dos Estados Unidos anuncia a Atleta do Ano de 2017 é Katie Ledecky.
* No Gala Diner da ANOC, o sul-africano Chad Le Clos é premiado como melhor atleta da África.
* Governador Geraldo Alckmin declara a ABDA, Associação Bauruense de Desportos Aquáticos como de utilidade pública estadual. O projeto ABDA é a maior iniciativa de natação e polo aquático social do país.

DEZEMBRO

Guilherme Costa. Torneio Open de Natacao, Trofeu Julio Delamare, Trofeu Daltely Guimaraes na UNIFA. 09 de Dezembro de 2017, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

* FINA premia os melhores do mundo em 2017, Caeleb Dressel e Sarah Sjoestroem são reconhecidos como os melhores da natação mundial.
* Duas atletas olímpicas do Canadá anunciam aposentadoria: Dominique Bouchard e Chantal van Lan Deghen.
* Ana Marcela Cunha pela quarta vez e seu treinador Fernando Possenti pela terceira são homenageados pela FINA como os melhores das águas abertas em cerimônia em Sanya, na China.
* Na Espanha, jornal esportivo AS premia os dois melhores atletas dos últimos 50 anos, Rafael Nadal no masculino e a nadadora Mireia Belmonte no feminino.
*China campeã pela primeira vez do Mundial Paralímpico de Natação. Brasil faz sua melhor campanha, iguala o quarto lugar, mas quebra recordes em total de medalhas (36) e de vitórias (18). André Brasil foi o maior medalhista da equipe, oito sendo sete de ouro.
* Daniel Dias, ausente pois estava no México disputando o Mundial, é escolhido o Atleta Paralímpico do Ano no prêmio Paralímpicos 2017 do Comitê Paralímpico Brasileiro.
* Na Rússia Yulia Efimova ganha o prêmio de Nadadora do Ano, no masculino dividido entre Evgeny Rylov e Anton Chupkov. Nas águas abertas foi para Evgeny Drattsev. O técnico e pai de Efimova, Andrei Efimov foi escolhido como treinador do ano.
* Revista Swimming World nos Estados Unidos anuncia os melhores do ano da natação mundial: Caeleb Dressel dos Estados Unidos e a sueca Sarah Sjoestroem. Escolha feita junto a um painel de especialistas internacionais de todo mundo.
* Site SwimSwam dos Estados Unidos aponta Ana Marcela Cunha como a melhor nadadora de águas abertas do mundo. Etiene Medeiros e Bruno Fratus são indicados os melhores da América do Sul na natação.
* Phelippe Rodrigues indicado como integrante da Comissão de Atletas da World Para Swimming do Comitê Paralímpico Internacional.
* No Open, piscina da UNIFA, Guilherme Costa da Unisanta quebra o recorde sul-americano dos 1500 metros nado livre pela quarta vez no ano e se torna no primeiro nadador do continente abaixo da barreira dos 15 minutos com 14:59.01.
* Jhennifer Conceição do Pinheiros bate o recorde sul-americano dos 50 metros peito pela segunda vez no ano, agora 30.51.
* Pinheiros é campeão do Open pelo quarto ano consecutivo e leva o ranking brasileiro de clubes pela nona temporada.
* Corinthians é tri campeão do Julio de Lamare, são cinco títulos na competição nos últimos seis anos.
* Argentina Delfina Pignatiello é eleita atleta do ano em seu país recebendo o prêmio Olimpia de Oro.
* Comenda Guararapes para Etiene Medeiros, a mais alta premiação do Governo do Estado de Pernambuco em ação do Governador Paulo Henrique Saraiva Câmara em Recife.
* Jornal Estado de São Paulo em sua anual escolha dos melhores do ano, aponta Etiene Medeiros como o destaque feminino do esporte brasileiro em 2017.
* Grêmio Náutico União é campeão do 1o Campeonato Brasileiro Interclubes de Maratonas Aquáticas em Salvador, na Bahia.
* Poliana Okimoto faz a sua despedida oficial das piscinas no Open. Fica em segundo na prova dos 800 metros nado livre e não passa a final dos 200 livre.
* Dias depois, faz a despedida na Praia de Copacabana, e junto de Ana Marcela Cunha, Fernando Ponte e Allan do Carmo vencem o Desafio Rei e Rainha do Mar. Uma festa emocionante e transmitida ao vivo para todo país.
* Eleições da CBDA são suspensas por decisão da justiça. São aprovadas por unanimidade uma série de mudanças no estatuto da entidade.
* O russo Kliment Kolesnikov depois de passar a temporada toda quebrando recordes mundiais júniors chega ao seu primeiro recorde mundial absoluto 100 costas em piscina curta com 58.90. No júnior, Kolesnikov acumula os recordes de 100 e 200 costas em piscina longa, 50, 100 e 200 costas e 200 livre em piscina curta, é o maior recordista mundial júnior de todos os tempos.
* No Campeonato Europeu de Piscina Curta, Itália vence na pontuação e a Rússia no quadro de medalhas.
* Comitê Olímpico Italiano premia Gregorio Paltrinieri e Federica Pellegrini como atletas do ano e um premiação especial para o Presidente da FINA, o uruguaio Julio Maglione.
* Impensa canadense votou Kylie Masse como a segunda melhor atleta feminina do ano entre todos os esportes.
* Alegando contenção de despesas, o Corinthians anuncia a demissão do treinador Carlos Henrique Matheus, há 13 anos no clube. Paulo Augusto Prado é anunciado como novo Head Coach.
* Brasil conquista o 49o Mundial Militar de Natação na piscina da UNIFA no Rio de Janeiro.
* Katie Ledecky foi escolhida pela Associated Press como Atleta Feminino do Ano. Foi a 8a vez que uma nadadora venceu o prêmio desde 1931.
* Danas Rapsys e Ruta Meilyte são premiados pela Federação de Natação da Lituânia como os melhores nadadores de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here